Como escolher um Boardgame?
Olá pessoal, voltamos mais uma vez com um artigo voltado para o público de entrada, sim, você que está começando agora nesse maravilhoso universo dos boardgames e quer experimentar algo diferente do velho “Banco Imobiliário”...kkkkkkkkkk
Espero que esse artigo possa ajudar você com a escolha de um boardgame que realmente lhe proporcione momentos inesquecíveis.
No final desse artigo irei deixar algumas recomendações dos jogos que considero como ótimas escolhas para iniciantes.
Mas antes, é claro, não esqueçam de seguir nossa página no Instagram, é lá que criamos os melhores conteúdos: Fotos incríveis dos nossos jogos (sério, fazemos sessões fotográficas profissionais com nossos jogos...kkkkkkk), informações sobre um jogo específico, e é claro trocamos uma ideia legal sobre os boardgames. Vou deixar os links aqui em baixo para vocês, acompanharem e darem uma força:

Quem sou eu? Me chamo Gustavo Barbosa Xavier, tenho 23 anos, estudante de direito, entusiasta do hobby desde 2017 (tenho muito a aprender). Moro em Goiânia – GO, e é claro apaixonado pelos boardgames.
Algumas Considerações Iniciais:
- Sou um entusiasta do ramo, com relativo pouco tempo de experiência, portanto nenhum especialista formado ou mesmo um dinossauro dos boardgames...kkkkkkk
- Esse é um artigo inteiramente opinativo, com aspectos subjetivos e individuais de opinião. Portanto totalmente passível de erros, análises e contraposições. E é claro, adoraríamos ouvir sua opinião, deixe nos comentários ou envie uma mensagem sobre o que você concorda ou não concorda.
Introdução
Você está naquela situação na qual seu “banco imobiliário” está em cima do guarda-roupas, empoeirado, e de vez em quando bate aquela nostalgia daquelas partidas super empolgantes de antigamente, mas nas raras ocasiões que pega o jogo para jogar não consegue sentir a mesma coisa?
Você pode realmente ter enjoado do clássico, e talvez o que precisa, é só uma experiência nova com um jogo moderno. Garanto para você que aquele sentimento de empolgação e até outros bem maiores irão desabrochar em você novamente...kkkkkkk
Contudo, por onde começar? Você até sabe o que são esses tais boardgames, mas entre a infinidade de títulos, jogos em inglês, palavras difíceis, quais deles você deve escolher?
Estamos aqui para ajudar você nessa escolha, de forma que consiga lhe proporcionar a melhor experiência possível.
Quem vai jogar?
O primeiro ponto a ser analisado é: quantas pessoas irão participar da jogatina? Ou, quantas possivelmente irão participar? (essa possibilidade é um fator real principalmente em eventos festivos). Com essa informação em mãos, você poderá direcionar sua escolha para os jogos que comportam a quantidade de jogadores desejada.
O que gostam de jogar?
Esse é um ponto um pouquinho mais complicado de ser analisado. Mas é aqui onde você realmente acerta ou erra em relação a quais jogos você irá levar para o grupo ou para você. Abaixo vou fazer algumas relações com os tipos mais comuns de jogadores:
Grupos mais Empolgados e Dinâmicos: Geralmente é aquele grupo de amigos que dificilmente ficaria sentado em torno de uma mesa para jogar algum boardgame. E por mais contraditório que pareça, existem muitos boardgames que se encaixam nesse perfil. Portanto procure jogos que exijam ações físicas e habilidades motoras. Muitos party games como Dungeon Fighter ou alguns abstratos clássicos como o Jenga, carregam essas características.
Grupos mais cômicos: Esse grupo tem como principal característica o prazer pela diversão e comicidade. Portanto não importa quem ganha ou quem perde, mas sim o quanto o grupo sorriu e se divertiu na noite. Caso seu grupo se enquadre nesse tipo. Procure party games com mecânicas simples, porém engraçadas e divertidas. Taco Gato Cabra Queijo e Pizza é um ótimo exemplo do género.
Grupos mais competitivos: Esse grupo é composto por membros realmente competitivos, que adoram ter um vencedor ou perdedor e fazem de tudo no jogo para prejudicar os amigos e garantir sua vitória. Por mais cruel que isso possa parecer, esse grupo carrega aspectos que deixam a jogatina muuuito emocionante e empolgante. Porém deve tomar cuidado para que o excesso de competitividade não estrague a experiência dos envolvidos, afinal, o importante mesmo é todos se divertirem, seja ganhando ou perdendo. Para esses grupos, procurem jogos que acirram as disputas entre os participantes, Ameritrashes em geral e alguns party games e carregam bem essas características, o clássico Munchkin está aí para confirmar.
Grupos mais hardcore: Agora, se seu grupo não se importa de passar horas sentado jogando um jogo, a competitividade é um fator relevante, mas não preponderante, e realmente adora estratégias e coisas mais complexas, priorize jogos realmente mais elaborados e difíceis. Nesse cenário, tanto Ameritrashes mais pesados quanto Eurogames irão proporcionar boas experiências ao grupo.
Esse jogo é difícil?
Bem, aqui temos um problema que certamente tira um monte de bons jogos de foco pela simples insegurança de não saber se irá entender as regras ou como o jogo funciona.
Mas acalmem, eu tenho a solução...kkkkkkkkkkkk
Irei apresentá-la para vocês na forma do maior site de boardgames do mundo. O boardgamegeek. (Descrição logo abaixo e no final do post).
https://boardgamegeek.com/
Para você que não conhece, o boardgamegeek é uma uma plataforma enorme com vários recursos e ferramentas para cobrir tudo que estiver relacionado aos Boardgames.
Nesse artigo irei falar apenas do recurso do nível de dificuldade que eles classificam os jogos.

Na imagem acima, encontra-se parte da página do famoso Monopoly no site (a versão norte americana e original do nosso querido banco imobiliário). Em destaque eu marquei a informação que nos interessa: O nível de dificuldade do jogo de acordo com a BGG (boardgamegeek).
Quase todos os jogos produzidos aqui no Brasil, tem sua versão equivalente americana e seu registro no site. Portanto uma simples pesquisa no google utilizando o nome do jogo e logo a frente utilizando a expressão boardgamegeek, você consegue ter acesso a essa informação tão na página do jogo.
Como observado na imagem acima, o nível de dificuldade varia de 0 a 5. O nosso maravilho monopoly possui apenas 1.65. Nesse cenário recomendo muito aos novos jogadores que escolham jogos que variam do nível 0 a 2.5, no máximo (exceto se seu grupo se enquadre como um grupo mais hardcore, nesse caso pode subir mais o nível de dificuldade até achar o seu nicho).
OBS: Que fique bem claro, que o nível de dificuldade do jogo não está relacionado a diversão que ele propõe, portanto, jogos com níveis de complexidade mais altos podem ser realmente horríveis, bem como jogos mais simples podem ser incríveis.
Por que você não experimenta?
Como última análise, faço uma pergunta. O quanto do seu medo por experimentar algo novo interfere na sua decisão de ter uma nova experiência com os boardgames?
Pareci um pouco incisivo, mas é para soar mais como um apelo...kkkkkkkkkkkk.
“DÊ UMA CHANCE AOS NOVOS BOARDGAMES!!”
Tenho certeza que você viverá novas emoções e novas experiências que poderão melhorar muito a sua qualidade de vida, os seus encontros com os amigos, ou mesmo as suas habilidades sociais.
Caso a dúvida para experimentar um boardgame ainda persista, procure informações em sites, canais no youtube, ou lojas especializadas (a @Blue Dragon Tabuleiria com certeza irá lhe ajudar) que poderão sim lhe ajudar na hora de escolher o melhor jogo para você ou seu grupo.
Conclusão
Finalizo mais esse artigo, deixando para vocês algumas indicações (opinião), dos jogos regionalizados (traduzidos) e de fácil acesso aqui no Brasil, que acredito que possam proporcionar ótimas experiências para vocês:
Jogos com Ações Físicas e Motoras: Dungeon Fighter, Dança dos ovos, Jenga, Rhino Hero, Craz Tower
Partygames simples e Divertidos: Dixit, Taco gato cabra queijo pizza, spyfall, Dobble
Jogos mais competitivos: Coup, Munchkin, Catan, Carcassone
Jogos mais complexos e elaborados: Zumbicide, Terra Mística, Eldrithc Horror, Puerto Rico, Game of Thrones Boardgame.
Caso tenha mais algum jogo para indicar, por favor colocar nos comentários. Algumas coisa que não concorda, por favor no dê sua opinião.
OBS: Também vale críticas e sugestões para melhorar este artigo e os próximos.
E mais uma vez, siga nossa página no Instagram, e acompanhem muito mais sobre os boardgames.
Um abraço,
Gustavo Barbosa Xavier
Fonte Imagens: https://www.freepik.com/free-vector/monochrome-dragon-eye_8084512.htm