Honestidade absoluta
É absolutamente necessária
Para transformarmos nossa noite-desejo
Num dia-aspiração.
Pelo título, você achou que ia encontrar um post relatando a falta de honestidade de usuários e vendedores?
Felizmente, achou errado!
O título é "honestidade no mercado..." e não "falta de..." - é a gente que cria uma expectativa de ver algo ruim quando mencionamos qualidades por vezes frágeis, assim, tão importantes como honestidade, sinceridade, devoção, etc, - humanas - e arrisco dizer que nasceram do Divino aqui na Terra através das nossas vidas.
Nos anos que comprei, vendi e troquei jogos aqui na Ludopedia (e posso recomendar a lista mensal de trocas!), cheguei a fazer uma teoria:
Todos os usuários são honestos.
E teorias são assim mesmo. Você observa a natureza e formula uma explicação lógica que abrange o fenômeno observado até agora. No meu caso, em todos os casos, tive a sorte de experimentar 100% de honestidade (pelo menos percebida) ao lidar com os colegas.
Hoje mesmo eu estava pensando sobre esse tema e ia escrever um tópico. Mas esqueci no meio às tarefas do dia.
Aconteceu que fiz uma compra mais cedo, pela Ludostore, que tem frete mais em conta, pagamento seguro, e costumo usar para comprar e vender (obs: este post não foi patrocinado pela Ludopedia!). Tendo pagamento seguro, eu não teria porque desconfiar.
Agora mesmo recebi uma mensagem do vendedor, da qual cito aqui parte. Acho que ao escrever "...sem recomendações..." ele quis dizer que tinha poucas avaliações de compradores no seu perfil.
"Opa Patanga, tudo bem?
Primeiro de tudo gostaria de agradecer o seu interesse no (jogo X) e a confiança! Sei que não é facil comprar algo de alguem sem recomendações, por isso mesmo queria agradecer!
Amanha já estou mandando o seu jogo e espero que você se divirta muito com ele!
Abs"
Olha que coisa linda. Receber algo assim não faz você se sentir uma pessoa melhor? Você trocaria isso por uma pizza? (Se sua resposta for "sim", então não me conte, para eu dormir feliz)
Aí foi a gota d'agua! Lembrei que queria escrever sobre a honestidade que presencio aqui e essa mensagem foi como um lembrete divino para eu fazer algo que senti que deveria ter feito, mas esqueci.
No ano passado, eu tinha trocado um jogo, mas combinamos uma compensação de uns 100 reais, pois o meu jogo era bem mais valioso no mercado. Meses depois recebi uma mensagem do rapaz com quem troquei pedindo meus dados bancários para depositar o valor, pois ele tinha esquecido e, por algum motivo (talvez ao pegar o jogo do armário para jogar) lembrou que ainda estava pendente esse valor!
O mais perto de não dar certo uma compra/venda foi quando mandei um jogo antes de receber o pagamento (erro meu, de certa forma), mas a pessoa pagou depois, quando pode. Obviamente, ela não quis me enganar - foi só um deslize, que foi resolvido.
Um outro usuário venceu um leilão com um lance bem antecipado, mas, quando o leilão chegou ao fim, ele informou sobre um caso de doença na família próxima que o colocou em situação financeira ruim. Ele explicou a história e pediu humildemente o cancelamento da compra. Perdi a venda, mas fiquei feliz em poder fazer algo tão mínimo da minha parte por ele como não exigir que honrasse um compromisso assumido numa situação diferente da atual e imprevisível, mas que lhe fez uma diferença significativa
Eu sou cabeça-oca, então posso estar esquecendo outros casos legais, mas não consigo lembrar mais nada agora. Mesmo dos casos próximos de problemas, como os que contei, hoje lembro com carinho.
Aproveitando, queria deixar claro que não estou recomendando que deixem de lado as boas práticas do mercado! Como disse Sri Aurobindo, num tom jocoso ao conversar informalmente com seus alunos: "Você não deve enganar ninguém, mas deve saber como a coisa é feita."
O pessoal é muito honesto. As poucas vezes que desconfiei, percebi que o problema mesmo era a minha desconfiança, aliada à falta de comunicação que existe na internet, para causar uma impressão falsa na minha cabeça semioca. (Na minha cabeça, o que não é vazio é bobagem. O vazio é a parte mais útil da minha cabeça, pra falar a verdade).
É mais um post filosófico mesmo, compartilhando a minha experiência positiva e de que tenho visto sim que, apesar das más notícias (que são amplamente divulgadas) fazerem pequenos times pujantes, as boas notícias são um exército de muito maior número, maior qualidade e muito maior durabilidade, com perspectivas de continuarem crescendo.
Ergam-se como leões despertos
Em números insuperáveis;
Sacudam os grilhões à terra como orvalho
Que durante o sono pousou em vocês.
Vocês são muitos, eles são poucos.
-Shelley
O que você quer?
Eu quero honestidade.
Medite na plenitude tudo-abrangente do seu coração.
Medite numa mente estudando na escola-coração.
Sri Chinmoy, Meditate on, Jharna-Kala Card Co., 1995
Publicado originalmente no Leão Jogos