First ^^ /
Boa tarde Gustavo.
Primeiramente gostaria de agradecer por todo o seu trabalho pela comunidade como produtor de conteúdo. Sua companhia presente nessa época de pandemia e distância consegue agregar muito ao hobbye dos jogos de tabuleiro.
Queria dar a dica da formação de um vídeo sobre a "mecânica" de "empréstimos" (que na verdade deve ser um mecanismo, não lembro de ver ele como mecânica no BGG). Empréstimos valorizam muito a habilidade do jogador e o incentiva para jogar e "administrar cada vez jogar melhor". É uma coisa simples, como em jogos como o London Second Edition, Brass, Age of Steam e etc. mas que dão um grande aprofundamento ao jogo e até ajudam a educar a pessoa financeiramente.
Eu escrevi isso porque percebi que é um assunto que preciso me aprofundar mais para poder melhorar como jogador, para jogar melhor e até para ter mais critério na compra de jogos futuros. A própria ação de viajem no tempo do Anacrhrony alguns consideram ser "apenas uma forma diferente de se pegar um empréstimo" (até porque o que você pega você tem de devolver, Vingadores que o digam rsrs).
O empréstimo é um dos segredos do sucesso de Martin Wallace, com jogos muitas vezes elegantes mas muito profundos. Acho empréstimos tão importante quanto o leilão (a diferença é que empréstimos aceleram os jogos e tem um pouco menos de interação e os leilões atrasam os jogos e aumentam a "boa e má interação"). Prefiro leilões de um lance só como em Rising Sun ou como o leilão de começo de turno do five tribes (rápido, coisa que adoro). Agora o leilão escondido da expansão turmoil do terraforming mars para mim foi o melhor já feito (isso porque a alocação de meeples do senado, que é o leilão, foi feito de uma forma que não apenas quem tem mais dinheiro vai ganhar, o que foi brilhante.
Você como tem como alguns de seus jogos preferidos os que possuem empréstimos (Anachrony, Brass e etc.) acho que iria fazer um bom conteúdo sobre esse tema. Além disso, há um autor nacional que criou um jogo com esse mecanismo de empréstimos. É o autor do jogo Rio 1808, o Butilheiro. Como o butilheiro além de criar seu jogo com esse mecanismo tem como seu top 01 Anachrony e ainda dentro do top 05 o London Second Edition (também com empréstimos) acho que é a principal pessoa que poderia ceder uma entrevista sobre esse mecanismo.
Se puder me adiantar uma palhinha de quais com empréstimo você mais gosta eu agradeceria rsrs.
Novamente parabéns pelo conteúdo!