




















RADIO PADDOCK
Que corrida M-A-L-U-C-A! Desta vez o tempo foi o grande causador do espetáculo e culminou por agregar uma dose extra de emoção do início ao fim da prova. Começamos com CHUVA mas a previsão era SOL (sem sabermos se passaria pela GAROA).
O problema é que ele mudaria em intervalos de tempo muito pequeno, daríamos poucas voltas com os pneus novos e fazer pit stops seguidos era praticamente dar ADEUS as chances de vitória uma vez que os ROBÔS não sofrem penalidade de pneu errado sob certas circunstâncias.
Quando chegou a hora de comprar uma carta de tempo para saber se ele mudaria de GAROA para SOL foi um completo D-E-S-E-S-P-E-R-O! [ahuahauhahu]. Ninguém conseguiu consultar a carta para saber antecipadamente o que iria aparecer. Todos TORCERAM OS DEDOS para que o tempo permanecesse em GAROA... compramos a carta, flipamos e... o desgraçado mudou para SOL! Era tudo o que NÃO QUERÍAMOS. Só que estávamos esquecendo de um pequeno-grande detalhe: No RACE!, quando o tempo muda de SOL para CHUVA ou vice-versa, TODOS OS ROBÔS tem que fazer pit stop. Foi uma respiro de alívio que vocês não tem noção, pois se isso não ocorresse fatalmente perderíamos a corrida.
Então foi tal de neguinho esfregar as mãos, começar a olhar as cartas, olhar os recursos e já começar a fazer novas estratégias já que a corrida agora estava em nossas mãos.
ALESI (Alcides) começou a prova de uma forma totalmente ignorante, seu carro estava em outro planeta, o cara me larga na pole e ainda move 5 seções logo na largada, um completo absurdo.
Conseguiu bater SENNA com BANGING WHEELS numa curva sofrendo -2 de penalidade... Conseguiu dar um "X" no MANSELL na curva PERALTADA jogando um +6 com ícone de "-1 de ultrapassagem", o cara estava simplesmente INSANO!
Seu carro estava tão (tão, tão) bom que DICK VIGARISTA e MUTLEY SENNA e MANSELL tiveram que "combinar esforços" para freá-lo perto do fim da corrida com bandeiras amarelas e retardando a freada de diversos ROBÔS de modo que eles terminassem seus movimentos numa curva. O "plano" funcionou e ALESI ficou uns 3 turnos preso atrás de um pesado tráfego, permitindo que SENNA se aproximasse rapidamente. Se isso tivesse falhado, fatalmente ALESI teria vencido a prova pois teria pista limpa a frente durante uma dezena de voltas.
SENNA (eu) estava planejando largar com HAZARD uma vez que sua mão permitia isso, mas a CHUVA frustrou seus planos. Então ele mudou para BANGING WHEELS para tentar passar ALESI logo na primeira curva, no entanto este simplesmente "decolou" na largada deixando SENNA para trás. Sem ninguém para duelar nas curvas, a estratégia de SENNA minguou durante o primeiro stint. Seu carro até que rendeu bem durante a segunda parte mas rendeu melhor mesmo no último stint, quando sua HABILIDADE começou a fazer toda a diferença. A skill "LAPPING" lhe permitia negociar melhor as ultrapassagens em retardatários. SENNA venceu a corrida graças a esta habilidade, que lhe permitiu "ignorar" 6 retardatários nas últimas voltas da corrida. LAPPING é uma Skill que se mostra eficaz apenas em alguns circuitos específicos, normalmente pistas curtas e com grandes seções de curvas em sequência. A pista da CIDADE DO MÉXICO se mostrou perfeita para ela.
MANSELL (Leandro) fez uma prova apática, ficando em 3o lugar quase toda a corrida. Seu carro não rendeu bem para brigar pela ponta ou sequer contra SENNA, mas foi o suficiente para bater os SUPERFASTS e também NELSON PIQUET, que devido a ausência de nosso amigo MARCOS teve que se comportar como um SUPERFAST. Ele teria obtido uma ótima posição (até vencido a corrida) se o tempo não tivesse forçado todos os ROBÔS a fazer 2 pit stops e também se ele não tivesse escapado da pista ao ser forçado a atrasar a freada (véio, ele falhou contra 80!).
O que ainda continua nos fascinando neste jogo é a incrível capacidade que ele tem de oferecer desafios diferentes em PISTAS DIFERENTES, algo que quase não se vê em jogos de corrida deste tipo, onde as pistas são muito parecidas, os desafios são semelhantes e estratégias aplicadas num circuito funcionam para outro (guardadas as devidas proporções). Isso não funciona no RACE!, a quantidade de variáveis é um absurdo.
A coisa é tão preocupante que temos que perder alguns minutos antes de cada corrida apenas para ESTUDAR A PISTA (seu tamanho, a dificuldade do seu traçado, a penalidade nas curvas e o quadro de turnos), tudo para poder escolher a HABILIDADE CERTA para aquele circuito (a ESTRATÉGIA depende de outros fatores como posição de largada e mão de cartas). Para "piorar", a MUDANÇA DE TEMPO acrescenta um elemento imponderável que torna todo o planejamento ainda mais difícil.
E que venha PAUL RICARD!