Está melhorando, mas o estereótipo dos jogos de tabuleiro como “coisa de nerd”, por sua vez muito masculinizado, onde as raras meninas são igualmente estigmatizadas, ainda persiste. Três cientistas, mulheres e jogadoras discutem o assunto e suas implicações na abordagem de jogos em ambiente educacional.
* Cynthia Dias, professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz, doutora em Design pela PUC-Rio;
* Daniella Rosito Michelena Munhoz é PhD em Design de Sistemas de Informação [PPGDesign/UFPR], com pesquisa em Design de Sistemas de Jogos. Professora e pesquisadora da UFPR Universidade Federal do Paraná pelo LabDSI Laboratório de Design de Sistemas de Informação. Integrante do grupos de pesquisa INTERLUDICO [UFPR]. Tem experiência na área audiovisual, animação, fotografia e design com ênfase no design de jogos.
* Taís Silva Pereira é doutora em Filosofia e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, atuando no ensino médio e superior. Coordenadora do projeto de extensão “A filosofia na construção de jogos” e do projeto de pesquisa, com apoio do CNPq, “Jogos filosóficos: abordagens didáticas conceituais para o ensino de filosofia”. Tem experiência na área de Filosofia Política, Ensino de Filosofia e Elaboração e avaliação de produtos educacionais.
A SPIEL.digital é a versão online da Internationale Spieltage SPIEL ou "SPIEL Messe" que acontece anualmente em Essen, na Alemanha. Durante os 4 dias de evento são lançados centenas de novos jogos para crianças, famílias e jogadores experientes todos os anos.
A feira também tem conteúdos sobre Jogos e Educação e em 2020 temos vários professores e pesquisadores brasileiros falando sobre o tema! Assista aos demais conteúdos educativos!
O Pavilhão Brasileiro (Brazilian Pavilion) é o local dos brasileiros na feira e um dos canais oficiais de conteúdos do evento.