Olá, pessoal! Colonoscopia!
Excelente podcast, vcs não têm q demitir o Bruno, pelo contrário, tem q dar um aumento pra ele! Qdo o tema é mais solto à interpretação assim acho q sempre rende um papo legal.
Sobre o tema de hj o Pedro, por exemplo, pensou em jogos com feeling parecidos, mas com coisas diferentes entre si. Já eu, assim q li o tema, pensei o exato oposto: jogos com coisas parecidas, porém com feeling diferente.
A primeira comparação q me veio foi Tzolkin e Teotihuacan. Eles têm bastante coisa em comum, passando pelo designer, as trilhas, os recursos e a proximidade dos temas. Porém o feeling deles é bem diferente. Enquanto um é uma alocação de trabalhadores que se torna "brain-burning" pela questão do timing do jogo, o outro é um rondel simples, com um "feels good" do engine building.
Outra comparação que me vem à cabeça é The Gallerist e Lisboa. Esse nem vou discorrer muito, pois já escrevi as (muitas) semelhanças em um item de uma lista aqui na ludopedia, mas não há como negar que a jogabilidade deles é bem diferente.
E por último, também me veio à mente GWT e Maracaibo, que foram citados por vcs no final do episódio, onde apesar da estrutura de turno ser quase idêntica, o modo de jogar e as estratégias são completamente diferentes.
É tanto jogo e tantos "caminhos" a seguir no tema q acho inclusive acho q ele merece uma parte 2 futuramente!