Nas últimas semanas, algumas mães e pais pediram dicas de jogos para o presente do Dia das Crianças, de forma muito convincente tentei lembrar que mais importante do que o jogo e a relação que ele promove, principalmente as memórias que são oportunizadas a partir das experiências.
Contudo, em suas falas, percebi o desafio na escolha do jogo, seja por conta das questões midiáticas em que as crianças estão expostas, pelos custos e a crise atual ou ainda pela perceptível dificuldade em saber os desejos do “padawan”.
Como a Psicopedagogia proporciona conhecer o jogo como um instrumento, é preciso também se sentar na cadeira dos cuidadores da criança e olhar como estão possibilitando momentos com aquele pequeno aprendente.
Quando um cuidador, seja o pai, mãe, avós ou tios, senta-se no chão e se permite sentir a sensação de que a criança se encontra ao jogar, ele emerge uma vivência que será guardada para a vida. Por isso, é importante lembrar que “o que importa é o processo em si de brincar que a criança se impõe” (KISHIMOTO, 2011, p.28).
Por isso, mas importante do que o jogo em si é a experiência que ele oportunizará, a escolha do jogo deve refletir as possibilidades e oportunidades que se quer oferecer para as crianças.
Na escolha do jogo deve-se levar em consideração a idade da criança, a prioridade e relevância do processo de brincar, a contextualização no tempo e no espaço e o significado que a criança dá para o jogo.
Garon (1998) criadora do sistema ESAR, menciona que eu adulto escolhe um jogo a partir das etapas de desenvolvimento da criança, buscando auxílio de dimensões no âmbito funcional, social, verbal e afetivo.
O acrônimo ESAR resume a classificação da autora no uso dos termos:
- Regras simples ou complexas
Esse sistema pode contribuir na escolha dos jogos ao direcionar o que se quer oferecer às crianças.
Os descritores do Sistema
ESAR envolvem a classificação e análise de materiais lúdicos e estão organizados em: atividades lúdicas, condutas cognitivas, habilidades funcionais, atividades sociais e habilidades de linguagem.
Segundo o sistema, se você deseja oferecer as crianças
atividades lúdicas, oferte jogos de exercício com ênfase no desenvolvimento sensorial; opte também por jogos simbólicos que exploram o faz de conta, os papeis e suas representações; uma boa opção são os jogos de acoplagem, com montagem, construção e ordenação; os jogos de regras simples, como os clássicos loto e dominó e até jogos de destreza; e jogos de regras complexas com vocabulário e representação complexa.
Jogos com atividades lúdicas
Jogo de regras complexas –
Concept Kids –
Galápagos Jogos
Se os jogos que você procura precisam possibilitar
condutas cognitivas, escolha jogos que se direcionem para a conduta sensório motora, como repetição, reconhecimento e generalização sensório-motora; pode-se também optar pela ênfase na conduta simbólica, em que os jogos envolvem evocação simbólica e ligação imagem-palavra.
Já na conduta intuitiva, a opção fica nos jogos de triagem, emparelhamento, diferenciação de cores, dimensões, formas, texturas, temporal, espacial, associação de ideias e raciocínio intuitivo. Na conduta operatória concreta, os jogos apresentam sistemas de classificação, seriação, correspondência, relação imagem-palavra, numeração, operação numérica, conservação de quantidades físicas etc.
Já a conduta operatório formal proporciona jogos que se direcionam ao estímulo ao raciocínio hipotético, dedutivo, indutivo, combinado, sistema/representações complexas.
Jogos para desenvolver condutas cognitivas
Para proporcionar o alcance das
habilidades funcionais dos pequenos, busque jogos que envolvam: a exploração da percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa, referenciação visual e auditiva, preensão, deslocamento e movimento dinâmico no espaço; para jogos que evoquem a imitação, reprodução de ações, objetos, acontecimentos, papéis, modelos, palavras-sons, aplicação de regras, atenção visual e auditiva, discriminação visual, auditiva, tátil, gustativa e olfativa, coordenação olho-mão e olho-pé, orientação e organização espaço-temporal.
Nos jogos de desempenho, busque opções que estimulem acuidade visual e auditiva, destreza, leveza, agilidade, resistência, força, rapidez, precisam, paciência, concentração, e memória lógica; já os jogos de criação,enfatizam a criatividade de expressão, produtiva e inventiva.
Jogos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades funcionais
Exploração – Kit Construa Seu Vulcão – Kidz Labs 4M
Se você quer jogos que explorem o âmbito das
atividades sociais, opte por atividades individuais, em que a criança possa brincar de forma solitária e paralela; jogos que possibilitem a participação coletiva em atividades associativas, competitivas e cooperativas; e você também pode buscar fortalecer a participação variável quando se tem várias crianças em casa, combinando tipos de atividades individuais e coletivas.
Jogo que auxiliam no desenvolvimento das atividades sociais
Atividade individual –
Katamino – Gigamic
Algumas crianças têm apresentado algumas dificuldades nas habilidades de linguagem, se esse for o caso da sua criança, direcione a escolha para habilidades de linguagem, optando por jogos que realcem a linguagem receptiva oral, linguagem produtiva oral, linguagem receptiva escrita e linguagem produtiva escrita.
Jogos para estímulo das habilidades de linguagem
Sobre as condutas afetivas, os jogos devem gerar confiança, autonomia, iniciativa, trabalho (explorando a curiosidade intelectual, reconhecimento social e identificação extra-familiar) e identidade.
Jogos para alcance das condutas afetivas
Confiança –
Jogo Embolada –
Toyster
Qual desses você achou mais interessante? Me conta!
Priscila de Sousa Barbosa Castelo Branco (Instagram
Constructo Aprendizagem)
Pedagoga.
Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação.
Especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Neuroeducação, Gestão Educacional e Atendimento Educacional Especializado.
Vice coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo Maranhão. Psicopedagoga Clínica. Professora Universitária.