Eu uso o termo lukitar como "quitar" e cai fora do meio
Eu entrei nesse hobby em principalmente pela necessidade de socializar. E me apaixonei pela mídia por todas as possibilidades narrativas, e variedades dentro dos jogos de tabuleiro.
Infelizmente os jogos de tabuleiro não estão me dando a socialização ao qual eu investi nela, olhando nos últimos meses, tive mais saídas pra bar provenientes de um grupo de whatsapp, do que pra jogar reunir pra jogar jogos (tem mês que eu sequer jogo). E isso é muito significativo uma vez que eu tenho uma dificuldade imensa de socialização.
Hoje mantenho a coleção pelo prazer de colecionar, achei o jogo bonito e tenho dinheiro, compro, porque se eu for comprar e deixar de comprar por ver mesa, estarei apenas me frustando.
Pessoal fala que jogo parado não tá cumprindo função, e falam que a função dos jogos de tabuleiro é socialização, mas eu vejo que a grande maioria das pessoas socializam de outras formas que não o jogo, o pessoal dos jogos é um nicho, e me questiono se realmente o foco do jogo é o jogo em si ao invés da socialização, vide que muitos jogos hoje tem modo solo.
Uma coisa falada no programa, quando falaram de Marie kondo pegar e sentir o sentimento, eu não tenho problema de desfazer de um jogo se ele perder sentido, dei de graça o Bandido pra uma amiga porque não me fazia mais sentido, mas tenho uma penca de jogo que eu não joguei ainda então nem sei se ele tem ou deixa de ter sentido pra mim, e o ruim que por conta que tá sendo muito difícil eu criar amigos pra jogar jogos, vai demorar até eu conseguir joga-lo, se conseguir.