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  3. Dados e a Probabilidade: uma análise provavelmente ruim

Dados e a Probabilidade: uma análise provavelmente ruim

  • avatar
    BiscoitoLK17/09/20 20:00
    avatar
    BiscoitoLK
    17/09/20 20:00
    29 mensagens MD

    A polêmica do dia será uma das mecânicas mais antigas já registradas. A divisora de opiniões, desvalorizadas por muitos e amada pelos que estão certos, a famigerada rolagem de dados. Para alguns que usam crocs e fazem piadas de pavê ou pacumê é vulgarmente chamada de “rolada de dados”.
     
    Existem registros dessa mecânica datados por volta de 2.000 a.C.  na Ásia. Os primeiros vestígios encontrados foram na Índia nas regiões de Kalibangan, Lotal e Ropar, nessa época os dados eram construídos com partes de animais, pedras, madeira, etc. Os primitivos não eram necessariamente semelhantes aos hexaedros mais conhecidos, poderiam ser objetos com 2 faces distintas que eram suficientes para despertar o espírito esportivo que todo humano possui. Um dos primeiros registros do jogo de dados é utilizando diversos objetos de 2 faces distintas que eram jogados e os participantes ficavam na expectativa de deixar certo lado para baixo ou para cima. Você pode ver isso aplicado em Senet, tem artigo aqui! 


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8be66_r9g4ob.jpg

     
    Atualmente os poliedros mais famosos são os D4, dado com 4 faces em forma piramidal, D6 os mais comuns, D8 com oito faces, D10 com 10 faces e suas variantes como os D100 e D200, D12 com 12 faces e o maioral D20 com 20 faces. Esses dados foram muito popularizados nas últimas décadas pelos famosos RPGs (Role-playing game ou no nosso Brasilzão "jogo de interpretação de papéis"). Mas porque tantos dados distintos?
     
    A utilização de mais de 1 dado ou dados com diferentes faces são para alterar a probabilidade de o jogador ter sucesso ou falha em determinada ocasião. Por exemplo, cada face dos dados tem a seguinte probabilidade de serem "acertados":
     
    • D4 - 25% por cada face;
    • D6 - 16,67% por cada face;
    • D8 - 12,5% por cada face;
    • D10 - 10% por cada face;
    • D12 - 8,33% por cada face;
    • D20 - 5% por cada face;
    • D100 - 1% por cada face;
    • D200 - 0,5% por cada face.

     
    Sendo assim temos inúmeras combinações para controlar as chances de acertos em um jogo. Dessa forma se desejarmos acertar os números de 1 a 3 em um dado a probabilidade de acerto depende do dado utilizado, em um D4 a chance é de 75% já em um D20 a chance é de 15%. E esse é um dos motivos do jogo de dados ser até hoje uma das mecânicas mais utilizadas.


    https://lh5.googleusercontent.com/mc8tXWcdLcKfNH53FvIqYjlrJ4N0W4B66IDzKHbxrdv8n4D4Zj3UBiCSTIyO2-v0Qht735a911PXmKdiUw_oKzuCzaPeFv6n_cDUyjVBqBue7Uc5GQltuZFIG7O5yT-nQWTvXy5S

     
    E qual o seu papel nos jogos de tabuleiros modernos?
     
    Atualmente é uma das mecânicas que traz mais divisão nas opiniões dos jogadores, principalmente no Brasil, onde os Euro Games são bastante aceitos. Normalmente esses jogadores não gostam dos dados porque trazem uma dose excessiva de sorte para o jogo, como em Zombicide, Dice forge, jogos de masmorras, o tão amado War, entre outros. Entretanto, alguns autores têm criado mecânicas utilizando dados e minimizando o fator sorte nos jogos. Nesse perfil temos o Euphoria, Pulsar 2849, Lorenzo il Magnifico e Marco Polo, jogos muito conhecidos, onde os dados são utilizados como trabalhadores. Dessa forma a rolagem tem seu lugar no jogo, mas não é determinante para o funcionamento do BG, os participantes terão um acréscimo ou decréscimo de penalidades, mas não limita a jogabilidade.
     
    Normalmente os jogos de entrada possuem as mecânicas de sorte, como em Catan, Camel Up, Quarriors! e Futboard, e por isso vemos essa divisão de opiniões e sucesso de jogos com dados. Os dados estão intimamente relacionados com jogos descontraídos e despretensiosos que são excelentes para jogar com os amigos e até mesmo tomando uma cerveja, pois eles proporcionam momentos únicos de sorte ou azar de determinado jogador. 


    Particularmente sou um defensor dos dados nos jogos, tanto em euros tanto quanto nos Ameritrashs “raiz”. Nos euros gosto muito do teor tático que ele proporciona ao jogo, pois você deve adaptar sua “jogada perfeita” para a condição que os dados se apresenta no momento ou se preparar de tal forma que os números dos dados não irá lhe atrapalhar. Normalmente todos os euros tem formas de minimizar o fato de ter rolado um dado ruim na rodada, por exemplo, em Lorenzo il Magnifico há um token que é praticamente exclusivo para aumentar o número do dado, ou seja, você pode gerir tão bem seus recursos que quando for necessário um dado 6 você não dependerá da rolagem. Em Pulsar 2849 há uma mecânica um pouco diferente para compensar os valores dos dados, além dos marcadores para alterar o número do dado, ele utiliza de uma regra de compensar quem escolhe dados menores e punir quem escolhe dados maiores. Isso traz um nível de complexidade muito maior para o jogo e auto balanceia essa questão do valor dos dados.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2169a_r9g4ob.jpg



    Contudo, isso quer dizer que se um jogo não se utiliza desses recursos ele é um jogo ruim? Com toda a certeza Não! Porque existem diversos tipos de jogadores, gostos e momentos da vida. Então todo jogo tem seu lugar nesse mundo. Não desvalorizemos um jogo que não está no nosso gosto, simplesmente vamos aceitar as diferenças e apoiar o hobby a crescer cada vez mais e mais. Por exemplo, um jogo que não sai da minha coleção é o Camel up, um jogo de corrida de camelos que basicamente é aposta e rolagem de dados, nada mais e nada menos que sorte em sua pureza reinante. Tá também tem estatísticas, mas poucos jogam ele dessa forma (risadas). Aqui na Lost Token temos o Poney azarado, que pelo nome já se entende como ele se relaciona bem com os dados. Independente disso, adoramos jogatinas com ameritrash, parties, familiares, etc. Esses tipos de jogos tem um fenômeno que amo muito que é a apreensão pré rolagem de dados, muitas vezes estão 7 seres humanos em volto de uma mesa esperando que um cara role 5 ou 6, para dispensar Lord Cthulhu para outra dimensão. A frustração ou alegria desse momento são incomparáveis.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f47e7_r9g4ob.jpg



    Mas independente do seu perfil e experiência com os Board Games, não subestime os dados, sempre haverá um jogo com dado para te conquistar! Então, Let's Roll?


    E aí? Curtiu essa analise? Deixa seu comentário.

    Até a próxima, um abraço!

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    Comentários:

  • Brunochenko
    326 mensagens MD
    avatar
    Brunochenko17/09/20 20:13
    Brunochenko » 17/09/20 20:13

    Pra mim, a principal diferença é ter input de dados ou output de dados.
     
    Input te fornece a dimensão tática de adaptação. 
    Output só te deixa a mercê da probabilidade, gerando frustração. 

    6
  • RodrigoFC
    161 mensagens MD
    avatar
    RodrigoFC17/09/20 20:28
    RodrigoFC » 17/09/20 20:28

    "desvalorizadas por muitos e amada pelos que estão certos" kkkk

    5
  • arthurtakel
    1906 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel17/09/20 20:43
    arthurtakel » 17/09/20 20:43

    Sejamos sinceros, quando você faz uma coisa simples como atravessar a rua muitas coisas podem ocorrer. Você pode ser atingido por algo, ser atropelado, não conseguir atravessar, ser parado por alguém, etc. 
    A realidade tática da nossa vida tem sorte. Por mais que você seja um matemático brilhante ainda assim não consegue prever todas as variáveis e circunstâncias que podem lhe acontece simplesmente por ir ao mercado comprar comida. 
    Por mais genial que você for nos negócios ainda assim está a mercê de fatos alheios a sua vontade no mercado financeiro. 
    A sorte é presente em todos os aspectos da vida, da sociedade e da natureza. Deixar um jogo sem aleatoriedade alguma é cometer um crime contra a imersão de um jogo. 
    Respeito a todos que gostam de jogos "sem sorte" porque tem alguns que eu mesmo gosto mas parece que a alma do jogo fica quebrada por melhor que ele seja.
    Em combate muitas coisas podem ocorrer, a sua arma pode engasgar, a cápsula do revólver pode não disparar, ou, você simplesmente pode errar o alvo. Então, como emular essas variáveis reais da vida? A resposta é com o lançar de dados. 
    Uma mecânica que traga algo para mitigar a sorte com base em uma decisão, ou, estratégia sua ainda é o melhor e mais imersivo sistema para tabuleiro. 
    Os jogos mais engraçados e mais familiares todos tem sorte envolvida. 
    A surpresa faz parte da vida e a sua resposta e adaptação a uma rolagem ruim de dados é o que mostra o seu caráter e o quanto você é bom em um jogo. 
    Assim, a sorte nos jogos não pode ser tirada sob pena de ficar uma mecânica muito artificial sem reflexo nenhum na realidade, ou, mesmo na ficção o que prejudica o tema e a imersão. 
    A surpresa e a adaptação fazem parte da vida e isso é o que dá sabor para o cotidiano. 
    Lembra do filme matrix onde o agente Smith relata que a primeira matrix era um lugar sem surpresas, sem sofrimento e sem aleatóriedade? O resultado foi um fracasso, gerando marasmo, tédio e suicídios em massa. 
    Temos que aprender com a matrix e trazer emoção as coisas. Para isso a mecânica de dados é fantástica. 
    Um jogo sem alguma sorte se transforma em uma planilha de Excel, ou, conta de 2 + 2 = 4.
    Salvo raras exceções.
    Finalizo com um exemplo. Jogador profissional de futebol a única coisa que faz é jogar e treinar futebol. Faz isso praticamente todos o dias. Em termos de jogo seria um personagem forte e evoluído. Mas quando vai para a partida a maioria dos chutes erra do gol. É a aleatoriedade em ação. Se fosse em um jogo de tabuleiro e houvesse tantos chutes fracassados assim, como seria? Culpa dos dados?
    Aprender a cair e levantar e a lidar com a frustração faz parte da vida e do jogo. 

    22
  • tpcordeiro
    1748 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro18/09/20 01:40
    tpcordeiro » 18/09/20 01:40

    Existe D200??

    3
  • BiscoitoLK
    29 mensagens MD
    avatar
    BiscoitoLK18/09/20 07:53
    BiscoitoLK » 18/09/20 07:53

    Brunochenko::Pra mim, a principal diferença é ter input de dados ou output de dados.
     
    Input te fornece a dimensão tática de adaptação. 
    Output só te deixa a mercê da probabilidade, gerando frustração. 

    Boa ponderação, é o que eu tento esclarecer no texto. Que os 2 formas são legais de utilizar em jogos de tabuleiro, mas cada um tem a preferência.
    E nem sempre é frustração, muitas vezes é alegria em cima de alegria hehejeh

    0
  • BiscoitoLK
    29 mensagens MD
    avatar
    BiscoitoLK18/09/20 07:54
    BiscoitoLK » 18/09/20 07:54

    RodrigoFC::"desvalorizadas por muitos e amada pelos que estão certos" kkkk

    Hahahaha aquela polémica gostosa para gerar discussão. ::)

    1
  • BiscoitoLK
    29 mensagens MD
    avatar
    BiscoitoLK18/09/20 07:57
    BiscoitoLK » 18/09/20 07:57

    arthurtakel::Sejamos sinceros, quando você faz uma coisa simples como atravessar a rua muitas coisas podem ocorrer. Você pode ser atingido por algo, ser atropelado, não conseguir atravessar, ser parado por alguém, etc. 
    A realidade tática da nossa vida tem sorte. Por mais que você seja um matemático brilhante ainda assim não consegue prever todas as variáveis e circunstâncias que podem lhe acontece simplesmente por ir ao mercado comprar comida. 
    Por mais genial que você for nos negócios ainda assim está a mercê de fatos alheios a sua vontade no mercado financeiro. 
    A sorte é presente em todos os aspectos da vida, da sociedade e da natureza. Deixar um jogo sem aleatoriedade alguma é cometer um crime contra a imersão de um jogo, creio até ser anti temático. 
    Respeito a todos que gostam de jogos "sem sorte" porque tem alguns que eu mesmo gosto mas parece que a alma do jogo fica quebrada por melhor que ele seja.
    Em combate muitas coisas podem ocorrer, a sua arma pode engasgar, a cápsula do revólver pode não disparar, ou, você simplesmente pode errar o alvo. Então, como emular essas variáveis reais da vida? A resposta é com o lançar de dados. 
    Uma mecânica que traga algo para mitigar a sorte com base em uma decisão, ou, estratégia sua ainda é o melhor e mais imersivo sistema para tabuleiro. 
    Os jogos mais engraçados e mais familiares todos tem sorte envolvida. 
    A surpresa faz parte da vida e a sua resposta e adaptação a uma rolagem ruim de dados é o que mostra o seu caráter e o quanto você é bom em um jogo. 
    Assim, a sorte nos jogos não pode ser tirada sob pena de ficar uma mecânica muito artificial sem reflexo nenhum na realidade, ou, mesmo na ficção o que prejudica o tema e a imersão. 
    A surpresa e a adaptação fazem parte da vida e isso é o que dá sabor para o cotidiano. 
    Lembra do filme matrix onde o agente Smith relata que a primeira matrix era um lugar sem surpresas, sem sofrimento e sem aleatóriedade? O resultado foi um fracasso, gerando marasmo, tédio e suicídios em massa. 
    Temos que aprender com a matrix e trazer emoção as coisas. Para isso a mecânica de dados é fantástica. 
    Um jogo sem alguma sorte se transforma em uma planilha de Excel, ou, conta de 2 + 2 = 4.
    Salvo raras exceções.
    Finalizo com um exemplo. Jogador profissional de futebol a única coisa que faz é jogar e treinar futebol. Faz isso praticamente todos o dias. Em termos de jogo seria um personagem forte e evoluído. Mas quando vai para a partida a maioria dos chutes erra do gol. É como se jogasse um dado de 10 faces com dificuldade de tirar 7 ou mais. 

    Aqui tem uma análise boa. Tem nem o que acrescentar! 
    Que o Deus da rolagem de dados te abençoe!
    Hahahaha

    1
  • BiscoitoLK
    29 mensagens MD
    avatar
    BiscoitoLK18/09/20 07:59
    BiscoitoLK » 18/09/20 07:59

    tpcordeiro::Existe D200??

    Olha para você vê como não passa um detalhe aqui... Acho q físico não... talvez algum maluco tenha criado, porém simulados em plataformas digitais, existe sim!
    Boa observação

    0
  • PedroMVM
    726 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM18/09/20 08:23
    PedroMVM » 18/09/20 08:23

    D6 de terracota encontrado na Índia

    3
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Dados e a Probabilidade: uma análise provavelmente ruim
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