Sejamos sinceros, quando você faz uma coisa simples como atravessar a rua muitas coisas podem ocorrer. Você pode ser atingido por algo, ser atropelado, não conseguir atravessar, ser parado por alguém, etc.
A realidade tática da nossa vida tem sorte. Por mais que você seja um matemático brilhante ainda assim não consegue prever todas as variáveis e circunstâncias que podem lhe acontece simplesmente por ir ao mercado comprar comida.
Por mais genial que você for nos negócios ainda assim está a mercê de fatos alheios a sua vontade no mercado financeiro.
A sorte é presente em todos os aspectos da vida, da sociedade e da natureza. Deixar um jogo sem aleatoriedade alguma é cometer um crime contra a imersão de um jogo.
Respeito a todos que gostam de jogos "sem sorte" porque tem alguns que eu mesmo gosto mas parece que a alma do jogo fica quebrada por melhor que ele seja.
Em combate muitas coisas podem ocorrer, a sua arma pode engasgar, a cápsula do revólver pode não disparar, ou, você simplesmente pode errar o alvo. Então, como emular essas variáveis reais da vida? A resposta é com o lançar de dados.
Uma mecânica que traga algo para mitigar a sorte com base em uma decisão, ou, estratégia sua ainda é o melhor e mais imersivo sistema para tabuleiro.
Os jogos mais engraçados e mais familiares todos tem sorte envolvida.
A surpresa faz parte da vida e a sua resposta e adaptação a uma rolagem ruim de dados é o que mostra o seu caráter e o quanto você é bom em um jogo.
Assim, a sorte nos jogos não pode ser tirada sob pena de ficar uma mecânica muito artificial sem reflexo nenhum na realidade, ou, mesmo na ficção o que prejudica o tema e a imersão.
A surpresa e a adaptação fazem parte da vida e isso é o que dá sabor para o cotidiano.
Lembra do filme matrix onde o agente Smith relata que a primeira matrix era um lugar sem surpresas, sem sofrimento e sem aleatóriedade? O resultado foi um fracasso, gerando marasmo, tédio e suicídios em massa.
Temos que aprender com a matrix e trazer emoção as coisas. Para isso a mecânica de dados é fantástica.
Um jogo sem alguma sorte se transforma em uma planilha de Excel, ou, conta de 2 + 2 = 4.
Salvo raras exceções.
Finalizo com um exemplo. Jogador profissional de futebol a única coisa que faz é jogar e treinar futebol. Faz isso praticamente todos o dias. Em termos de jogo seria um personagem forte e evoluído. Mas quando vai para a partida a maioria dos chutes erra do gol. É a aleatoriedade em ação. Se fosse em um jogo de tabuleiro e houvesse tantos chutes fracassados assim, como seria? Culpa dos dados?
Aprender a cair e levantar e a lidar com a frustração faz parte da vida e do jogo.