tuliobarros::Primeiramente, parabéns, Gustavo, por trazer essas sumidades para falar sobre esse tema. Longe de mim querer discordar com eles, mas espero trazer meus dois centavos de contribuição.
Vocês falaram de:
- Abstratos
- Party Games (Jogos Festivos)
- Family Games (Jogos Familiares)
- Ameritrashes (colocando um viés que seriam jogos temáticos - que eu, particularmente concordo, todavia, em parte)
- Eurogames (colocando um viés que seriam jogos estratégicos - que eu, particularmente concordo, todavia, em parte)
- War Games
E introduziram uma ideia de colecionável competitivo.
Eu senti falta de trabalharem no tema de
- Jogos Infantis - acredito que tem coisa para falar aqui, especialmente porque hoje temos Carcassonne Jr., Catan Jr...
- Jogos Customizáveis
- Jogos Estratégicos
- Jogos Temáticos
Será que poderíamos contar com uma segunda parte?
Particularmente eu prefiro diferenciar ameri e euro como um conjunto de ênfases, enquanto que o primeiro enfatiza a narrativa da história, o inesperado, podendo inclusive criar exceções para que a experiência seja mais aderente à narrativa; o segundo prefere construir uma máquina bem ajustada que pretende avaliar quem compreende e manuseia com mais maestria aquele conjunto de mecanismos.
Acho que o butilheiro mencionou os Euros Temáticos e os Ameri que querem fugir do "Trash", mas eu perguntaria: Existe um híbrido perfeito?
A série Pandemic Legacy são cadastrados como temáticos e em essência são euro. Vlaada é um designer (Tcheco) essencialmente de Ameri, mas tenta deixar as mecânicas bem ajustadas. IMHO, o designer sempre vai tender para um lado, pra a aderência à narrativa ou para o equilíbrio mecânico.
Fala Tulio, blz? Primeiramente valeu pelo feedback! Com relação às classificações, até mesmo dentro das discussões do Board Game Geek que acompanhamos tem bastante divergência sobre como agrupar os jogos. Com certeza, por exemplo, Jogo infantil poderia ser uma categoria a parte, porém existem jogos que se enquadram em diferentes categorias que ao mesmo tempo são criados para um público alvo de idade até X ou Y anos.
Mas tem coisa boa vindo ai pra falar de jogos infantis. A mesma coisa para os colecionáveis. São temas a serem tratados a parte, pelo menos na minha ótica.
Com relação a ideias como Family vs German Family games, Temático x Ameritrash x jogo estilo americano, Estratégico x eurogame x jogo estilo europeu, ou até mesmo a classificação usada pelo Spiel des Jahres (Spiel, Kennerspiel e Kinderspiel), aqui já tem bastante divergência mesmo, inclusive é algo que tende a mudar no futuro. São terminologias que são usadas de formas muitas vezes diferentes por aí. Nós adotamos alguns termos e escolas de pensamento que nos agradam mais na hora de segmentar, mas sem dúvida não quer dizer que seja algo absoluto. É mais difícil ainda quando vc tem um jogo "temático" e "estratégico" ao mesmo tempo, pq nessa hora vc pode "defender" um lado ou o outro e vai ter quem fale o contrário hahaha
A mesma coisa acontece com as mecânicas ou mecanismos de jogos. Aqui no GBG estamos tendo uma dificuldade tremenda de alinhar isso porque existe mais de uma "escola de pensamento" e sinceramente nenhuma delas até agora me agradou. Estávamos estudando usar o "Building Blocks of Tabletop Game Design" como padrão, visto que o BGG já começou a adotar o livro, mas depois de ler o livro mais de uma vez tenho minhas dúvidas sobre certos mecanismos.
Enfim, com o tempo vamos estudando e adaptando.
Forte abraço,
Gustavo Lopes