Produtora: Funforge
Numero de Jogadores: 2 a 5
Duração: 45 min
Ranking da Ludopedia: 147
Ranking na Boardgames Geek: 411
Minha Nota para o Jogo: 7.0
Estou de volta galera, com mais uma resenha de um jogo que gosto bastante, lhes trago dessa vez a resenha de um jogo que leva todos os jogadores para uma viagem pelo Japão, estou falando de Tokaido. O jogo foi lançado pela Funforge no ano de 2012, com a capacidade para 2 a 5 jogadores, e com uma duração média de 45 min, o jogo traz uma temática muito interessante sobre viajantes.
Temática
Tokaido traz a temática de viajantes pelo antigo Japão, eles estão viajando pela antiga estrada de Tokaido, durante toda a viagem eles passarão por magníficas zonas rurais, experimentarão deliciosas e diferentes comidas nas estalagens, comprarão souvenir nas lojas pelo caminho, poderão se refrescar nas conhecidas fontes termais e poderão conhecer novas pessoas durante todo o seu percurso.
Mecânicas
As mecânicas básicas do jogo são a coleção de componentes, movimento ponto a ponto e as habilidades variadas de personagens.
A mecânica de coleção de componentes é a mais presente no jogo, é a partir dela que você vai bolar uma estratégia para montar a partida. Durante toda a sua viagem você vai parar em locais no mapa que sempre vão lhe fornecer algum tipo de efeito, as casas variam entre loja de souvenir, fazenda, pintura de panorama, fonte termal, templo, encontro com viajantes e hospedagens, cada uma dessas casas lhe fornecer algo em especial, que vai lhe render pontos no final da partida.
A movimentação ponto a ponto é a outra mecânica mais presente no jogo, os jogadores se movem pelo tabuleiro pelos pontos de interesse na sua rota de viagem, ele pode se mover quantas casas quiser na sua vez, mas movimentos muito longos faz o jogador perder muitas coisas, já que não se pode fazer um movimento voltando, logo, tenha muito cuidado quando fizer seu movimento longo demais, as casas que forem passadas pelo seu movimento não vão poder mais servir de parada para você.
E por fim, nós temos a parte de habilidades variadas dos personagens, ela não está presente em 100% da partida, porque algumas só são ativadas com algum tipo de condição, por exemplo, quando se está na estalagem ou quando se encontra um aventureiro. Cada um dos viajantes tem uma habilidade única e uma quantidade de dinheiro inicial que vai lhe ajudar durante a sua jornada por Tokaido.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, você deve coletar a maior quantidade de conhecimento e objetos durante toda a sua viagem. Como foi falado anteriormente você ganha certas coisas quando para nas casas durante toda a sua viagem, essas coisas podem variar de uma coleção de souvenir, pinturas de paisagem, doações a templos, conhecimentos adquiridos com outros viajantes e apreciação de deliciosas comidas, cada uma dessas coisas vai lhe fornecer pontos no final da partida, o jogador que tiver conseguido acumular a maior quantidade de pontos ganha a partida.
Sequência do Turno
O jogador só tem uma ação possível durante todo o jogo, que é a ação de movimento, ele escolhe para qual casa no tabuleiro gostaria de se mover e move o seu viajante para a casa desejada, ao colocar seu viajante na casa escolhida ele resolve o efeito dessa casa. O jogador não pode voltar casas, seu viajante pode apenas seguir em frente sempre.
Esse jogo não segue uma sequência de turno como normalmente acontece nos outros jogos, o jogador da vez é sempre o último jogador na estrada, logo, se você jogou a sua vez e ainda for o último jogador na estrada, você vai jogar novamente. A ação do turno é bem simples, e os efeitos das casas também, rapidamente os jogadores pegam o que cada um faz e o jogo flui bem rápido.
Os Viajantes
O jogo base traz 10 viajantes disponíveis para serem escolhidos pelos jogadores, cada um dos viajantes tem um valor em dinheiro inicial e uma habilidade especial, essa habilidade lhe fornece certos benefícios em determinados momentos da partida, as habilidades podem variar entre comer de graça na hospedagem, pagar menos por souvenires, entre outras. São dez habilidades diferenciadas no total, e cada uma lhe dá uma visão diferente de como jogar.
A ficha de personagem é bem simples, no canto superior esquerdo está um local para você colocar o marcador da sua cor, no canto superior direito está a quantidade de moedas com quais você vai começar na partida, e abaixo da ilustração do seu personagem está a habilidade que ele possui, todas as habilidades são mostradas com símbolos, e há a descrição de cada uma delas no manual, mas os símbolos são bem fáceis de memorizar, não é algo que vá atrapalhar a partida.
Ilustração com todos os viajantes da caixa básica.
Os Locais
Os locais que os jogadores podem visitar durante a sua viagem podem variar entre a vila, fazenda, panorama, fonte termal, templo, encontros e a hospedagem, cada uma dessas casas lhe fornece algo em especial que vai lhe ajudar durante toda a sua viagem, quanto mais locais você visitar durante a sua viagem melhor, uma breve descrição de todos os locais se encontra logo abaixo.
Nessa casa os jogadores podem comprar souvenires. O jogador compra 3 cartas do baralho de souvenires e escolhe quais deseja comprar para montar conjuntos até o final da partida. Os souvenires podem variar entre pequenos objetos, roupas, artes e comidas & bebidas.
Ao parar na fazenda o jogador ganha 3 moedas de ouro.
Quando o jogador para em uma casa de panorama, ele deve pegar uma das peças de tela que está indicada no panorama que ele parou, se ele não tiver nenhuma peça desse panorama ele deve pegar a peça número 1, se ele tiver alguma ou algumas peças desse panorama ele deve então pegar a peça posterior à última que ele pintou, caso ele já tenha pintado toda a tela ele não pode iniciar uma nova tela do mesmo tipo. Existem três tipos de panoramas diferentes: Mar, Montanha e Arrozal.
Ilustrações dos Panoramas do jogo.
O jogador pega uma carta do baralho de fontes termais e ganha uma quantidade de pontos indicada na carta que ele puxou.
O jogador faz uma doação ao templo que varia entre 1 a 3 moedas, ele ganha uma quantidade de pontos igual a quantidade de moedas doadas dessa maneira.
O jogador pega uma das cartas do baralho de encontro e revela qual viajante ele encontrou, existem 5 tipos de viajantes e cada um deles lhe dá um bônus diferente.
Por fim nós temos a hospedagem, ela se encontra presente 4 vezes no tabuleiro, é a única parada obrigatória para todos os jogadores, nela os viajantes vão descansar da sua longa jornada e se alimentar para seguir viagem no dia seguinte. Ao chegar na hospedagem cada jogador deve comprar um número de cartas de refeição igual ao número de jogadores mais 1, cada refeição lhe dará sempre 6 pontos de vitória, e o valor da refeição pode lhe dá pontos extras no final da partida. Se um jogador não tem dinheiro para comprar sua refeição nada acontece com ele, ele apenas deixa de ganhar os pontos.
Quando todos os jogadores chegarem na última hospedagem no final do tabuleiro o jogo acaba.
Cartas de Conquista
As cartas de conquista vão fornecer pontos extras no final da partida para os jogadores que fizerem determinadas tarefas durante a partida, três dessas cartas são dadas assim que o jogador faz os seus objetivos, as restantes são entregues apenas no final da partida.
Cartas de conquista de Panorama
O primeiro jogador que termina um panorama ganha a carta bônus de panorama, que lhe fornece 3 pontos extras.
Gourmet
Ao final da viagem o jogador que tiver gastado a maior quantidade de dinheiro em refeições ganha a carta Gourmet.
Banhista
O jogador que tiver a maior quantidade de cartas de fontes termais no final da partida ganha esse bônus.
Tagarela
O viajante que tiver a maior quantidade de cartas de encontros ganha esse bônus.
Colecionador
O viajante que tiver a maior quantidade de souvenir ganha esse bônus.
Imagem de todas as cartas de conquistas.
Componentes
O jogo traz poucos componentes na sua caixa básica, o tabuleiro é pequeno, mais de um material de ótima qualidade, os demais componentes, como os marcadores de viajantes, são feitos de madeira, os cartões com as descrições de cada viajante e as moedas e cartas também são de uma qualidade muito boa. Meu único desagrado se refere aos marcadores de pontos, achei-os muito pequenos, quase não dá para manuseá-los direito, são muito pequenos mesmo, mas nada que vá atrapalhar muito, só acho que poderiam ser um pouco maiores para facilitar a vida de pessoas que tem dedos gordos como eu.
Eu tenho que deixar um comentário em especial para a arte desse jogo, que eu particularmente achei muito bonita. São ilustrações simples, mas muito bem acabadas, achei todas as ilustrações muito bonitas e não lembro de ter visto outro jogo com ilustrações nesse estilo, realmente algo que me chamou muito a atenção. Outra coisa que eu acho é que a logo da Ludopedia tem uma arte bem parecida com a do jogo, não sei se foi intencional mas eu acho bem similar.
Expansões
Tokaido possui duas expansões lançadas que é a Tokaido: Crossroads lançada em 2012, e a Tokaido: Matsuri lançada nesse ano de 2015. Existem também cartas e personagens promocionais que foram entregues em eventos, mas infelizmente eu tenho apenas a expansão Crossroads, logo só vou poder fala sobre ela.
Ilustração da expansão Matsuri.
A expansão Crossroads traz novos personagens para o jogo e novas opções de escolha quando você para nas casas do tabuleiro. Com a expansão Crossroads, sempre que você parar em uma das casas do tabuleiro você vai ter duas opções de escolha para fazer ao invés de apenas uma, como era originalmente na caixa básica. Agora você tem a opção de ações nas casas como praticar sua caligrafia, apreciar as belas árvores de cerejeiras, tomar banhos em balneários de luxo, comprar amuletos de boa sorte, obter objetos lendários e visitar salas de jogos, cada uma dessas novas opções pode ser escolhida pelos jogadores sempre que pararem nas casas que lhe fornecem essas ações.
Ilustração da expansão Crossroads.
Crossroads é uma expansão que adiciona muita coisa ao jogo base, é algo que tem que ser adicionado ao jogo original, já que, a meu ver, o jogo se torna meio repetitivo após algumas partidas. Com essas novas possibilidades de ações nas casas, o jogo adquire uma rejogabilidade bem melhor para futuras partidas, então essa é uma expansão indispensável na minha opinião.
Componentes da expansão Crossroads.
Considerações sobre o Jogo
Bem, como já comentei, trata-se de um jogo muito bonito, fácil de se jogar, e ótimo para trazer novos jogadores para o hobbie, devido possuir regras muito fáceis de serem explicadas e de se pegar. Além disso o jogo se desenvolve bem rápido, o que também é um ponto extra, já que acredito que muitas das pessoas que estejam conhecendo jogos modernos de tabuleiro não irão gostar muito de passar duas ou três horas em uma mesma partida. Então, tirando o fato do jogo tornar-se um pouco repetitivo depois muitas partidas jogadas, o que pode ser remediado com as expansões, esse na minha opinião é um jogo para se ter na coleção.
Mesa pronta para iniciar uma partida de Tokaido.