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  3. Lição #37: Pense no daltonismo

Lição #37: Pense no daltonismo

  • avatar
    Katabrok17/07/20 18:00
    avatar
    Katabrok
    17/07/20 18:00
    290 mensagens MD

    Siga-nos também no Instagram @pinheirobg

    Daltonismo afeta quase 5% da população mundial. Partindo deste princípio, um a cada vinte jogadores podem ser daltônicos. Isso é uma grande parcela do publico. Eu sou daltônico e percebo que muitas vezes esse fator é ignorado na criação dos seus jogos. Entendo que esse puxão de orelha não é único e exclusivamente para os Game Designers, mas também para as Editoras. Então, a Lição vale para ambos. Hoje, vou falar das maiores dificuldades que eu tenho com cores e como contorná-las em seus jogos.

    Antes de começar, é importante você saber que existem três tipos de daltônicos: Deuteranopia, Protanopia, Tritanopia. Eu sou do primeiro tipo. Então, essa postagem será enviesada para as minhas experiências. A vantagem é que a Deuteranopia é a mais comum e está presente em mais da metade dos casos de daltonismo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/df43b_wuz83f.png


    Recentemente, joguei Yamataï. Esse jogo me lembrou que eu precisava escrever algo sobre daltonismo aqui no PinheiroBG. Em Yamataï, você tem as 4 cores dos jogadores e outras 5 cores de barcos, que são usados por todos os jogadores. Para completar, as cores dos barcos são referenciadas em partes impressas do jogo, isso dificulta ainda mais, pois não basta precisarmos identificar as cores nos componentes de madeira, precisamos também perceber diferentes tonalidades da mesma cor em material impresso. O verde da madeira é bem claro, enquanto que no impresso é mais escuro; o preto na madeira é bem escuro, enquanto que no impresso é quase cinza. Yamataï é o típico exemplo de falha completa em utilizar cores em um jogo. Então, vamos aprender com os erros da Days of Wonder.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fe87f_wuz83f.jpg


    1. Se for utilizar cores diferentes em tipos diferentes de componentes, aproveite essa oportunidade para “unir” cores que não confundam. Os barcos são em 5 cores: amarelo, verde, marrom, vermelho e preto. Eu confundo o amarelo com o verde e o marrom com o vermelho. As cores do jogador são 4: laranja, cinza, azul e roxo. Eu confundo o azul e o cinza. Uma simples solução seria tirar o amarelo e o marrom das cores dos barcos e trocar por duas dos jogadores. Assim, ficaríamos com uma combinação, mais ou menos, assim: barcos (verde, vermelho, preto, roxo e cinza) e jogadores (laranja, amarelo, marrom, azul). A confusão das peças de madeira, ao menos para mim, estaria resolvida.

    2. Em jogos com tantas cores, não use referencias de tonalidades diferentes nos impressos. É notável a diferença de certas cores no impresso e no componente de madeira. Sinceramente, não sei como resolver isso, talvez fazendo impressões de teste e comparando com os componentes de madeira pintados? Esse é o pior tipo, pois peças de madeira nós podemos deitá-las para diferenciar, mas o que fazer com impressos? Uma opção seria riscar o jogo inteiro com pontinhos e símbolos, mas eu como sempre estou rotacionando a coleção por trocas ou vendas, iria ficar com jogos encalhados.

    Existem inúmeros outros jogos com problemas. Especialmente os Euros, pois eles costumam utilizar componentes de mesmo formato, mudando apenas as cores. Um caso interessante é do Speicherstadt, jogo do Stefan Feld. Speicherstadt tem 5 cores de jogadores e 5 cores de recursos. Eles conseguiram 10 cores diferentes, mas tiveram problemas similares aos do Yamataï. As cores dos jogadores são madeira (sem pintura), azul, roxo, laranja e preto. Enquanto que as cores dos recursos são vermelho, marrom, verde, branco e amarelo. Não existe confusão entre as cores dos jogadores, mas existe entre os recursos. Que poderia ser facilmente remediável trocando algumas cores. Para completar, também existem referências as cores nas cartas. Sendo que nesse ponto eles fizeram um bem aos daltônicos: em vez de colocar os cubos coloridos, eles colocaram o desenho do recurso. Isso pode causar uma impacto negativo à priori, pois as cores nem sempre casam tão bem com o componente de madeira, mas para mim foi melhor do que a cor sólida.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e6258_wuz83f.jpg


    O motivo do caso do Speicherstadt ser interessante, é que ele foi relançado como Jórvík recentemente. Por incrível que pareça, a nova versão do jogo possui mais cores (são 8 recursos em vez de 5) e conseguiram fazê-lo sem gerar problemas. Acredito que foi feito algum estudo de cores para melhorar a situação. Primeiro, foi evitar as cores similares juntas. No jogo existe vermelho e marrom, mas ambos em componentes de tipos diferentes; o mesmo para o verde e laranja. Apesar de terem usado rosa e cinza no mesmo componente, não houve confusão de minha parte, pois o rosa é daqueles bem fortes, ao contrário dos bem clarinhos normalmente vistos. Eles também optaram por não se preocupar tanto em repetir cores. Então, temos recurso e jogador brancos; assim como recurso e jogador azuis (apesar do tom ser diferente).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1f38b_wuz83f.jpg

    Nomeei todas as cores do Jórvík sem grandes problemas.

    Cometi um erro (chamando recurso Laranja de Verde), mas que foi irrelevante para diferenciar as cores.


    Assim como sua versão antiga, o jogo também coloca a figura do recurso na carta, em vez de apenas um cubo. Entretanto, agora o trabalho foi melhor realizado, pois também existe a cor sólida do recurso. Deste modo, facilita para todo mundo: daltônicos ou não.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b5120_wuz83f.jpg


    Vamos pegar mais um exemplo: Magic Maze. Com esse jogo eu fiquei, realmente, extremamente chateado com esse problema de cores. Uma coisa é você lidar com cores em um Eurogames, pois a maioria das informações são abertas e você pode ficar perguntando sem tanto problema. Agora, um jogo em tempo real ter problema com cores é cruel. Mais cruel ainda quando as regras convencionais do jogo não permitem você falar durante boa parte da partida. Essa dificuldade inviabilizou completamente o jogo ser jogado conforme planejado. O pior é que o jogo utiliza apenas 4 cores, escolheram usar amarelo, verde clarinho e um vermelho próximo ao laranja. Uma falha dessas transmite uma completa falta de pesquisa em um aspecto tão presente e conversado na comunidade de jogos de tabuleiro.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6ae2a_wuz83f.jpg


    Talvez vendo a imagem você até diga: mas Roberto eles colocaram símbolos nos personagens. Na boa? Isso só piora a situação. Eles pensaram em botar símbolos, mas não pensaram em usar cores diferentes? Os símbolos são pequenos e próximos, as referências nos tiles são minusculas. Eu joguei três partidas de Magic Maze, apenas para confirmar que é inviável jogar esse jogo direito sendo daltônico. O que custava colocar os pinos com cores mais fáceis? Preto, amarelo, azul e vermelho? Não precisaria nem dos símbolos.

    Então, qual a Lição que fica? Se seu jogo utiliza poucas cores, não invente cores. Use as clássicas: azul, vermelho, amarelo e verde. Desde que o verde não seja claro, nem o vermelho alaranjado, você estará bem. Quer ter certeza de não errar? Use branco e preto no seu conjunto de cores. Isso aumenta seu leque de possibilidades sem dificuldades. Caso seu jogo precise de inúmeras cores diferentes, faça um esforço e analise bem a combinação de cores que vai utilizar. Teste em um simulador. O tom é sempre muito importante, às vezes mais importante até do que a própria cor. E por fim, evite as seguintes combinações em componentes do mesmo formato:

    • Vermelho e verde escuro
    • Azul escuro, roxo e preto
    • Amarelo e verde limão
    • Verde e laranja
    • Marrom e vermelho
    • Laranja e vermelho
    • Cinza e rosa claro


    Obrigado por ler essa postagem até o final. Se pelo menos um jogo mudar suas cores para algo melhor por conta desta postagem, já é um avanço para que os jogos sejam mais amigáveis aos daltônicos. Abraço.

    Postagem original: https://pinheirobg.com/index.php/2018/06/15/licao-37-pense-no-daltonismo/

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    Comentários:

  • Ludusprimus
    43 mensagens MD
    avatar
    Ludusprimus17/07/20 19:36
    Ludusprimus » 17/07/20 19:36

    Excelente postagem. De fato, as editoras deveriam dar mais atenção  às dificuldades dos daltônicos.

    1
  • diogocrist
    395 mensagens MD
    avatar
    diogocrist17/07/20 19:37
    diogocrist » 17/07/20 19:37

    Compartilho das mesmas dificuldades que vc amigo. Pensa aqueles jogos com cores pastéis, que terrível! Mas as pessoas que jogam comigo acabam me ajudando e no final tudo da certo. Mas realmente é importante pensar nos daltônicos, como aconteceu com a segunda versão do Race for The galaxy.

    1
  • Patanga
    1267 mensagens MD
    avatar
    Patanga17/07/20 20:51
    Patanga » 17/07/20 20:51

    Nossa, muito legal e elucidativo!
    Eu já tinha pensado nisso, mas eram ideais muito vagas, até porque nunca compartilhei uma situação de daltonismo ao jogar, então agradeço por compartilharem a experiência!
    (Já corri e já joguei Hanabi um amigo com 0% de visão num olho e 10% no outro, mas é outra história).

    Sobre a Deuteranopia, por exemplo - a pessoa não tem necessariamente todas aquelas quatro características mencionadas na tabela, ou tem? Digo, pode ter só uma ou duas, ou é um conjunto fechado que sempre vem dessa forma?

    Outra coisa, se eu fizer um jogo com mais do que as cores recomendadas e mandar uma foto da versão quase final para você, você me daria opinião sobre as cores, se parecem razoáveis? Sei que varia com as pessoas, mas gostaria de pelo menos um aval parcial.

    1
  • Katabrok
    290 mensagens MD
    avatar
    Katabrok18/07/20 12:24
    Katabrok » 18/07/20 12:24

    Patanga::Sobre a Deuteranopia, por exemplo - a pessoa não tem necessariamente todas aquelas quatro características mencionadas na tabela, ou tem? Digo, pode ter só uma ou duas, ou é um conjunto fechado que sempre vem dessa forma?

    Outra coisa, se eu fizer um jogo com mais do que as cores recomendadas e mandar uma foto da versão quase final para você, você me daria opinião sobre as cores, se parecem razoáveis? Sei que varia com as pessoas, mas gostaria de pelo menos um aval parcial.

    Então, acho que varia... Eu, por exemplo, não sei qual o meu tipo, pois não confundo todos os aspectos de um tipo e misturo com outro hehehehe
    Acho que como é uma deficiência em bastonetes, pode ser variável sim e ter nuances.
    Patanga::Outra coisa, se eu fizer um jogo com mais do que as cores recomendadas e mandar uma foto da versão quase final para você, você me daria opinião sobre as cores, se parecem razoáveis? Sei que varia com as pessoas, mas gostaria de pelo menos um aval parcial.

    Com certeza faço essa "consultoria" hehehehe Já fiz algumas vezes inclusive. Tenho também um amigo daltônico que é diferente do meu. O que já aumenta a margem para acertar nas cores. Para ter uma ideia, quando jogamos Feast for Odin, só eu e ele, um ficou ajudando o outro já que a gente conseguia ver coisas diferentes.

    1
  • Katabrok
    290 mensagens MD
    avatar
    Katabrok18/07/20 12:27
    Katabrok » 18/07/20 12:27

    diogocrist::Compartilho das mesmas dificuldades que vc amigo. Pensa aqueles jogos com cores pastéis, que terrível! Mas as pessoas que jogam comigo acabam me ajudando e no final tudo da certo. Mas realmente é importante pensar nos daltônicos, como aconteceu com a segunda versão do Race for The galaxy.

    É bem importante, porque mesmo o pessoal ajudando você meio que "entrega" suas jogadas fazendo essas perguntas...

    0
  • Katabrok
    290 mensagens MD
    avatar
    Katabrok18/07/20 12:29
    Katabrok » 18/07/20 12:29

    Ludusprimus::Excelente postagem. De fato, as editoras deveriam dar mais atenção  às dificuldades dos daltônicos.

    Valeu ;)

    0
  • Patanga
    1267 mensagens MD
    avatar
    Patanga18/07/20 13:30
    Patanga » 18/07/20 13:30

    Katabrok::
    l para você, você me daria opinião sobre as cores, se parecem razoáveis? Sei que varia com as pessoas, mas gostaria de pelo menos um aval parcial.

    Com certeza faço essa "consultoria" hehehehe Já fiz algumas vezes inclusive. Tenho também um amigo daltônico que é diferente do meu. O que já aumenta a margem para acertar nas cores. Para ter uma ideia, quando jogamos Feast for Odin, só eu e ele, um ficou ajudando o outro já que a gente conseguia ver coisas diferentes.

    Valeu, fechado, muito obrigado!

    1
  • defumak
    35 mensagens MD
    avatar
    defumak20/07/20 09:18
    defumak » 20/07/20 09:18

    Um possível solução seria fazer peças com formatos diferentes de acordo com a cor, com chanfros ou arredondamentos.

    Anos atrás tivemos um problema similar com apresentação de slides, era utilizado cores para reforçar alguns tópicos, como vermelho e verde. Pra resolver o problema, foi adicionado marcadores iniciais, e já com legenda no início da apresentação, como por exemplo, losangolo para alerta, triângulo para algo ruim. A pessoa que tem essa limitação, na época, disse que a ideia de bullet points customizados tinha funcionado muito bem pra ela.

    2
  • Ericyuhara
    77 mensagens MD
    avatar
    Ericyuhara20/07/20 09:38
    Ericyuhara » 20/07/20 09:38

    Excelente matéria!

    Não acho que farão algo por uma minoria tão minoria, mas agradeço o esforço.
    Me irrito com jogos "criativos" estilo Yamatai que não tem a menor preocupação com daltônicos e fazem nossa vida mais difícil quando não precisava ser.
    Já me acostumei mas sempre penso que não custava nada deixar as cores mais fáceis de identificar, enfim...

    Valeu a abraços,
    Eric.

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