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  4. Cuidado! Os pesadelos te observam das sombras...

Cuidado! Os pesadelos te observam das sombras...

Don't Turn Your Back
  • avatar
    TelesD07/07/20 09:30
    avatar
    TelesD
    07/07/20 09:30
    41 mensagens MD

    De repente você acorda no meio da noite, assustado de um pesadelo, com uma sensação de frio na espinha que o incomoda. Baseado no gênero de terror, esse é o sentimento que o “Don't Turn Your Back” quer evocar em seus jogadores, através da imersão ambientada no mundo sinistro do RPG “Don’t rest your head”. 

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c6681_7u4cqd.jpeg

    O board game foi licenciado no Brasil pela editora “O Capturador” e une as mecânicas de deck building e controle de área através da alocação de cartas. O objetivo principal dos jogadores é acumular o maior número de velas e assim conseguir escapar desse mundo sinistro.  

    Don’t turn your back comporta de dois a quatro participantes e se adapta ao número de participantes através do bloqueio de certos espaços jogáveis. A competitividade aumenta de acordo com o número de jogadores devido às cartas de favores aos pesadelos que podem prejudicar um ou vários adversários ao mesmo tempo, além da disputa por espaços vagos.

    Para entendermos o jogo, primeiro precisamos estabelecer certas características. A alocação das cartas pesadelo pode ser realizada em cinco áreas diferentes, onde cada uma representa as ações que podem ser executadas. São elas: Cidade Adormecida (CA), Escola Secundária (ES), Distrito 13 (13), Bazar Bizarro (BB) e Reino de Cera (RC). 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c5b45_7u4cqd.jpeg

    Cada carta de pesadelo apresenta um custo de aquisição, a dor que ela simboliza, as áreas em que podem ser alocadas e algumas delas possuem habilidades especiais.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/22060_7u4cqd.jpeg

    Como o jogo funciona? Cada turno é dividido em quatro fases onde basicamente o jogador deve alocar as cartas de sua mão nas diferentes áreas do tabuleiro, acumular a influência através da soma da dor dos seus pesadelos, pontuar as velas e realizar a limpeza do board.

    As leis que regem o Distrito 13 trazem uma certa rejogabilidade ao jogo, pois as mesmas impõem objetivos temporários aos jogadores, que devem pensar duas vezes antes de decidir onde alocar suas cartas. Aqueles que cumprirem as metas impostas podem receber várias velas, cartas gratuitas da fila de aquisição ou até mesmo eliminar cartas torturadas do Reino de Cera dos adversários.

    A “sorte” pode influenciar no início do jogo quando o jogador está com o deck base, porém à medida que se constrói o deck através da aquisição de cartas na Cidade Adormecida e eliminação de cartas no Reino de Cera, a influência da sorte diminui. E já te aviso que vai querer comprar o “Rei de cera” em virtude da sua habilidade.que causa um rombo gigante na mão dos adversários, obrigando-os a descartar três cartas, além de você poder comprar duas cartas e pontuar duas velas.

    O jogo é totalmente simétrico, sendo assim, perde se a oportunidade de beber de seu “lore” e atribuir habilidades diferentes aos quatro personagens, mas claro foi uma escolha do designer. Vale a pena ressaltar que o “Don’t turn your back” base vem com um organizador perfeito para comportar todos os componentes do jogo sem que nenhum fique ressaltando.

    Já teve a oportunidade de explorar o mundo do “Don’t turn your back”? Deixe aí nos comentários a sua opinião do jogo.  

    Não deixe de conferir o nosso Podcast, o CorujaCast. Temos também um grupo no WhatsApp, uma comunidade com um bate-papo totalmente informal e despretensioso sobre jogos de tabuleiro, regado a bom humor e informações duvidosas.

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    Comentários:

  • Rimor
    1177 mensagens MD
    avatar
    Rimor07/07/20 09:52
    Rimor » 07/07/20 09:52

    undefined:Don’t turn your back comporta de dois a quatro participantes e se adapta ao número de participantes através do bloqueio de certos espaços jogáveis. A competitividade aumenta de acordo com o número de jogadores devido às cartas de favores aos pesadelos que podem prejudicar um ou vários adversários ao mesmo tempo, além da disputa por espaços vagos.

    A “sorte” pode influenciar no início do jogo quando o jogador está com o deck base, porém à medida que se constrói o deck através da aquisição de cartas na Cidade Adormecida e eliminação de cartas no Reino de Cera, a influência da sorte diminui. E já te aviso que vai querer comprar o “Rei de cera” em virtude da sua habilidade.que causa um rombo gigante na mão dos adversários, obrigando-os a descartar três cartas, além de você poder comprar duas cartas e pontuar duas velas.

    Legal, mas fiquei com 2 dúvidas (em negrito).

    1-essas cartas de efeito global(chamemos assim por pegar em todos os oponentes) ficam fracas ou ainda são expressivas se você jogar de 2? tem muito jogos que tem isso, você olha pra carta ou habilidade e pensa "ah, é pra mesão"... seria esse o caso?

    2-Esse Rei de Cera não tá claramente absurdo não? vou evitar o discurso de "broken" isso "broken" aquilo. Mas não é o caso de desbalanceamento ou de carta que "joga sozinha" ? Eu particularmente acho uma pena quando tem algo semi mandatório no flow da partida do jogo (posso estar exagerando, nem joguei ainda, falo enquanto impressão mesmo)

    valeu pela postagem :D 

    1
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans07/07/20 11:40
    Findreans » 07/07/20 11:40

    Rimor::
    undefined:Don’t turn your back comporta de dois a quatro participantes e se adapta ao número de participantes através do bloqueio de certos espaços jogáveis. A competitividade aumenta de acordo com o número de jogadores devido às cartas de favores aos pesadelos que podem prejudicar um ou vários adversários ao mesmo tempo, além da disputa por espaços vagos.

    A “sorte” pode influenciar no início do jogo quando o jogador está com o deck base, porém à medida que se constrói o deck através da aquisição de cartas na Cidade Adormecida e eliminação de cartas no Reino de Cera, a influência da sorte diminui. E já te aviso que vai querer comprar o “Rei de cera” em virtude da sua habilidade.que causa um rombo gigante na mão dos adversários, obrigando-os a descartar três cartas, além de você poder comprar duas cartas e pontuar duas velas.

    Legal, mas fiquei com 2 dúvidas (em negrito).

    1-essas cartas de efeito global(chamemos assim por pegar em todos os oponentes) ficam fracas ou ainda são expressivas se você jogar de 2? tem muito jogos que tem isso, você olha pra carta ou habilidade e pensa "ah, é pra mesão"... seria esse o caso?

    2-Esse Rei de Cera não tá claramente absurdo não? vou evitar o discurso de "broken" isso "broken" aquilo. Mas não é o caso de desbalanceamento ou de carta que "joga sozinha" ? Eu particularmente acho uma pena quando tem algo semi mandatório no flow da partida do jogo (posso estar exagerando, nem joguei ainda, falo enquanto impressão mesmo)

    valeu pela postagem :D 

    Salve.
    1 - Não, as cartas permanecem as mesmas com qualquer número de jogadores, o que muda conforme o número é a quantidade de espaços disponíveis em cada distrito ( ou área do tabuleiro ).
    2 - Bem, isso depende. A carta inicialmente tem um custo alto, quando se joga percebe-se que leva um certo tempo até ser possível adquirir ( comprar com dor ) cartas de custo mais alto. Existem diversas maneiras de impedir essa carta de atuar no jogo. Primeiro, os efeitos das cartas são acionados se ( e somente se ) elas forem colocadas no Bazar Bizarro ( BB ), logo se os espaços forem bloqueados, não será possível colocar a carta e ativar seu efeito. Toda a carta de ataque ( tem escrito "ataque" na carta e tem um ícone de um cara esfaqueado ) pode ser bloqueada por uma carta de defesa ( tem um ícone de escudo na carta ), mas a defesa também só acontece se a carta for jogada no Bazar Bizarro. Além disso tudo, todos os jogadores possuem essa carta nos seus baralhos, então a vantagem da carta é possível para todos os jogadores.

    2
  • Rafa
    170 mensagens MD
    avatar
    Rafa07/07/20 12:03
    Rafa » 07/07/20 12:03

    Legal. Está aí um jogo que estava curioso para saber mais, e vindo de um fonte certa sem parcialidades merchantilísticas como o canal de vcs, parabéns! ;)
    Dúvida somente sobre o tema: Pesada as ilustrações e o tema/lore geral... mas dá pra sentir o clima, como no RPG homônimo? Digo não ter pesadelos em jogo ou se assustar, claro, rs. Mas jogando com o grupo certo rola uma certa imersão, ou fica mais um card game numérico com um tema colado?

    1
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio07/07/20 12:30
    Raio » 07/07/20 12:30

    Parece ser bem bacana o jogo!!!

    Espero ter a oportunidade de conhecê-lo um dia!

    Obrigado pela resenha!

    1
  • TelesD
    41 mensagens MD
    avatar
    TelesD07/07/20 12:59
    TelesD » 07/07/20 12:59

    Rimor::
    undefined:Don’t turn your back comporta de dois a quatro participantes e se adapta ao número de participantes através do bloqueio de certos espaços jogáveis. A competitividade aumenta de acordo com o número de jogadores devido às cartas de favores aos pesadelos que podem prejudicar um ou vários adversários ao mesmo tempo, além da disputa por espaços vagos.

    A “sorte” pode influenciar no início do jogo quando o jogador está com o deck base, porém à medida que se constrói o deck através da aquisição de cartas na Cidade Adormecida e eliminação de cartas no Reino de Cera, a influência da sorte diminui. E já te aviso que vai querer comprar o “Rei de cera” em virtude da sua habilidade.que causa um rombo gigante na mão dos adversários, obrigando-os a descartar três cartas, além de você poder comprar duas cartas e pontuar duas velas.

    Legal, mas fiquei com 2 dúvidas (em negrito).

    1-essas cartas de efeito global(chamemos assim por pegar em todos os oponentes) ficam fracas ou ainda são expressivas se você jogar de 2? tem muito jogos que tem isso, você olha pra carta ou habilidade e pensa "ah, é pra mesão"... seria esse o caso?

    2-Esse Rei de Cera não tá claramente absurdo não? vou evitar o discurso de "broken" isso "broken" aquilo. Mas não é o caso de desbalanceamento ou de carta que "joga sozinha" ? Eu particularmente acho uma pena quando tem algo semi mandatório no flow da partida do jogo (posso estar exagerando, nem joguei ainda, falo enquanto impressão mesmo)

    valeu pela postagem :D 

    1-Você tem razão nesse ponto, em uma partida com dois jogadores muitas das vezes as opções de cartas de ataques diretos serão mais atrativas.
    2-Como dito no review creio que o Rei de Cera é muito bom, porém é uma opção estratégica arriscada, o seu balanceamento vem da dificuldade de compra da carta que apresenta um valor elevado sendo assim alguém pode bloquear a Cidade Adormecida (local de compra). Além disso, sua construção de deck precisa ser enxuta o suficiente para que a carta saia numa frequência recorrente para causar impacto no jogo.

    1
  • Luludeira
    238 mensagens MD
    avatar
    Luludeira07/07/20 14:35
    Luludeira » 07/07/20 14:35

    Ótimo texto, deu vontade de conhecer ainda mais o jogo. Tenho uma  questão aqui: Embora o jogo comporte até 4 jogadores, seria possível jogar com mais jogadores ( 5 ou 6) , formando duas equipes? Será que funcionaria? 

    1
  • TelesD
    41 mensagens MD
    avatar
    TelesD07/07/20 15:24
    TelesD » 07/07/20 15:24

    Rafa::Legal. Está aí um jogo que estava curioso para saber mais, e vindo de um fonte certa sem parcialidades merchantilísticas como o canal de vcs, parabéns! ;)
    Dúvida somente sobre o tema: Pesada as ilustrações e o tema/lore geral... mas dá pra sentir o clima, como no RPG homônimo? Digo não ter pesadelos em jogo ou se assustar, claro, rs. Mas jogando com o grupo certo rola uma certa imersão, ou fica mais um card game numérico com um tema colado?


    Muito Obrigado Rafa :)
    Como falei no review senti uma falta do aprofundamento do "lore", principalmente dos personagens que são totalmente simétricos, apesar de possuírem uma história no verso de cada playerboard não há diferenças na mecânica.
    Mas não é algo que tira a dibversão de jogar o jogo.

    0
  • TelesD
    41 mensagens MD
    avatar
    TelesD07/07/20 15:29
    TelesD » 07/07/20 15:29

    Luludeira::Ótimo texto, deu vontade de conhecer ainda mais o jogo. Tenho uma  questão aqui: Embora o jogo comporte até 4 jogadores, seria possível jogar com mais jogadores ( 5 ou 6) , formando duas equipes? Será que funcionaria? 

    Muito obrigado Luludeira :D
    Não sei se essa variante seria possível pela quantidade de decks no jogo que são exatamente quatro rs Porém, fiquei interessado como seria o Don't Turn Your Back com mais jogadores, creio que seria uma oportunidade para uma expansão.

    0
  • Miguel Menino
    224 mensagens MD
    avatar
    Miguel Menino09/07/20 00:31
    Miguel Menino » 09/07/20 00:31

    Comprei esse jogo "no escuro" e tive uma grata surpresa. Só joguei em dois, mas agradou, foi um jogo bem disputado devido a pouca quantidade de espaços livres no tabuleiro. A arte é fantástica. Uma coisa muito legal são as cartas leis, pois elas contribuem para o "confronto", devido a te "obrigarem" a ir para locais em determinados turnos.

    1
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