Allumbra é um duelo entre dois jogadores, lançado pela
Cordilheira Games, onde cada jogador controla um personagem, seja a tenente Stella ou o mago Balif, em um combate direto onde entender seu oponente e tentar antecipa-lo é fundamental.
Como se joga Allumbra?
Cada jogador recebe um conjunto de cartas (que são iguais para ambos), além disso os marcadores de energia e munição são posicionados nos valores iniciais e a partida está pronta para começar.
Seu objetivo é eliminar seu oponente reduzindo sua energia a zero e para isso cada jogador escolhe uma carta e ambas são comparadas e seus efeitos e resultados aplicados.
Parece bem simples, não é? Na verdade é sim, você só precisa entender como os efeitos se relacionam e são aplicados.
A carta abaixo, por exemplo, RECARREGAR dá para o jogador 2 munições e na parte inferior você tem o efeito de cada carta que pode ser aplicado no momento ou posteriormente, nesse caso a sua próxima ação não tem custo de munição.
Outra possibilidade são cartas que anulam outras, como no outro exemplo abaixo, onde a carta SAQUE RÁPIDO que além de causar um dano no adversário (parte superior direita) ela cancela uma carta de ESCONDER ou TIRO CALCULADO do seu adversário.
Outro elemento muito interessante é que o número de cartas que você escolhe para jogar em cada rodada muda, o que faz cada jogador considerar com cuidado suas escolhas, pois você não sabe o resultado da sua primeira carta para escolher a próxima.
A partida termina assim quem um jogador tiver sua energia zerada. Se acontecer com ambos a partida termina empatada, o que é um ótimo pretexto para mais uma partida!
Acessibilidade
O jogo não depende da identificação de cores ou manipulação de componentes, bastando apenas escolher a carta que você vai usar naquela rodada.
O uso de um card holder talvez seja indicado para facilitar para jogadores com limitação motora, mas no geral é um jogo bem acessível.
Dá para jogar com crianças?
SIM, especialmente com crianças à partir de 7, 8 anos. É um jogo de confronto direto, o que eles adoram. Além disso precisarão planejar suas ações, pois você precisa de munição para realizar seus ataques e nem sempre é o momento de atacar.
Não existe dependência de texto, sendo apenas necessário entender como as cartas funcionam e a relação entre os ícones.
O que achamos do Allumbra?
Allumbra promete um jogo de confronto direto entre dois jogadores, com esquivas, um pouquinho de blefe e dedução, e entrega essa proposta de maneira direta e muito divertida.
A produção está muito bacana, com cartas bem ilustradas, além do excelente marcador de energia e munição, que é apresentado de uma maneira diferente e muito legal.
É um jogo onde você precisa de algumas partidas para entender a relação entre as cartas e assimilar bem como elas funcionam e se relacionam, o que torna o jogo muito interessante para quem joga com a mesma pessoa com frequência.
O jogo ainda pode receber mais elementos se você utilizar as relíquias, que adicionam ainda mais elementos e deixam a partida mais estratégica.
Pontos Positivos:
- Rápido e bem interativo, pois trata-se de um confronto direto
- Uma excelente produção (cartas bem ilustradas e um excelente marcador de energia e munição)
- Ideal para jogar com a mesma pessoa pelas possibilidades que o jogo apresenta quando jogado pelas mesmas pessoas
- Ganha ainda mais interação e estratégias quando usamos as relíquias
Pontos de atenção:
- Precisa de algumas partidas para assimilar os ícones e a interação entre as cartas
Allumbra é mais um jogo nacional que é uma boa opção para quem procura um jogo rápido para duas pessoas com bastante interação, estratégia, uma pitada de blefe e bastante leitura do seu adversário, vale à pena experimentar!
SIGA nosso Instagram e fique por dentro do melhor dos jogos de tabuleiro!