Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Lição #33: Dois é o dobro de um

Lição #33: Dois é o dobro de um

  • avatar
    Katabrok24/06/20 20:00
    avatar
    Katabrok
    24/06/20 20:00
    291 mensagens MD

    Agora estamos no Instagram! Segue lá @pinheirobg

    Ok, ok. Você deve ter lido o título e pensado em pular essa postagem. Eu sei que o título enuncia algo óbvio. Entretanto, muitos Game Designers novatos pecam nessa questão. Hoje a postagem será sobre balanceamento e, como você já deve saber, balanceamento é matemática e sentimento. Focaremos na parte matemática.

    O que quero dizer com esse título? Em muitos protótipos eu tenho observado os números 1 e 2 como algo menor e algo maior. Como assim? Você rola um dado para dar dano, as faces têm 1 e 2 de dano. Você saca cartas que lhe dão algum benefício, algumas dão 1 recurso outras dão 2 recursos. Você coleta pontos aleatórios durante a partida, estes pontos podem ser 1 ou 2. E é aqui que eu digo: meu estimado colega Game Designer, não faça isso, pois dois é dobro um. Isso significa que por conta de um fator completamente aleatório (saque de carta, rolagem de dado), um jogador pode obter o dobro do benefício que outro jogador. Isso é bem problemático. Imagine chegar no final da partida e o jogador vencedor dizer “nossa, a partida foi apertada, ganhei por apenas 1 ponto”. Isso é excelente, né? Claro que não, isso significa que ele ganhou pelo mero acaso de quando sacou aquela carta de pontos mais do que o adversário. Pior ainda é se o jogador que venceu tiver 5 cartas e todos os outros terem 7 ou 8 cartas.

    1+1=2 e 5+1=6. Entretanto, a diferença entre 1 e 2 é muito maior do que 5 para 6. Não podemos ver apenas uma soma de um, mas sim a razão entre os dois números. Isso é comum acontecer até mesmo em alguns jogos publicados. Afinal, muitos Game Designers, optam por números pequenos para evitar escalonar nosso jogo demais. Entretanto, dependendo da quantidade de saques e rolagens de dados feitas na partida, essa aleatoriedade vai prejudicar demais a escala sorte x estratégia em seu jogo. Claro, não precisa aumentar os 1 para 10 e os 2 para 13, um simples aumento de 1 para 2 e 2 para 3 já reduz demais esse impacto. Antes, um jogador sortudo teria uma diferença de 100% de um azarado. Agora, a diferença será de “apenas” 50%. Atualmente, na maioria dos meus jogos, eu evito ao máximo o valor 1, deixando tudo a partir de 2. Isso inclusive, me deixou o valor 1 livre para utilizar como um brinde para tarefas bem fáceis ou triviais, algo como um benefício simplório que satisfaz o jogador, mas não tem tanto impacto no jogo. Acredito este ser um uso muito mais interessante e benéfico do valor 1.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b0f7a_8gouy6.jpg

    Dados de C3X.



    Vou extrapolar um pouco a matemática e trazer um exemplo do meu segundo jogo: C3X. Já faz um tempo que não falo dele aqui no blog, mas esse é um momento oportuno. C3X é um jogo de combate e o dado para definir distância/dano era composto dos valores: 0, 1, 1, 2, 2 e 3. Isso é muito pior que apenas 1 e 2. Imagine, eu fazer uma rolagem de dano com 5 dados e tirar 2, enquanto que você com apenas um dado tira 3? É, simplesmente, ridículo. Entretanto, o problema aqui não era apenas com 2 ser muito maior que 1. O problema aqui era o zero. Zero é infinitamente inferior a 1, 2 ou qualquer número positivo. Evite colocar algum esquema aleatório em seu jogo com o valor 0. Algumas exceções são quando você lida apenas com dados de sucesso e falha (que são essencialmente 1 e 0) e no caso de existirem valores negativos e positivos.

    A priori, eu achava essa ideia do zero ótima, pela possibilidade de emoção. Afinal, tudo pode acontecer. Tenho apenas um de vida, prestes a morrer. O jogador me atacou com uma serra elétrica e vai jogar 5 dados. Ainda há esperança de sobreviver. Entretanto, você precisa avaliar se essa esperança vale as possíveis frustrações durante a partida. Talvez o jogador que viveu fique muito feliz, mas o outro que tirou tudo zero vai dizer que o jogo é completamente baseado em sorte.

    Claro que a solução do jogo não era simplesmente alterar os dados, pois o problema ia além: as rolagens eram muito importantes. Se as rolagens fossem mais corriqueiras e tivessem menos impacto, diminuiria o agravante do dado. O problema é que cada rolagem em C3X poderia definir a partida, cada rolagem era um momento de tensão e de fortes emoções. Às vezes, isso é até algo excelente em um jogo, mas C3X era um jogo relativamente longo. Deixando essas fortes emoções pontuais problemáticas, pois poucos segundos poderiam definir uma partida de 2 horas. Eventualmente, substitui o valor zero dos dados de C3X pela exclamação (vide imagem). Essa exclamação é um potencial crítico, usado em ataques especiais.

    Por hoje é só. Apesar de longa, a Lição é bem direta, mas acredito que instrutiva. Deixo apenas dois recados finais: tudo que falei aqui pode ser ignorado, se a proposta do seu jogo for ter esse impacto da sorte; e, no caso do seu jogo ser extremamente estratégico, lembre-se sempre que aleatoriedade não é um problema, o problema é como você a utiliza. Abraço e até a próxima.

    Postagem original: https://pinheirobg.com/index.php/2018/01/26/licao-33-dois-e-o-dobro-de-um/

    1
    0
    5

  • Canal

    Veja Também

    PinheiroBG

    Veja Também

    Primeira Mordida #32 - Coffee Rush
    Primeira Mordida #31- Power Grid Card Game
    Primeira Mordida #30 - Tigris & Euphrates
    Primeira Mordida #28 - Rebel Princess
    Guia do Criador de Jogos de Tabuleiro

    Comentários:

Responder
Lição #33: Dois é o dobro de um
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.