Um dos grandes hábitos que considero saudáveis e essenciais em minha vida é a leitura. Como incentivar esse hábito através dos jogos?
Sempre que falo em leitura e jogos, gosto de usar duas palavras:
IMERSÃO e STORYTTELING
O que é Storytteling?
É a arte de contar histórias e atrair pessoas
Todo jugo tem uma história a ser contada, por menor que ela seja, e isso desemboca num processo de imersão.
O que é está imerso dentro da história do jogo? É conseguir sentir o que Huizinga em 1939 chamou de Círculo Mágico. É um momento específico, com regras específicas, com um cenário específico e próprio que é aceito por todos os jogadores antes de começar uma partida.
Assim são feitos os livros e os jogos. Universos diferentes que partem de um mesmo princípio.
DICAS:
Conheça Jogos que são inspirados em livros - como o A Guerra dos Tronos: Card Game (existem vários jogos) inspirados nos livros de George Martin; O Pequeno Príncipe : Faça um Planeta, baseado no livro fenômeno de mesmo nome (Clica no link para ver o vídeo dele); Warzoo, um jogo nacional do Fell Barros, baseado no A Revolução dos Bichos de George Orwell (também tem vídeo sobre ele, clica no link); e o Quissama: O império dos capoeiras, do Ricardo Spinelli, baseado nos romances de mesmo nome do Maicon Teifen (clica no link para ver o vídeo dele).
Conheça o RPG - Não tem como falar de estimular a leitura através de jogos sem falar no Role Playing Game. Leia alguns RPGs mais narrativos, como A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis, no qual você revive a época do Brasil colonial; The Strange, que pode te colocar qualquer cenário, baseado na consciência coletiva, o que estimula muito a criatividade e a leitura.
Tem mais alguma dica para complementar? Comenta aqui!