Produtora: Space Cowboys
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 30 min
Ranking da Ludopedia: 77
Ranking na Boardgames Geek: 68
Minha Nota para o Jogo: 8.0
Olá galera, estou de volta com mais uma resenha, dessa vez com Splendor, um jogo mais conhecido que os dois últimos que comentei anteriormente. Splendor é um jogo lançado lá fora pela Space Cowboys no ano de 2014, e lançado esse ano aqui no Brasil pela Galápagos Jogos, concorreu ao melhor jogo do ano de 2014, o jogo tem capacidade para 2 a 4 jogadores, com duração média de 30 mim, e com uma temática de negociantes de joias preciosas.
Temática
Em Splendor cada jogador assume o papel de um renomado comerciante de joias preciosas que vive na época da Renascença, cada jogador vai usar seus recursos e influência para conseguir comprar novas minas de pedras preciosas aumentando assim a sua coleção de pedras preciosas, quanto maior for a coleção de joias, maior a chance de grandes lordes virem lhe visitar para admirar a sua bela coleção.
Mecânicas
As mecânicas desse jogo são a compra de cartas e coleção de itens (joias preciosas), você deve administrar seus recursos e quais as cartas deve comprar para fazer a mais bela e cara coleção de joias da região.
Durante toda a partida você terá joias disponíveis para serem compradas de duas formas diferentes, você deve administrar quais joias quer compra para no futuro poder comprar minas que irão lhe fornecer bônus nas suas compras futuras de novas minas.
No jogo existem três tipos de cartas diferentes, as verdes que são minas mais baratas, as amarelas que tem um custo mediano e as azuis que tem seus custos de compra bem elevados. Durante toda a partida você gasta as joias que conseguiu coletar para comprar essas cartas que vão representar as minas que o jogador possui, jogadores que possuem minas de joias possuem descontos para compras futuras de novas minas.
Objetivo
Cada jogador tem um objetivo único, fazer 15 pontos de vitória, quem fizer 15 ou mais pontos ganha a partida.
Para ganhar pontos os jogadores devem comprar minas de joias que vão lhe fornecer esses pontos, geralmente as minas de joias só fornecem pontos a partir das cartas amarelas e azuis. Existem algumas minas que dão 1 ponto, mas são muito poucas essas cartas.
Além das cartas de minas que podem lhe dá pontos de vitória, existem também os Lordes, os Nobres são basicamente personalidades locais que vão até a sua joalheria admirar a sua bela coleção, após um nobre visitar algum dos jogadores ele pega o marcador de lorde e soma os seus pontos aos pontos de suas cartas de minas.
Sequência do Turno
O turno de Splendor é simples e rápido, talvez seja por isso que esse jogo tenha cativado muitos jogadores. Durante o seu turno cada jogador pode fazer apenas uma das ações descritas a seguir, após realizar a sua ação ele passa para o próximo jogador, o jogo segue desse modo até alguém conseguir 15 ou mais pontos, nesse momento cada jogador depois do jogador que fez 15 pontos tem uma última jogada o jogo encerra.
1° ação: pegar três fichas de pedras preciosas de montes diferentes.
2° ação: pegar duas fichas de pedras preciosas da mesma cor. O jogador não pode deixar menos de duas fichas no monte quando faz essa ação.
3° ação: reservar uma carta de desenvolvimento e ganha uma ficha coringa.
4° ação: comprar uma carta de desenvolvimento que está na mesa ou alguma que o jogador tenha reservado.
Cada ação é simples e fácil de se memorizar, o turno de cada jogador flui rapidamente e logo o mesmo já está jogando de novo, o que faz o jogo correr rapidamente.
Os Nobres
Tiles de Nobres
Os nobres são personalidades locais e sempre vão visitar os jogadores no final do seu turno se esse tiver a coleção certa de joias. Cada nobre que vem na caixa básica do jogo requer uma coleção deferente de joias para visitar o jogador, mas todos tão apenas 3 pontos pela sua visita, vale lembrar que um nobre só vai visitar um jogador se ele tiver cartas que correspondam ao requisito do nobre, fichas de joias não contam para a visita de um nobre.
Os nobres que disponíveis no jogo correspondem a uma quantidade igual ao número de jogadores mais um, eles são embaralhados e colocados na mesa.
Cartas de Desenvolvimento
Cartas de Desenvolvimento
As cartas de desenvolvimento são divididas em três tipos, verdes, amarelas e azuis, cada carta de desenvolvimento tem um valor para ser adquirida por um jogador, o jogador deve pagar esse valor gastando fichas de joias, se você possui cartas de desenvolvimento que já foram compradas elas podem lhe fornecer descontos para compras futuras, se você for comprar uma nova carta e ela possuir um custo de joias que você tenha em uma de suas cartas de desenvolvimento você recebe um desconto para cada carta daquele tipo que você tem, você pode chegar a comprar uma nova carta de graça, mas você nunca recebe pelo excedente de recursos.
As cartas de desenvolvimentos têm uma variação de pontos de acordo com a sua cor, as cartas verdes têm as menores pontuações, as amarelas têm pontuação média e as azuis tem a melhor quantidade de pontos entre as cartas.
As cartas ficam posicionadas na mesa de modo crescente, um jogador então abre quatro cartas de cada monte, aquelas são as cartas que os jogadores têm disponíveis para comprar e reservar, os jogadores também têm a opção de reservar uma carta fechada de um monte a sua escolha.
As Fichas de Joias
Fichas de Joias
As fichas de joias que vêm no jogo correspondem a uma quantidade para se jogar com até 4 jogadores, a quantidade de fichas que se vai usar em cada partida pode variar dependendo de quantos jogadores vão jogar, quanto menos jogadores menos fichas haverão a disposição dos mesmos, e nenhum jogador pode acumular mais que 10 fichas de joias na sua coleção.
Expansões
Como o jogo é recente ainda não existem expansões para ele, apenas uns nobres promocionais foram distribuídos em eventos, mas acredito que como o jogo fez bastante sucesso ele venha a receber alguma expansão em um futuro próximo, até porque acredito que não é um gasto muito grande fazer expansões para esse jogo.
Componentes
Mesa pronta para uma partida
Eu só tenho a versão da Galápagos Jogos desse jogo, não sei dizer se a versão importada tem os mesmos tipos de componentes, mas os componentes quem vêm na versão da Galápagos são de ótima qualidade, as cartas são de um material muito bom, tem um insert, o que para mim já e um ponto bastante positivo para um jogo, pois permite armazenar tudo direitinho dentro da sua própria caixa, tudo no seu devido lugar. O verdadeiro charme do jogo eu acredito que sejam as fichas de joias, são bonitas, pesadas e parecem com aquelas fichas de jogador de poker, são muito belos cada um dos componentes. Eu tive apenas um problema com as minhas fichas de joias, uma das fichas verdes veio sem o metal que fica no interior dela, ele é apenas uma carcaça de plástico leve, fica muito esquisito a diferença de peso dela para as outras fichas, mas acredito que isso não deve ter acontecido com muita gente, já que não vi reclamações nos grupos de boards do Facebook.
Considerações sobre o jogo
Não tenho muito o que dizer desse jogo, bonito, rápido, fácil e cativante, fácil de ensinar para qualquer tipo de pessoa, jogador ou não, regras muito simples, partida bem rápida, serve até para abrir ou encerar uma noite de jogatina, ou jogar várias partidas seguidas sem se cansar, acredito que esse foi um dos poucos jogos em que todos do grupo gostaram de jogar. É muito complicado um jogo agradar a todos por aqui, mas esse foi um dos sorteados, todos gostam bastante quando o jogo vai a mesa.
Ate a próxima e siga também a nossa pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/Mestre-dos-Dados-215269225343827/timeline/