Este autor norte americano é provavelmente o designer mais bem sucedido em card games da modernidade. Ele é autor de nada menos que Magic: The Gathering, Netrunner e Keyforge! Um verdadeiro gênio!!
Richard Garfield é um matemático formado na Universidade da Pensilvânia, seu estado de nascimento. Lá também cursou seu PhD também em matemática e depois rumou para a Universidade Whitman, em Washington, onde lecionou por alguns anos.
Em 1985, ele desenvolveu seu primeiro jogo para publicação, RoboRally. Foi em busca de uma produtora para seu jogo que Garfield cruzou com a Wizards of the Coast, que viria ser a produtora do seu jogo de maior sucesso, Magic. No primeiro momento, a editora, ainda bem pequena, julgou RoboRally muito caro para ser produzido, mas encomendou de Garfield um jogo simples de produzir, barato, que pudesse ser facilmente transportado para convenções e eventos. Magic então começou a ser desenhado por Garfield e Adkison, baseado em outros dois protótipos mais antigos que haviam produzido no passado, ainda com nome de Manaclash.

Em 1993 Magic: The Gathering foi lançado oficialmente. O sucesso foi enorme e bastou apenas um ano para que Garfield se juntasse a Wizards of the Coast como desenvolvedor de jogos em tempo integral. Foi nessa função que ele administrou magistralmente o sucesso e desenvolvimento do jogo, mantendo sempre balanceado, atendendo demandas dos jogadores, permitindo que outros designers participassem das melhorias e artes, sempre mantendo a visão de mercado e rentabilidade para o título. Foi sob sua administração que a editora desenvolveu as estruturas competitivas, que foram novidade na época e alavancaram ainda mais o título ao redor do mundo.
Esse sucesso absoluto permitiu que ele finalmente conseguisse publicar, ainda na Wizards, seu jogo RoboRally, bem como outros títulos de sucesso como Vampire: The Eternal Struggle, Netrunner, Battle Tech e Star Wars, todos card games. Em 1999 foi reconhecido junto com Magic no Hall da Fama dos Jogos de Aventura.
Já como desenvolvedor independente, desenvolveu alguns board games e eventualmente contribui com Magic. Os destaques aqui ficam para a dupla famosa King of Tokyo e King of New York, ambos board games de entrada e muito divertidos em mesas competitivas, bem como o Bunny Kingdom, que já é um pouco mais estratégico e agrada jogadores mais exigentes. Se ainda não conhece, da um pulo no nosso review em:
http://boardbunker.com.br/primeira-impressao-bunny-kingdom/
O mais recente lançamento, este pela Fantasy Flight Games, que trilha os passos do seu irmão mais velho, é Keyforge. Outro card game de absoluto sucesso no mercado, já movimentando o cenário competitivo desde seu lançamento e emplacando volumes impressionantes de venda. Garfield foi muito bem quando manteve os méritos do Magic e trouxe inovações, como decks únicos e baixo investimento para participar do cenário competitivo, mostrando sua incrível habilidade de fazer ótimos jogos com apelo mercadológico para suas produtoras.
Aqui no Bunker o Keyforge é sucesso total, bem como os três board games citados. Quando a pegada é competição, vai de Richard Garfield e que vença o melhor!
Valeu e até a próxima!