Um dos recentes queridinhos do mercado nacional, Bandido é um pocket game lançado no Brasil pela PaperGames. Trata-se de um simples deck de cartas, sendo uma carta onde encontra-se um bandido em uma cela com caminhos de fuga e todas as demais com possibilidades de caminhos abertos e outros fechados. O objetivo do jogo é impedir que o bandido fuja fechando todos os caminhos possíveis, simples assim!
Bandido pode ser jogado individualmente ou em grupo. É igualmente divertido e ao mesmo tempo desafiador. Algumas cartas abrem 2 ou 3 caminhos para a fuga do bandido de uma só vez e é bem comum que baste uma rodada sem a carta certa na mão, pode significar a derrota dos jogadores.
O jogo em si funciona assim: cada jogador começa com três cartas na mão. A carta do bandido, que deve ser colocada no centro da mesa, tem duas faces, que são os níveis de dificuldade do jogo, sendo um lado com 5 caminhos e o outro 6. Deste momento em diante os jogadores não podem mais revelar sua mão e nem se comunicar sobre estratégias sobre posicionar sua carta. Os jogadores se revezam posicionando caminhos na mesa de forma a sempre dar sequência em algum caminho já existente e nunca bloquear uma passagem com uma parede, repondo sua mão ao final da jogada com uma carta do deck de compras. Algumas cartas possuem o ícone de lanterna e somente essas cartas são capazes de fechar as saídas do bandido. O jogo termina com vitória dos jogadores com o bandido preso e todos os caminhos fechados ou com derrota com o fim do deck de compras e caminhos abertos.

É bem comum levar algumas rodadas para pegar esse bandido! Aqui no bunker foram 6 partidas antes da primeira vitória, que por sinal foi alcançada com apenas incríveis 6 cartas!! O jogo é divertido, são partidas que duram 15 a 20 minutos e podem ser jogados com toda família. O preço é bem acessível e serve como um ótimo filler para abrir a jogatina da noite. Se ainda não conhecem o queridinho Bandido da PaperGames, corra antes que ele fuja mais uma vez!
Valeu e até a próxima!