por Patanga Cordeiro
comecei no hobby em 2018 (apesar de sempre gostar, não tinha com quem jogar)
voluntário no ensino de meditação
Thunderbirds - Matt Leacock ataca novamente
Minha mente desfruta
Fogo-competição.
Meu coração desfruta
Estrelas-cooperação.
Não sei como se chamam os jogos no estilo Pandemic, mas eu os chamo de "gerenciamento de crises". Sempre tem crises acontecendo, e os jogadores precisam fazer algo para superar ou sobreviver a crise e, ao mesmo tempo, conseguir tempo para alcançar um objetivo maior.
Do mesmo autor de Pandemic, Matt Leacock, temos o Thunderbirds, com tema da série inglesa de marionetes de mesmo nome. Os Thunderbirds são as naves/foguetes/aviões/submarinos que os heróis usam para salvar o mundo do vilão "The Hood" e seus planos maquiavélicos.
No Thunderbirds, esse gerenciamento de crises fica muito mais vivo tematicamente, mais alegre na sua arte e mais variado nas mecânicas. Ele trouxe muitas novidades para mim, coisas que achei uma evolução para esse tipo de jogos. Por isso quis continuar na minha pequena saga de escrever reviews para jogos um pouco mais raros que tenho ou já tive.
Hoje o review é curto, então vamos direto nelas.
Uma trilha é a do vilão. Cada vez que andar dois espaços, aparece um plano grande do vilão, que você precisa derrotar para vencer o jogo. O vilão anda a cada vez que você rolar um 6 nos dados que usa para combater as crises normais de cada rodada.
Outra trilha é das crises que acontecem quase todas as rodadas. Sempre tem um avião em chamas que vai cair no mar, uma mina soterrada pelo vilão, etc. Essa trilha vai andando para a direita quase toda rodada. Se uma crise chegar ao fim sem ser solucionada, os jogadores perdem.
Para solucionar os planos e as crises, cada carta indica as condições necessárias. Normalmente, um personagem X precisa estar na África, outro precisa estar na base lunar e você ganha +2 se a estação orbital estiver ocupada pelo personagem Y. Se você tiver a escavadeira, ganha +1. Você rola dois dados e soma os seus bônus. Se não passar, tudo bem, pois o jogo tem um sistema de tokens com habilidades especiais: rerolar dados, somar +2, etc.
Geralmente, ao solucionar uma crise é que você ganha esses bônus, que também podem ser pré-requisitos para solucionar outras crises.
Cada personagem possui bônus especiais para usar uma das naves, chamadas Thunderbirds. Cada nave possui poderes diferentes, valores de movimentação diferentes. Por exemplo, uma é estática, ficando na lua. Outra é um foguete e só sai do QG na Terra para ir para a Lua, Marte e outros planetas. Um é um submarino, outro um avião, um cadillac cor de rosa e o último é um transporte, que pode levar consigo outros Thunderbirds e equipamentos.
Os equipamentos podem ser construídos pelos jogadores e servem como pré-requisitos ou como bônus para solucionar certas crises.
Ainda há cartas com poderes mais fortes, chamadas FABs. Elas são mais difíceis de obter, mas também podem fazer coisas bem úteis.
Independente do número de jogadores, todos os personagens e naves estão participando do jogo, e como você acaba precisando deles em certos momentos, cria um certo "pick up and deliver" para você conseguir juntar o Thunderbird 2 com o personagem Scott na América e o Thunderbird 3 com o Virgil em Marte.
O jogo é legal mesmo! Joguei uma vez com meus amigos e uma vez solo, então não tenho muita experiência. Achei melhor sim que o Pandemic. É bem amarrado, mas tudo é mais legal, mais temático, mais colorido. As missões são bem mais legais do que simplesmente "tirar 1 cubo de doença antes que aconteça um surto". Não achei difícil de aprender.
Como sou fã desse estilo de jogos de gerenciamento de crises, tenho vários deles, e esse acabou sendo um dos jogos que foi para a lista de vendas minha principalmente porque ele é caro e portanto faz sentido vender quando estou precisando liquidar bens
comecei no hobby em 2018 (apesar de sempre gostar, não tinha com quem jogar)