Nossa segunda edição do Cultura Meeple é sobre um dos melhores designers de board games da atualidade, Antoine Bauza. Este francês de 41 anos de idade é autor de 49 jogos, dentre eles o vencedor do Spiel des Jahres (Oscar dos jogos) de 2013, Hanabi.
Sua trajetória como designer de jogos começou em 2007, quando ainda era professor universitário, com Chabyrinthe, publicado pela Cocktail Games. Levou apenas um ano mais para o primeiro lançamento de alcance relevante na carreira, Ghost Stories. Mas foi em 2010, após decidir dedicar 100% do seu tempo no desenvolvimento de board games, que vieram os dois maiores sucessos de sua autoria: Seven Wonders e Hanabi. O Hanabi, na verdade, ainda em sua primeira versão, Hanabi-Ikebana, que viria ser atualizado e novamente publicado em 2011, na versão como ficou mais conhecido. Depois deles, vieram outros grandes sucessos como Takenoko, Tokaido, Draftosaurus, Victorian Masterminds, Ninja Academy e Last Bastion.

Uma das marcas de Bauza é a maneira como ele consegue introduzir novas mecânicas para jogadores iniciantes. Jogos como Takenoko e Tokaido trazem essa sensação de jogos leves, mas com mecânicas mais sofisticadas do que os party games oferecem. Seven Wonders, por exemplo, é um jogo rápido e gostoso de jogar, tem uma camada estratégica interessante no draft de cartas, mas ainda assim não afasta novos jogadores. Outro mérito do autor é como os temas são bem trabalhados em seus títulos. Em Tokaido, por exemplo, a sensação a todo momento é de estar curtindo uma road trip no Japão!
Aqui no Brasil, os jogos do Bauza foram publicados em grande maioria pela Galápagos Jogos e o sensacional Hanabi pela PaperGames. Se você está buscando ótimos jogos, com temáticas e produções incríveis, para apresentar para mesas novas e intermediárias, Antoine Bauza é o cara!
Valeu e até a próxima!