A Cool Mini or Not, CMON, começou em 2001 como um site para publicação de fotos de miniaturas (
http://www.coolminiornot.com), que por sinal ainda está no ar! Em 2011, a CMON entrou no mercado de jogos de tabuleiro produzindo alguns dos grandes jogos modernos, como Zombicide e Arcadia Quest, que foram lançados em múltiplos países e línguas.
Atualmente, a CMON conta com três linhas de produtos, sendo os jogos de tabuleiro sua principal linha, seguido por war games e jogos digitais. Dentre os board games, estão alguns famosos como Rising Sun, Blood Rage, Narcos, God of War, Sheriff of Nottingham, Gizmos, Hate, The Godfather e o recém lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, Cthulhu: Death May Die. O principal war game do acervo atualmente é A Song of Ice and Fire, baseado no universo de Game of Thrones. Já no digital, os destaques ficam para Zombicide e Blood Rage.

Um dos destaques da CMON no mercado de board games é a produção. Os cuidados com cada detalhe na produção, desde a alta qualidade dos componentes, miniaturas até a arte, são impressionantes. Muito desse mérito está no quadro de profissionais da empresa, que conta com dois designers brasileiros, @fel.barros e @jordyadann, além do genial Eric Lang e Michael Shinall na liderança da equipe de designers. Artistas como Adrian Smith e os irmãos Edouard Guiton e Raphaël Guiton, além claro de escultores para dar vida às várias miniaturas que são um show a parte nos jogos da CMON.
Em dezembro de 2016, a empresa realizou seu IPO na bolsa de Hong Kong, ampliando ainda mais seu alcance de mercado e captando investidores internacionais para seus projetos. Em 2019, reportou lucro bruto de USD 14.8 milhões, com faturamento de USD 10.2 milhões provenientes de Kickstarter de seus board games e outros USD 12.2 milhões provenientes de sua rede de logistas global. O relatório anual com os resultados de 2019 devem ser anunciados em meados de Março, atualizaremos esse post assim que sair!
O projeto mais recente da CMON é o Marvel United, que encerrou seu Kickstarter no início de Março/20 com faturamento de USD 2.8 milhões e nada menos que 21.290 apoiadores. O late pledge ainda está disponível na data desta publicação, o que nos leva a acreditar que chegará a USD 3 mihões em faturamento antes do seu lançamento físico, previsto para Março/21.
Todos esses dados apenas comprovam o sucesso desta grande companhia, sem dúvida uma das maiores editoras de board games do mundo. Nós, como fãs, esperamos grandes novos projetos em 2020 e cada vez mais jogos da CMON em nossas prateleiras!
Valeu e até a próxima!