E aí pessoal como estão? Jogando muito? Espero que sim.
Quem nunca ouviu a história dos 3 porquinhos e os lobos que atire a primeira pedra. O post de hoje tem a ver com essa história, essa fábula.
O Post de hoje é sobre Grimm Forest.
Ficha Técnica
Designer: Tim Eisner
Jogadores: 2 a 4.
Mecânicas: Colecionar Componentes, Toma Essa e Ação Simultânea
Duração: 45 a 60 minutos.
Editora: Druid City Games, Last Level, Mirakulus, entre Outras.
/pic3965185.jpg)
Imagem retirada do site Boardgamegeek
O JOGO
Os jogadores representam os 4 sobrinhos dos 3 porquinhos e tem que ir para a floresta atrás de madeira, para o campo em busca de palha ou para a olaria para buscar tijolos com o objetivo construir suas casas e fugir dos ataques de lobos e monstros e pra isso, vai contar com a ajuda de amigos.
Cada jogador tem seu tabuleiro individual representando a cor escolhida e recebe 3 cartas de coleta que mostram os locais para conseguir os recursos. No tabuleiro central, temos os 3 locais de coleta que são: Floresta, Campo e Olaria. Em cada local colocamos a quantidade de recursos de acordo com o que é mostrado no tabuleiro. Na Floresta por exemplo, são colocadas 4 madeiras. Há também o mercado que é usado apenas em um jogo com 4 jogadores e nele são colocados 1 recurso de cada tipo.
O jogo se divide em 3 fases
Coleta: Nessa fase, os jogadores vão escolher uma carta secretamente. Os jogadores mostram as cartas ao mesmo tempo e colocam o seu porquinho no local indicado na carta. Se mais de um jogador for para o mesmo local, os recursos são divididos igualmente e no caso de ter por exemplo uma quantidade ímpar de recursos, os recursos são divididos igualmente entre os jogadores e o que sobrar fica no tabuleiro. Se algum jogador usar uma carta de fábula, essa carta é revelada antes das cartas de coleta e caso haja mais de 1 carta de fábula em jogo, são ativadas na ordem do turno.
Mais pra frente, explico como funcionam as cartas de fábula e cartas de amigo.
Construção: Depois de coletarem os recursos é hora de pôr a mão na massa e construir suas casas.Nessa fase, os jogadores fazem duas ações, sendo que, podem fazer uma mesma ação duas vezes.
Os jogadores podem comprar cartas de Fábula e para isso basta apenas pegar a carta do topo do baralho de fábulas e não há limite de cartas de Fábula que pode ter na mão.
Outra ação nessa fase é ganhar 1 recurso. O jogador escolhe qual recurso quer e pega do estoque.
Nessa fase ainda é possível construir as casinhas e para isso há algumas regras.Deve-se pagar o custo de cada parte da casa e a construção deve sempre começar pelo chão / base da casa.
Então para construir uma base de madeira por exemplo, o jogador deve pagar duas madeiras e isso vale para qualquer tipo de casa. As paredes custam 4 e os telhados custam 6 do tipo da casa que está sendo construída.
É possível construir várias casas ao mesmo tempo, mas não pode construir uma casa nova sem ter terminado outra do mesmo tipo.
No tabuleiro de jogador é possível ter até 5 casas em construção. Depois de construir uma parede, o jogador ganha uma carta de amigo.
Depois de construir o telhado de uma casa, o jogador ganha um bônus de primeiro construtor daquele tipo de casa que construiu. O jogador que ganhou esse bônus, pode escolher 1 recurso de cada tipo do estoque, duas cartas de Fábula ou uma carta de amigo (lembrando que só é possível ter uma carta de amigo).
Ações Especiais: Algumas cartas de Amigo tem ações especiais e cada carta diz como funciona o poder. Usar uma ação especial conta como uma ação nessa fase e só pode fazer uma ação especial por turno, no entanto, pode usar uma ação especial, adquirir uma carta de amigo e usar a ação especial da nova carta no mesmo turno.
Limpeza: Na fase de limpeza, vamos preparar os locais de coleta para o próximo turno. O marcador de 1o jogador é passado para o próximo jogador no sentido horário e todos os jogadores recolhem seus porquinhos e suas cartas de coleta. Os locais de coleta são reabastecidos de acordo com o número que está em cada local e os recursos que sobraram do turno anterior continuam no jogo, então certamente a cada turno os locais de coleta vão ficando mais interessantes.
/pic3967258.jpg)
Imagem retirada do site Boardgamegeek
Agora vamos falar das cartas de Fábula e Amigo.
Cartas de Fábula: Aqui está a graça do jogo e é através das cartas de Fábula que acontece o famoso “Take That” no jogo.
As cartas de Fábula tem seus efeitos ativados de acordo com o que está escrito na carta (O que fazem e quando são ativadas).
Há cartas especiais de monstros, Próximo Turno e Lugar Único.
O jogador que revela uma Fábula com o símbolo de Monstro (um olho), pega a miniatura do monstro da carta e coloca sobre qualquer local à sua escolha lembrando que só é possível ter 1 monstro em cada local.
/pic3972215.png)
Imagem retirada do site Boardgamegeek
Um porquinho é considerado sozinho no local se não houver outros porquinhos, mesmo havendo um monstro ali.
As cartas com o símbolo de Próximo Turno (uma ampulheta), tem seu efeito ativado na próxima rodada e no início da rodada. É bom deixar a carta visível a todos os jogadores para que se lembrem dessa carta de Fábula. A Carta de Fábula diz qual o efeito e quando é ativada.
Exemplo: Joguei uma carta de Fábula “Próximo Turno”. Deixo a carta aberta e no início da próxima rodada vejo seu efeito e quando é ativada (Pode ser no início da rodada, Quando revelada ou no fim da fase de coleta)
A Fábula de Lugar único com o símbolo de uma torre, é jogada em um local de coleta e só sai do jogo até que ocorra alguma situação de descarte e caso isso aconteça a carta de Lugar Único é descartada ao final da fase de coleta e após todos os efeitos de outras cartas terem sido resolvidos. Assim como a carta de monstro, só é possível ter uma carta de Lugar único em cada local de coleta.
Cartas de Amigo: As cartas de amigo possuem poderes especiais e são representadas por personagens de outras histórias infantis, então temos a carta do João e Maria, Cinderela, Pinóquio,etc.
Cada jogador só pode ter uma carta de amigo durante o jogo todo e a carta fica visível a todos os jogadores. O poder da carta de amigo pode ser usado uma vez por turno na fase de construção. O jogador que tiver uma carta de amigo e por algum motivo recebe outra carta de amigo, essa nova carta obrigatoriamente entra em jogo e a outra é descartada, mas o jogador pode passar essa nova carta de amigo para outro jogador que não pode recusar e é obrigado a ficar com a carta recebida, e se esse jogador que recebeu a carta tiver outra carta de amigo, ele tem que descartar a que ele tinha. A carta de amigo sempre entra em jogo independente se o jogador compra a carta ou se recebe a carta de outra pessoa.
/pic3972216.png)
Imagem retirada do site Boardgamegeek
O jogo acaba quando um jogador consegue construir 3 casas, pode ser 3 do mesmo tipo ou diferentes, isso não importa.
Em caso de empate, o jogador que construiu mais casas de tijolo vence e persistindo o empate será o que construiu mais casas de madeira e mesmo assim se continuar empatado, vence o jogador que tiver o bônus de primeiro construtor da casa mais resistente.
Considerações: Desde que eu vi Grimm Forest, eu adorei o jogo. Vi vários vídeos, gameplays e o que chama atenção no jogo, são os componentes. As peças das casas, os tabuleiros, fica muito bonito na mesa e as miniaturas então!!! Lindas e de uma qualidade altíssima. O insert do jogo é muito bem feito e cada espaço dele é muito bem planejado e cabe tudo certinho na caixa. Todo o jogo foi muito bem produzido, com uma qualidade impressionante. É uma pena, nenhuma editora brasileira ter trazido o jogo. E pra finalizar, minha nota é 10.0
Um jogo fácil, gostoso de jogar e com uma dose certa de Take That. O jogo tem uma pequena dependência de idioma, mas dá pra imprimir a referência das cartas em português. Eu fiz isso e plastifiquei,não coloquei a tradução nas cartas. Imprimi o arquivo das cartas de fábula e de amigo e fiz como se fosse um guia para consulta.
/pic3972212.png)
Imagem retirada do site Boardgamegeek
Pessoal, quero agradecer a todos os inscritos do canal e se não for inscrito, se inscreve. Continuem compartilhando, comentando, criticando e sugerindo.
E pra finalizar, começou a votação do prêmio Ludopedia e o Tabulando está participando, não deixem de votar no canal na categoria Mídia Escrita.
Vou deixar o link aqui.
https://www.ludopedia.com.br/votacao
Obrigado pessoal, um abraço e até o próximo post.