Fonte: Boardgamegeek.com - User: DaveClarke
Villagers foi o tipo do jogo que durante a campanha do Kickstarter eu simplesmente olhei, dei o pledge minimo de 1 libra e simplesmente deixei pra lá. E isso aconteceu pelo simples fato de que temos o hábito de seguir campanhas de mega jogos, mega produções, e de autores super famosos ou com trocentos stretch-goals para ganhar aquele extra. Que tolice. O jogo arrecadou em torno de 650k USD de 14k backers. O que é algo MUITO BOM para qualquer editora, ainda mais quando estamos falando de um jogo de baixo valor.
Eu dei sorte e consegui uma copia retail depois, mas com os beneficios do Kickstarter. E que sorte. O jogo é fabuloso, rapidamente subiu de preferencia aqui em casa e é uma das pedidas da minha esposa quando vamos jogar algo. Rápido, fácil de montar, extremamente suave o gameplay. Mas bem, vamos lá à análise que é o que importa. Antes de ler a Análise, só uma coisa, tem vídeo desse jogo youtube aqui do FeeltheBoard. Mostro os componentes e regras de como jogar, se eu conseguir um número bons de likes, faço um gameplay do sistema SOLO. Que é um jogo contra o deck da RAINHA.
CAMPANHA E PRODUÇÃO
Na minha opiniao a campanha do villager foi MUITO BOA. Além deles ilustrarem todos os componentes de forma correta e com todas as cores, colocaram um numero razoável de reviewers para falar do jogo e ilustrar bem o que eles estavam planejando vender. Não somente oferecendo o básico que um jogo deve ter, mas aprimorando. Preocupacao com a usabilidade e facilitar organização de mesa. Fora isso o engajamento da Sinister Fish foi ótimo, estavam presentes em vários canais de comunicação antes e durante a campanha, nao deixavam passar nem 1 comentário ou duvida. Relacionamento com o público constante.
Já está bem claro no mercado que, jogos que implementam organização e otimizam a montagem ganham adeptos na mesma velocidade que designers famosos. Quem não quer aquele jogo que quando abre a caixa já esta tudo organizado e pronto pra botar na mesa. Villagers é assim. Pelo menos algumas edições. Se você der uma pesquisada, apesar do pouco tempo de “vida”, o jogo já tem algumas publicacões que não vem com a caixinha com divisórias, mas bem, provavelmente jájá aparece a caixinha especial pra vender ai no mercado.
Fonte: Boardgamegeek.com - User: CarolineBlack
As cartas são de boa qualidade e as “moedas” de papelão são otimas. Na campanha original o jogo TOP vinha com moedas em MDF bem legais, uma expansão chamada "developments" e tokens de madeira para representar o primeiro jogar e esses desenvolvimentos. Eu, particularmente, sempre vou optar pelo que tem menos peso, já me mudei bastante e jogos de tabuleiro já são um trombolho, imagina com componentes de madeira e metal. Fica acumulando e daqui a pouco você precisa de um caminhão extra. O token de 1o jogador e dos desenvolvimentos eu até pegaria.
hahah Dentro da caixa as cartas são organizadas com essas divisórias que deixa tudo “só o filé” pra botar na mesa. Ah delicia. 5 min, sentar e jogar.
Repito, edições fora do Kickstarter estão vindo uma caixas padrão. Não são como a caixa com divisórias e tudo organizado, então, se for comprar, dá uma olhada antes em quem publicou em imagens para nao se frustar.
REGRAS e GAMEPLAY
O jogo que em termos de regras é bem simples e objetivo. São 2 fases, a draft e a build. Na 1a você contrata pessoas que estão na estrada para irem para sua vila, na 2a fase voce coloca elas na sua vila dentro dos limites e pre-requisitos estabelecidos. Como voce coloca e onde coloca que é chave do jogo. Com uma vibe de Oh my goods! e 7 Wonders, Villagers demonstra que nem tudo se trata de inventar a roda e sim só deixar ela mais otimizada.
Fonte: Boardgamegeek.com - User: rmarkworth
Durante o jogo você vai adquirindo dinheiro e villagers, e esses villagers abrem uma espécie de “árvore” geneologica das profissões. Essa árvore é o que baseia seu engine building no jogo e em como você vai acumular dinheiro (que são pontos). Algumas profissões lhe dão mais opcoes de contratar villagers, outros mais opcoes para “construí-los” na vila, e por ultimo temos os villagers que lhe acumulam riquezas para o fim de jogo.
Apesar do jogo se vender para até 5 jogadores, o melhor número na minha opinião são 3. O jogo nao fica longo (1h20min max, em 2 dá pra jogar em 40min) e ainda fica administravel. Com mais jogadores a gestão dos turnos começa a acumular, mas em compensacao a estrada (que é onde acontece uma das disputas por villagers) fica bem disputada. Já joguei com mesa cheia e foi a maior confusão, e ainda bem que a mesa demais mais de 3m de comprimento, por que villagers gosta de um pouco de espaço.
Fora isso, o jogo base também vem com um deck para se jogar SOLO. É o deck da RAINHA. Devo ter jogado umas 3x, perdi 1 e ganhei as outras 2, não é fácil, mas não é impossível (dentro da configuracao basica). Existem regras para dificultar, o que realmente APERTA. Durante o jogo você tem que ir completando TASKS, e elas vão se acumulando durante o jogo. Eu achei MUITO BOM, realmente deixa você engajado. Até minha esposa que estava só olhando ficou engajada dando sugestões. (Já falei que esse jogo agora é certeza top3 dela.)
OPINIÃO FINAL
Bem, Villagers por enquanto é um jogo que tem espaço cativo. Inclusive ele faz parte do meu top9 games que conheci em 2019 (Ver meu Instagram, tem um post lá com os 9). É um jogo bonito, exigente de certas táticas e quem sabe dá até pra montar uma estratégia bruta se voce pegar uma mesa competitiva (Como minha esposa, que não me dá 1 dinheiro nesse jogo).
Villagers entrou no nosso podium de jogos pequenos para levar quando viajamos ou quando queremos um jogo rapido. Agora temos Oh my goods!, 7 wonders duel, Mottainai e Villagers. Disputa feia por espaço. Se você curte qualquer um desses acima, COMPRE VILLAGERS, é certeza de gostar e sempre ver mesa. Como disse antes, NUNCA um jogo será igual, nem sonha com isso, por que não vai acontecer.
------
Pra quem gostou, segue aí o canal.
Pra quem curte essas análises e vídeos de jogos não lancados no Brasil,
segue o instagram e o Youtube.