Postagem original no Zumbi Gordo.
E aí malditos! Primeira postagem do canal do Zumbi Gordo aqui na Ludopedia, reeditando uma postagem lá do site. Espero que gostem, que em breve pretendo postar mais conteúdo (e inédito também hehe).
Morando na Alemanha, o acesso aos jogos é facilitado demais. Muitas lojas de brinquedos tem uma parte com muitos jogos, e até mesmo alguns mercados tem alguns jogos de cartas. Depois de ver vários em lojas e pesquisando na Amazon, me deparei com Ubongo. Conhecia o jogo só pelo nome, mas não tinha muita ideia de como era. Pesquisando sobre ele, achei um vídeo do Jack Explicador.
No vídeo os caras jogam uma partida completa. E o jogo parecia ser realmente muito divertido! Mostrei pra Priscilla, minha esposa, e ela gostou. Estava decidido qual seria a próxima compra. Voltei na Amazon, e achei um usado pela metade do preço, com frete grátis. Como dizia que a condição dele era boa, nem pensei duas vezes, comprei ele mesmo.
Quando o jogo chegou, vi que ele na verdade estava lacrado! A caixa tinha um "machucado", mas que não influencia em absolutamente nada. E por causa disso ele estava sendo vendido bem mais barato. Mas que beleza!

Muito bem, vamos ao jogo!
É um jogo abstrato, mas com uma aparência utilizando grafismos africanos, e o nome significa "cérebro" em Swahili, um idioma africano (valeu Wikipédia!). Nele temos quebra-cabeças, limite de tempo e coleção de conjuntos.
Participam de 2 a 4 pessoas (mas tem a expansão que aumenta pra até 6). Cada jogador recebe um conjunto de peças com formatos diferentes, estilo tetris ou tangram. Em cada turno, os jogadores recebem um novo tabuleiro individual, que contém o espaço do quebra-cabeça que deve ser resolvido com as peças.
Embaixo dessa área, aparecem ícones, que são os mesmos que estão no dado, e relativo a cada ícone, uma lista com as peças que deverão ser usadas. Por exemplo, se o "elefante" for o resultado do dado, o jogador vai usar as peças X, Y e Z, como mostra o tabuleiro que ele está utilizando.
O jogador da vez rola o dado, e ao mesmo tempo vira a ampulheta. Dentro desse tempo (por volta de 50 segundos, se não me engano), os jogadores devem resolver o quebra-cabeça. Quando conseguir, o jogador deve dizer "
Ubongo". Então, ele pode mover o seu peão (não é obrigatório) e pegar as duas pedras na sequência. Enquanto tiver tempo, os outros jogadores também podem fazer isso, na medida que forem montando o seu quebra-cabeça. A diferença é que o primeiro pode mexer até 3 espaços, o segundo 2, e assim vai.
Depois de 9 rodadas, o jogo termina. Quem tiver um conjunto com o maior número de pedras da
mesma cor, vence. Caso dê empate, é contado o número de pedras da segunda cor mais numerosa.
É um jogo bem simples, mas muito divertido! Dá uma agonia quando não conseguimos montar de jeito nenhum o maldito quebra-cabeça, ou quando vemos o tempo terminando. Mas também é muito legal conseguir fechar tudo bem rápido e gritar Ubongo e ir pegar as pedras antes de todo mundo.
Vale dizer que esses tabuleiros individuais, que tem os quebra-cabeças, tem dois lados. Um deles é o modo fácil, que utiliza 3 peças pra ser resolvido, e do outro é o modo avançado, que usa 4 peças. Com 3 é até tranquilo, de vez em quando tem um que não dá pra resolver, mas com 4 é difícil, ainda mais no tempo curtinho!
E aí tem uma regra a mais: caso
ninguém tenha resolvido até o fim do tempo, é jogada mais uma rodada com o mesmo quebra-cabeça. Aí sim, se depois dessa colher de chá ninguém resolveu, segue o jogo normalmente, descartando o atual e recebendo um novo.
A caixa é grandona (até demais, podia ser metade do tamanho), mas tem um insert muito bom, deixando tudo bem organizado. Os componentes são simples, mas legais, além de terem excelente qualidade. O único contra que eu achei foi a respeito das cores das pedras. Tem um amarelo e um
quase amarelo. No primeiro jogo, eu fui catando todas achando que era a mesma cor. Mas aí a gente se deu conta que eram diferentes!
Enfim, é um jogo que funciona muito bem como party game, o agito é garantido! Ah, e outra coisa que é legal de mencionar: dependendo do grupo e do local, é massa encher o pulmão e gritar
Uboooongo!