
Fields of Arle é um jogo do Uwe "Agricola" Rosemberg lançado em 2014 para apenas 1-2 jogadores, com uma duraçao estimada de 2h. Seguindo o padrao do autor, Fields of Arle é um eurogame médio-pesado de worker placement, onde cada jogador tem uma propriedade em Arle (atual norte da Alemanha) visando prosperar e acumular o maximo de pontos de vitória.
Componentes:

Primeiramente, cada jogador tem duas cartelas que representam:
1) A sua propriedade, que começa com uma plantação de trigo, uma plantação de linho, uma tenda com 1 cavalo, uma entrada para o pântano com quatro cubos de turfa (peat) e três terrenos pantanosos que podem ser drenados para extrair turfa, que servem para aquecer a casa durante o inverno.
Em adição, uma boa parte da sua propriedade está alagada. Para demarcar as terras secas habitáveis, existem cinco diques. Um jogador pode executar uma ação para mover peças de dique cada vez mais para cima da cartela, simbolizando o cercamento e drenagem das águas para ganhar mais área para plantar e construir.
Finalmente, essa cartela tem dois traçados:
- À direita, serve para marcar o estoque de comida, trigo, linho, lã e pele (hide). Para cada um destes bens há um marcador respectivo que marca a reserva de 0 ao máximo de 15 (a comida tem 2 marcadores, indo de 0 a 30). No final do jogo, o traçado também indica se o marcador daquele bem acumulado confere pontos de vitória.
- À esquerda, o traçado serve para marcar quantos pontos de vitoria (de 0 a 10) o jogador obtérá no fim do jogo ao realizar viagens comerciais em certas cidades. A outra cartela detalhada abaixo tem uma área contendo várias peças de cidades com nomes diferentes. Se o jogador tiver carroças e certos bens, ele poderá transportar esses bens, ganhando uma boa quantidade de comida E avançando neste traçado de pontos. Cada cidade só pode ser visitada uma vez e as peças de cidades maiores precisarão de carroças de capacidade superior.
2) A outra cartela é um local para armazenar suas carroças e botes de turfa, além de guardas as peças das cidades. O uso destes veículos será crucial para conseguir bens aprimorados, que poderão ser usados para construir os prédios mais avançados, vender por comida nas viagens para as cidades ou simplesmente serem estocados para conceder pontos de vitória no fim do jogo.
Além dos bens representados pelos marcadores, os materiais abaixo existem como peças independentes que podem ser acumuladas pelo jogador. Alguns destes materiais são peças com dois lados, indicando o lado aprimorado com pontos de vitória (coloquei em parênteses o nome do aprimoramento ):
- Madeira (madeira trabalhada)
- Barro (tijolo de barro)
- Tecido de linho (vestimenta de verão)
- Tecido de lã (vestimenta de inverno)
- Couro (vestimenta de couro)
- Cavalos
- Vacas
- Ovelhas
- Turfa
O componente mais importante do jogo é o tabuleiro central, que exibe as numerosas ações que o jogador pode fazer em cada rodada.

Agora, o ponto mais interessante do Fields of Arle é a divisão das ações por estação. O jogo dura 9 rodadas, estas alternadas entre verão e inverno (haverá 5 verões e 4 invernos em uma partida). Todas as ações do jogo são divididas entre ações de verão e ações de inverno. Para usar as ações, cada jogador tem quatro marcadores de pessoas para usar a cada rodada (um total de 36 ações para cada jogador em uma partida)
No tabuleiro central, as ações que só podem ser executadas durante o verão ficam no lado esquerdo, enquanto as ações que só podem ser executadas no lado direito. Porém, uma vez por rodada, qualquer um dos dois jogadores pode ignorar essa restrição e ativar uma ação da estação oposta. Se por acaso o jogador que inicia a rodada fizer isto, o outro jogador passará a ser o jogador inicial na próxima rodada. Essa é a única forma de mudar o jogador inicial!
Na parte inferior do tabuleiro há um marcador e um traçado para definir em qual rodada/estação o jogo está, além de 4 espaços na esquerda (verão) e na direita (inverno), onde ficam os marcadores das pessoas dos dois jogadores no inicio da rodada. Durante os turnos de uma rodada, cada jogador, alternadamente, retira um dos marcadores destes espaços e ativa uma ação.
Na área mais esquerda do tabuleiro, fora do setor das estações, fica a área das construções. Estes prédios têm custos descritos no tabuleiro, sendo que alguns sempre estão presentes a cada partida, enquanto outros são sorteados no inicio da partida. Considero esta diferença de construções o principal fator de rejogabilidade do Fields of Arle.
Resumo geral da rodada: A cada rodada, os jogadores agem em alternância quatro vezes usando seus marcadores de pessoa e obtendo o benefício da ação. Após realizarem todas as ações, caso algum jogador tenha carroças, eles podem ocupar os espaços das carroças com bens para serem aprimorados. O espaço nas carroças também pode ser ocupado por peças de cidades que significa que aquela carroça está indo para aquela cidade específica e entregar um ou mais bens descritos na peça, em troca de comida e avanço no traçado da viagem. O uso das carroças é vital para o desenvolvimento do jogador, sendo que alguns bens e peças de cidade exigem carroças maiores.
Durante o verão, eis algumas ações que o jogador pode fazer
- Extrair turfa* + ganhar 1 cavalo
- Mover dique* + ganhar ovelha/vaca
- Obter barro*
- Extrair madeira*
- Obter arado e ganhar 1 plantação trigo/linho por arado
- Pagar 1 comida e crescer um bosque em sua terra ou construir um prédio
- Melhorar sua oficina*
- Construir um prédio
- Construir um prédio ou 1 tenda
- Fazer melhoria de uma carroça, tenda, florestas (virando parques) ou bote de turfa
- Pagar comida para imitar uma ação já feita esta rodada ou construir um prédio.
Durante o inverno, segue algumas ações que o jogador pode realizar:
- Melhorar sua oficina*
- Assar* Trigo (ou linho, se não tiver), gastando 1 turfa (ou madeira, se não tiver) para obter 6 comidas.
- Converter 1 barro* para obter 3 comidas e 1 turfa
- Pagar 1 comida (ou trigo, se não tiver) para ganhar 4 madeiras ou construir 1 prédio
- Mover 1 dique e fazer melhoria de uma carroça, tenda, florestas, ou bote de turfa
- Construir uma carroça ou bote de turfa
- Converter linho em tecido de linho*
- Converter pele em couro*
- Obter turfa
- Converter animais em comida e pele
- Pagar comida para imitar uma ação já feita esta rodada ou construir
* Toda ação acima que está marcada por asterisco possui ao seu lado um setor dividido em números. Esta é a oficina daquela atividade. Cada jogador tem um marcador de sua cor em cada uma dessas oficinas e quanto maior o número daquela oficina, mais recursos obtém ao realizar a atividade correspondente. Por exemplo, a ação de cortar madeira depende de quantos machados possuir (que é o nome da oficina desta ação). Se o marcador do jogador que fez a ação está no “4”, ele obterá 4 madeiras. Para avançar estes marcadores, a principal forma é ativar a ação “Melhorar sua oficina”.
Lembrete: A cada rodada de verão, é possível realizar uma ação de inverno e vice-versa. Se um jogador já fez isto, o outro não pode fazer essa ação fora de estação na rodada.
Transportando bens: Após todas as ações serem feitas, caso algum jogador tenha alguma carroça e bens, ele pode ocupar os espaços das carroças (que vão de 1 a 4). Note que certos bens ocupam 2+ espaços. O jogador também pode aproveitar o espaço das carroças para colocar uma peça de cidade, que ocupam 1 a 4 espaços.
Quando todas as carroças estiverem ocupadas, as peças de bens que estão nas carroças são viradas para o seu lado aprimorado. Por exemplo, se carregou uma carroça de três espaços com 1 tecido de linho e 1 barro, no final da rodada estas peças são viradas, tornando-se 1 vestimenta de verão (que vale mais pontos de vitória) e 1 tijolo de barro (que vale ponto de vitória e é usado em construções avançadas).
No caso das peças de cidade, cada peça possui uma ilustração mostrando que bens a cidade deseja e quanta comida ela oferece em troca de cada bem. A peça da cidade é carregada na carroça e no final da rodada o jogador gasta os bens desejados e obtém a comida. Note que o jogador precisa apenas realizar 1 troca para usar a peça da cidade, não é preciso realizar todas as trocas. Finalmente, a peça da cidade não será mais usada e serve para cobrir o caminho de pontos de vitória por viagem, na cartela do jogador. Quanto mais peças de cidade forem usadas, mais pontos serão concedidos (até o máximo de dez).
Botes de turfa: Apesar de ocupar espaço na cartela das carroças, os botes de turfa não entregam bens para cidades ou para serem aprimorados. A qualquer momento, o dono do bote de turfa pode trocar quantos cubos de turfa possuir por comida, trigo, linho, lã e pele.
Fim da estação: No fim de cada estação, o jogador precisa pagar alguns custos para a sobrevivência das suas pessoas. Em adição, dependendo se for verão ou inverno, é feita a colheita e/ou nasce animais.
Verão: Cada plantação de trigo aumenta o estoque de trigo em 1. Ovelhas e vacas produzem leite, que aumentam o estoque de comida dependendo de quantas ovelhas e vacas possuir. É preciso alimentar a família, pagando 3 de comida e preparar o aquecimento da propriedade para o inverno que seguirá, precisando pagar 2 cubos de turfa.
Inverno: Cada plantação de linho aumenta o estoque de linho em 1. Para cada par de animais iguais que estiverem abrigados em tendas ou estábulos, recebe-se 1 animal novo do estoque. Tosqueiam-se ovelhas, aumentando o estoque de lã em 1 por ovelha que possuir. É preciso alimentar a família, pagando 3 de comida.
Comentário: Caso não consiga suprir suas pessoas, perdem-se pontos de vitória, mas a alimentação (e aquecimento) em Fields of Arle é bem tranqüila se comparada ao Agricola ou Le Havre, podendo até usar trigo se não tiver comida (e madeira se não tiver turfa). A única dificuldade que senti foi ao planejar o estoque de uma grande quantidade de comida para comprar prédios especiais.
Fim da partida: Após o término da 9ª estação, a partida termina e contabilizam-se pontos de vitória.
Perde-se pontos de vitória por:
- Não ter aquecido ou alimentado a família durante as estações
- Não ter movido os diques até o alto da sua propriedade (perde-se até 3 pontos)
- Não ter drenado as três áreas pantanosas e retirado toda a turfa destas (perde-se até 12 pontos)
- Não ter nenhuma carroça de porte mais avantajado na sua cartela (perde-se 1 ponto)
Ganha-se pontos de vitória por:
- Peças de bens aprimorados (vai de 0.5 a 2.5 pontos, dependendo da peça)
- Prédios, bosques, parques, carroças, tendas, estábulos e botes de turfa.
- Número de cavalos/ovelhas/vacas (0 pontos por cada exemplar do tipo de animal que tiver mais, 2 pontos por cada exemplar do tipo de animal que tiver menos, 1 ponto por exemplar do terceiro tipo)
- Estoques elevados de trigo, lã, pele, linho e comida (este último tem dois marcadores, sendo pontuados os dois
- Viagem pelas cidades
Critérios de avaliação:
Apelo a não boardgamers: *. O jogo intimida, é pouco amigável para iniciantes pelo número de opções e nuances da mecânica.
Complexidade: ***. A mecânica em si não é difícil, mas os detalhes no transporte de veículos, as opções para as ações em cada estação e como planejar sua estratégia são os pontos que tornam esse jogo mais complexo.
Independente de idioma? Não.
Preço: *****
Opinião: Fields of Arle é um jogo muito bom e um dos melhores de 2014. No meu ranking, estaria em 26º ou 27º. Se comparar apenas entre os cinco jogos do Uwe que mais gosto, as posições ficariam assim:
1 – Caverna
2 – Ora Et Labora
3 – Agricola
4 – Fields of Arle
5 – Le Havre
Infelizmente, pesa muito para mim o fato do Fields of Arle ser um jogo para apenas 1 e 2 jogadores e caro (o tempo de duração também não ajuda). Eu tenho amigos que tem esse jogo e se fosse escolher um jogo do Uwe considerando que haja apenas 2 participantes, a minha ordem de preferência seria:
1 – Caverna
2 – Ora Et Labora
3 – Fields of Arle
4 – Agricola (com 2 jogadores reduz-se muito as ocupações)
5 – Le Havre
Mas como frisei no início da seção, isto é apenas a minha opinião. Tem gente que adora Le Havre mais que tudo. Terá gente que achará o Arle como o melhor jogo do Uwe para dois. Acima dos critérios de avaliação que coloquei e das minhas preferências subjetivas, perguntem-se:
- Eu terei algum jogador regular para aproveitar várias partidas de um jogo euro médio-pesado de 2 horas?
- Eu gosto do estilo do Uwe e já tenho algum jogo dele? Se sim, você teria espaço na prateleira para um jogo dedicado a partida solo ou a dois exclusivamente? Mesmo que você goste de mesas de 3+ ?
- Mesmo que não imagine jogar tanto assim, você se interessa pelo estilo desse autor e compraria mesmo que o jogo seja caro?
Se a resposta for sim, vá em frente. O Fields of Arle é um excelente jogo e tem uma mecânica sólida.
Fonte das imagens: arquivos da Ludopedia