Foi concluído com sucesso o 2º Campeonato Pernambucano de TI4, realizado de 07/09 a 10/11/2019.
Pra quem quiser saber como foi o 1º campeonato (realizado de 11/06 a 18/08/2019), segue o link para o tópico:
https://www.ludopedia.com.br/topico/33109/1-campeonato-pernambucano-de-twilight-imperium-4
Decidimos aumentar o número de participantes de 20 para 25, formando 5 mesas de 5 pessoas onde o vencedor de cada mesa se classificou para a final.
O mapa utilizado em todas as partidas do campeonato foi o mapa para 5 jogadores utilizado no torneio do podcast Space Cats Peace Turtles, que utiliza o hyperlane para balanceamento do mapa para 5 jogadores sem utilização de bens de comércio para compensação de posições no mapa.
Fase Classificatória:
Para cada partida foram sorteadas 3 raças para cada jogador, que escolhiam uma delas.
Resultados:
Mesa 1 - 07/09:
- Remi (Letnev) - 10
- Djeefther (L1Z1X) - 8
- Saulo (Jol-Nar) - 8
- Gustavo Camara (Sol) - 7
- Henrique (Yssaril) - 3
Duração: 6h 15min
Mesa 2 - 15/09:
- Thiago Amorim (Naalu) - 10
- Savio (Yssaril) - 8
- Edson (L1Z1X) - 7
- Demetrio (Jol-Nar) - 7
- Leandro (Mentak) - 4
Duração: 5h 50min
Mesa 3 - 22/09:
- Thiago Fernandes (Naalu) - 10
- Amaro (Muaat) - 6
- Paulo (L1Z1X) - 6
- João (Mentak) - 6
- Rafael Gustavo - WO
Duração: 3h 35min
Mesa 4 - 22/09:
- León (Mentak) - 10
- Ítalo (Sol) - 8
- Euclides (L1Z1X) - 5
- Raphael Aguiar (Xxcha) - 4
- Rafael Medeiros (Yssaril) - 2
Duração: 5h 50min
Mesa 5 - 29/09:
- Yamani (Naalu) - 10
- Lucas (Hacan) - 7
- Gustavo Carneiro (Jol-Nar) - 6
- Gleydson (Creuss) - 4
- Fillype - WO
Duração: 6h
Final:
Nenhum dos finalistas do 1º campeonato conseguiram repetir o feito no 2º campeonato e tivemos uma final totalmente diferente da anterior.
Para a partida final utilizamos novamente o sistema de ban-and-pick para escolha de raças. A ordem de escolha era inversa à ordem de banimento, que foi sorteada pelos organizadores.
Ficou definido que o último jogador a escolher sua raça começaria com o marcador de porta-voz. A posição de cada um na mesa foi sorteada durante o setup.
Raças banidas:
Thiago Amorim: Naalu
Thiago Fernandes: Sol
Leon: Jol-Nar
Yamani: Xxcha
Remi: Mentak
Raças escolhidas e as cores utilizadas na partida:
Remi: Hacan (amarelo)
Yamani: Yin (roxo)
Leon: Saars (preto)
Thiago Fernandes: Yssaril (verde)
Thiago Amorim: L1Z1X (azul)
Obs: Como dessa vez eu me classifiquei para a final, o relato da final está em 1ª pessoa de acordo com minha perspectiva e os fatos mais marcantes que me lembro da partida.
Rodada 1
Apesar de ninguém ter conseguido pontuar, vários acordos foram feitos e até desfeitos na primeira rodada.
Ao ficar vizinho de Yamani (Yin - roxo), eu (L1Z1x - azul) ofereci trocarmos nossas cartas de cessar-fogo e ele aceitou. No entanto, após ele usar sua carta de reposicionamento para remover o marcador de comando do sistema que era vizinho ao meu, eu (que peguei a carta de tecnologia e consegui pesquisar 2 tecnologias para fazer meu propulsor de gravidade) me movimentei para o sistema entre a Nebulosa e a Fissura de Gravidade, à frente da tropa dele.
Yin considerou isso uma traição e já declarou que nosso acordo estava rompido, me atacando em seguida. Ele alegou que aquele sistema era crucial para seu caminho até Mecatol Rex, e que se eu o quisesse deveria tê-lo avisado para que ele tivesse usado o reposicionamento no sistema do lado oposto. Como eu possuía mais naves que ele decidi arriscar e não gastei a carta cessar-fogo nesse momento. Mas acabei perdendo o combate, o que me atrasou bastante e me deixou muito mal na partida.
Do outro lado, Leon (Saars - preto) e Thiago Fernandes (Yssaril - verde) também trocaram suas cartas de cessar-fogo, então eu sabia que a bola dos Saars provavelmente viria pro meu lado.
Remi (Hacan - amarelo) para não ficar sem acordos ofereceu sua carta de apoio ao trono para o Yin, em troca da minha cessar-fogo, que estava com o Yin. O acordo foi feito e todos ficamos surpresos ao Yin anunciar seu ponto com o apoio ao trono, pois não sabíamos que carta ele tinha dado em troca para convencer Hacan.
Situação ao final da rodada 1:

Rodada 2
Embora o Yin tivesse rompido seu acordo comigo, não quis me vingar pois eu precisava fazer uma partida de recuperação, e à essa altura, considerava a vitória quase impossível, pois todos tinham se expandido bem na primeira rodada, e eu estava com poucos planetas. Propus mantermos a paz a partir de agora e Yin aceitou, pois pretendia ir em direção a Mecatol, e poderia ficar tranquilo com acordos de paz com seus 2 vizinhos.
No entanto Saars pegou Mecatol primeiro, fazendo mais 1 ponto.
Enquanto isso, Hacan roubou de Yssaril os planetas do sistema do Hyperlane.
Situação ao final da rodada 2:


Rodada 3
Como eu vi que Yin e Saars iriam brigar por Mecatol, ofereci ao Saars a carta de cessar-fogo do Yin em troca do apoio ao trono dele. Como eu era o mais fraco da partida no momento, ele aceitou e eu fiz meu primeiro ponto.
Sempre em busca de novos planetas para conseguir os bens de comércio de bônus, e para enfraquecer o 2º colocado na partida, Saars aproveitou que a nave almirante de Yin ainda estava distante e tirou suas naves de Mecatol e atacou o Yin. Nesse momento os 2 declararam guerra, que durou até o fim da partida, o que ajudou bastante os outros 3 jogadores.
Eu e Yssaril começamos a pegar os planetas que o Saars abandonou apenas com marcadores e começamos a nos recuperar na partida. Completei meu primeiro objetivo privado: "Possuir 5 encouraçados".
Situação ao final da rodada 3:


Rodada 4
Yin tentou atacar Saars com sua nave almirante mas nesse momento Saars utilizou o cessar-fogo do Yin que estava com ele, para surpresa dos jogadores.
Yin na jogada seguinte atacou Saars na nebulosa e destruiu 1 das suas 2 docas. Logo depois Saars utilizou a carta para atravessar sistemas com naves inimigas e roubou o planeta natal do Yin.
Hacan aproveitou a paz e foi aumentando sua riqueza e se preparando para os objetivos de nível 2 que poderiam aparecer.
Eu peguei os 2 planetas natais do Saars, que estavam abandonados. Consegui cumprir meu segundo objetivo privado, de possuir naves adjacentes ao sistema natal de outro jogador.
Situação ao final da rodada 4:


Rodada 5
Na fase de pauta da rodada anterior, um objetivo de nível 2 extra foi revelado, devido ao resultado de uma pauta.
Yin finalmente conseguiu utilizar sua nave almirante e destruiu a última doca do Saars, o que equilibrou totalmente o jogo, já que Saars era o único que havia disparado na pontuação. Além disso, ainda conseguiu recuperar seu planeta natal. Saars, sem doca e com poucas naves, se isolou em Mecatol Rex.
Consegui pegar a carta Imperial e pontuar o objetivo de nível 2 durante a fase de ação e mais 1 de nível 1 na fase de situação, assumindo a liderança pela primeira vez.
Situação ao final da rodada 5:


Rodada 6
Na fase de pauta da rodada 5, precisávamos votar em um objetivo privado cumprido por algum jogador para que ele se tornasse público e pudesse ser cumprido por outros jogadores. Não querendo votar no meu objetivo de 5 encouraçados para não dar 1 ponto ao Hacan, os outros jogadores acabaram votando no objetivo privado "possuir 3 docas" do Hacan, não percebendo que eu possuía 2 docas e poderia conquistar esse objetivo se saísse a carta construção. Isso acabou decidindo a partida.
Na fase de estratégia, peguei a carta de liderança para pontuar primeiro na fase de situação e tentar arriscar a vitória nessa rodada, pois acreditava que o Hacan chegaria aos 10 pontos nessa rodada, então minha chance seria pontuar antes. O último a escolher acabou escolhendo a carta de construção, o que me deixou tranquilo, pois eu conquistaria 1 objetivo público, já que os outros estavam distantes, pois eu só possuía 2 planetas de cada tipo. Então tudo dependia de eu conseguir conquistar meu último objetivo privado para ganhar o jogo: "Ganhar um combate espacial com minha nave almirante, sem que ela seja destruída nesse combate".
Yin me atacou com 3 naves no sistema do planeta Lodor e o buraco de minhoca alfa. Eu possuía a carta que permitia eu dar 3 tiros de artilharia espacial com minha doca no sistema adjacente e embora eu tenha perdido o combate, consegui reduzir a frota dele a apenas 1 porta-naves. Ele caiu na minha isca e minha nave almirante o atacou em seguida, e consegui cumprir meu objetivo privado.
Ao ver que minha vitória estava encaminhada, Hacan me atacou com tudo para no sistema adjacente ao meu sistema natal para roubar os 2 planetas, impedindo que eu fizesse um objetivo público. Ele precisava conquistar os 2 planetas, pois eu possuía 4 planetas azuis nesse momento e 3 docas. Então havia 2 opções de objetivos que eu poderia cumprir. Ele conquistou o primeiro planeta, e na batalha pelo planeta da minha doca, 1 infantria contra 1, ele acertou no dado mas eu tb acertei, permanecendo apenas com a doca no planeta, garantindo a vitória. Caso eu não tivesse feito esse ponto, Remi (Hacan) teria chegado aos 10 pontos na fase de situação. Como eu possuía a carta liderança, pontuei antes e ninguém mais pontuou.
Situação ao final da rodada 6:


Vitória emocionante em um jogo que parecia perdido já na 1ª rodada.
Excelente partida e excelente campeonato.
Parabéns a todos os participantes.
Próximo mês começaremos o 3º campeonato.