Lançado na linha Pocket da Paper Games, em Bandido os jogadores tentam de forma cooperativa, impedir que o ladrão fuja da prisão bloqueando seus túneis ou fazendo que ele dê voltas sem chegar a lugar nenhum, mas não pensem que isso é uma tarefa molezinha não!
A primeira carta com a figura do ladrão é colocada no centro da mesa, cada jogador recebe então 3 cartas e depois de definirmos quem começa o jogador da vez é obrigado a colocar uma das suas cartinhas da mão.
O lance é tentar diminuir ao máximo as saídas
do Bandido.
O lance é que temos carta que fecham o caminho (com uma lanterna ao final), mas temos também um monte de cartas que só aumentando o caminho do jogo, e o que é pior, acabam por dificultar ainda mais a tarefa de fechar todos os caminhos possíveis.
O divertido então é tentar fazer com que os caminhos abertos deem voltas em si se fechando, para assim diminuir as chances do ladrão conseguir fugir.
Caso o jogador precise colocar uma das suas cartas e não consiga, ele pode colocar as suas três cartas no final da pilha de compras, comprar novas três cartas e aí colocar uma carta dando continuidade à partida que segue até que uma entre duas situações possam acontecer.
As vezes a mão vem com cartinhas boas,
mas as vezes elas atrapalham um bocado.
Caso a todas as cartas tenham sido jogadas e algum caminho ainda esteja aberto, o ladrão consegue fugir e todos perdem, mas em qualquer momento do jogo em que todas as saídas estiverem bloqueadas, os jogadores vencem.
Bandido é um joguinho leve, rapidinho, divertido e desafiador, ele tem uma "vibe" parecida com o Saboteur, mas com o diferencial daqui todos saberem que estão no mesmo time, mas isso as vezes não ajuda em nada com as cartas que a gente tem na mão para baixar.
No final as vezes é bem difícil impedir o Bandido
de fugir, mas o jogo diverte.