Em certo momento da história, as facções deste canto do universo já quiseram colonizar pacificamente a galáxia. Entretanto, a natureza da vida senciente fatalmente levou-as a uma condição voraz de competição por espaços, recursos, poder e glória – inclusive com a criação de dissidências dentro das próprias facções. As diferentes espécies da galáxia ambicionam agora apenas um projeto: a dominação total.
Recentemente estive pensando em como seria se dois dos meus jogos favoritos tivessem suas mecânicas misturadas. No caso, como seria se Projeto Gaia tivesse o feeling de Dominant Species. E o resultado é Dominant Gaia, um conjunto de regras que introduz apenas o conceito de dominância de DS a Gaia.
É claro que não foi possível reproduzir fidedignamente a sensação de DS em Gaia – ao menos não sem enormes mudanças nas regras. Também optei por não introduzir uma ação específica de dominação ou bônus por cartas de dominação, mas algo que trouxesse apenas um flavor de dominação e competição em Gaia sem que sua essência fosse perdida. Isso se deve à natureza pacífica de Projeto Gaia, um jogo em que não há ataques diretos aos seus oponentes, diferentemente do feroz e ardil Dominant Species.
Este texto não tem a pretensão de ser uma sugestão de variante ou house rule. É apenas uma brincadeira e um chamado à discussão e elocubração sobre a mistura de mecânicas e dinâmicas de jogos que gostamos muito. Seguem as regras!
REGRAS DE DOMINÂNCIA
Em Dominant Gaia, cada setor da galáxia pode ser dominado por até uma facção por meio da obtenção de pontos de dominância (PD) pela construção de estruturas, conforme as tabelas a seguir. A dominação de setores concede aos jogadores a possibilidade de ganhar PV ao final da rodada.
Cada tipo de estrutura concede uma quantidade própria de PD. Tecnologias e habilidades de facção não afetam a quantidade de PD concedidos. De acordo com o tipo de planeta em que a estrutura está situada, pode haver um Bônus de Dominância, desde que a estrutura em questão não faça parte de uma aliança.
Isto representa o espalhamento da influência de uma facção. Cada setor é dominado por apenas uma facção, que é justamente aquela que tem mais influência por meio de uma grande quantidade de estruturas ou pela grande influência que cada estrutura exerce individualmente no setor.
Isto representa a demonstração de poder exercida por uma facção ao colonizar e prosperar em territórios cujas condições não são favoráveis à sua natureza.
- O jogador com a maior quantidade de PD em um setor deve colocar um cone de sua cor no centro do setor para marcar visualmente sua dominação. Caso haja empate em PD entre dois ou mais jogadores em um setor, nenhum deles o domina. Neste caso, nenhum cone é colocado.
- A partir do momento em que uma aliança é formada, todas as estruturas participantes desta aliança perdem seu Bônus de Dominância.
Isto representa uma dissidência da facção fechando-se para si pois tornou-se autossuficiente. É possível que, mesmo contra a sua vontade, esta dissidência ainda represente uma potência em um ou mais setores, por ausência de competição à altura aos seus arredores. Entretanto, as alianças dissidentes não estão completamente alheias aos acontecimentos externos...
- Satélites não concedem Pontos de Dominância, mas estruturas adjacentes a satélites oponentes têm seu valor reduzido 1 por cada cor de satélite adjacente. Múltiplos satélites de um jogador adjacentes a uma mesma estrutura não causam perdas extras. Ou seja, a redução máxima do valor de dominância de cada estrutura é de 1/2/3 numa partida com 2/3/4 jogadores.
Isto representa a vigilância espionagem de uma aliança sobre as facções próximas. As dissidências fecham-se para si, mas não são tolas. E, por mais que tenham distanciado-se dos seus ex-companheiros de facção, são gratos por seu passado e não os espionam com seus satélites.

No exemplo acima, o jogador vermelho domina o setor com 5 pontos de dominância. Amarelo e Azul têm, respectivamente, 1 e 4 PD.
Já neste outro exemplo, há necessidade de atualização da dominância pois o amarelo não domina mais o espaço. Você consegue apresentar o cálculo?
PONTUAÇÃO DE DOMINÂNCIA:
Em Dominant Gaia, a pontuação da rodada não acontece simultaneamente ao evento (construção de estruturas, avanço tecnológico, terraformação, formação de aliança).
Ao invés disso, a regra é alterada para que a pontuação da rodada seja é aferida ao final dela. No início da fase IV (encerrando uma rodada), siga os seguintes passos:
- Cada jogador checa quantos setores domina (se houver dúvidas quanto à dominação, recomenda-se que seja feita uma recontagem);
- Para cada setor dominado, pontua-se 3 PV por aliança (independente da localização da aliança ou a forma como o marcador foi obtido);
- Pontua-se o tile de pontuação da rodada uma quantidade de vezes igual ao número de setores dominados ao final da rodada. O número de estruturas ou qualquer outra informação a ser pontuada é aquele do final da rodada. Exemplo:
o O tile de pontuação de 2 PV por mina daria a cada jogador uma quantidade de PV igual a duas vezes o seu
número de minas em jogo ao final da rodada, multiplicado pelo número de setores dominado por este jogador.
Em virtude da natureza dos tiles de pontuação originais de Projeto Gaia, nem todos podem enquadrar-se nesta nova mecânica: o tile de terraformação, por exemplo, não cabe aqui. Portanto, eles podem ser reformulados. Sugestões:
o 1 PV por setor ocupado;
o 4 PV por setor dominado;
o 1 PV por tipo de planeta colonizado;
o 4 PV por nível de avanço na tecnologia com menos avanços;
o 3 PV por Marcador de Poder na área (I, 2 ou 3) com menos poder (0 se houver alguma área vazia);
o 1 PV por tile de tecnologia;
o 4 PV por tile de tecnologia avançada.
Com este conjunto de regras e as sugestões de tiles acima, eu suponho que as pontuações de Projeto Gaia saiam da casa dos 150+ pontos e tenham potencial para 300+ pontos. Reforço que estas regras não são balanceadas e não seriam aplicáveis sem alterações em outros aspectos do jogo - como, por exemplo, o balanceamento entre as próprias facções e a quantidade de income por rodada. Além de que, possivelmente, as trilhas de pontuação e as ações de CIQ
talvez fossem deixadas um pouco de lado para focar nos pontos de rodada.
Isso é Dominant Gaia! E aí, o que achou das idéias acima? Que outra sugestão você tem para implementar o Dominant Species em Projeto Gaia? Já pensou em misturar dois jogos? Quais? Como? Comenta aí!