Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Aprenda a Jogar e Estratégias
  3. Lisboa
  4. Erro de design ou faz parte da estratégia?

Erro de design ou faz parte da estratégia?

Lisboa
  • avatar
    tpcordeiro07/10/19 02:53
    avatar
    tpcordeiro
    07/10/19 02:53
    1778 mensagens MD

    Inspirado por esse bem sucedido post, alguém finalmente falando e se aprofundando sobre um jogo e suas estratégias, e não apenas reviews genéricas sobre novidades esquecidas em 1 semana, decidi criar esse tópico para discutir sobre um jogo, e que maneira melhor de começar já a 120 km/h do q por um Vital?
    Na verdade, minha motivação inicial não foi falar exatamente da estratégia, e sim de um ponto específico do jogo que me deixou intrigado.

    Para contextualizar de forma fácil para quem não conhece, em Lisboa basicamente vc precisa ter influência para fazer as ações dos nobres no tabuleiro. Porém só existem três formas de ganhar influência: comprar naus (que são finitas), obter bônus de influência (que também são finitos) ao colocar uma loja ou mover o cardeal até o ponto onde a pontuação da igreja acontece.
    Como falei, as duas primeiras opções são finitas no jogo, então em uma circunstância em que o jogador está com zero pontos de influência, as naus e bônus acabaram, a única coisa que lhe restaria para possibilitar mais ações seria mover o cardeal.
    Porém há 1 senão para se ficar atento: vc não pode realizar a ação do cardeal se vc já tiver ocupado todas os 4 slots de ficha de clero, não podendo descartar nenhum para trocar por outro. Dependendo de como o cardeal foi movido pelos jogadores ao longo da partida, vc pode chegar muito facilmente numa situação onde ele não chega no local de pontuação da igreja sem q vc encha os slots antes, então obter mais influência acaba ficando virtualmente impossível, oq pode deixar seu jogo totalmente travado, sem condições de fazer mais das ações principais dos nobres no tabuleiro principal.

    Essa situação já foi comentada até pelo próprio Vital Lacerda no BGG, mas como eu acho que lá os desdobramentos e consequências disso foram pouco explorados, eu quis iniciar a discussão aqui. Vcs acham que isso faz parte do jogo, que é obrigação do jogador se atentar para uma possível situação como essa, ou é uma falha do design do jogo criar uma situação em que um jogador pode ficar sem poder fazer diversas ações relevantes até o final da partida?

    4
    0
    8
  • Compre agora o jogo Lisboa na LUDOSTORE
    R$ 715,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • Amaral
    1278 mensagens MD
    avatar
    Amaral07/10/19 06:20
    Amaral » 07/10/19 06:20

    tpcordeiro::Inspirado por esse bem sucedido post, alguém finalmente falando e se aprofundando sobre um jogo e suas estratégias, e não apenas reviews genéricas sobre novidades esquecidas em 1 semana, decidi criar esse tópico para discutir sobre um jogo, e que maneira melhor de começar já a 120 km/h do q por um Vital?
    Na verdade, minha motivação inicial não foi falar exatamente da estratégia, e sim de um ponto específico do jogo que me deixou intrigado.

    Para contextualizar de forma fácil para quem não conhece, em Lisboa basicamente vc precisa ter influência para fazer as ações dos nobres no tabuleiro. Porém só existem três formas de ganhar influência: comprar naus (que são finitas), obter bônus de influência (que também são finitos) ao colocar uma loja ou mover o cardeal até o ponto onde a pontuação da igreja acontece.
    Como falei, as duas primeiras opções são finitas no jogo, então em uma circunstância em que o jogador está com zero pontos de influência, as naus e bônus acabaram, a única coisa que lhe restaria para possibilitar mais ações seria mover o cardeal.
    Porém há 1 senão para se ficar atento: vc não pode realizar a ação do cardeal se vc já tiver ocupado todas os 4 slots de ficha de clero, não podendo descartar nenhum para trocar por outro. Dependendo de como o cardeal foi movido pelos jogadores ao longo da partida, vc pode chegar muito facilmente numa situação onde ele não chega no local de pontuação da igreja sem q vc encha os slots antes, então obter mais influência acaba ficando virtualmente impossível, oq pode deixar seu jogo totalmente travado, sem condições de fazer mais das ações principais dos nobres no tabuleiro principal.

    Essa situação já foi comentada até pelo próprio Vital Lacerda no BGG, mas como eu acho que lá os desdobramentos e consequências disso foram pouco explorados, eu quis iniciar a discussão aqui. Vcs acham que isso faz parte do jogo, que é obrigação do jogador se atentar para uma possível situação como essa, ou é uma falha do design do jogo criar uma situação em que um jogador pode ficar sem poder fazer diversas ações relevantes até o final da partida?

    Se não me engano, há fichas do clero e um slot de casinha que você libera no tabuleiro individual que permite você usar moeda no lugar de influência. Ou seria o contrário? Não estou com o jogo aqui.

    0
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato07/10/19 07:07
    edeodato » 07/10/19 07:07

    Começar o tópico com um "erro de design" é um exagero.

    No tópico citado por você no BGG o próprio Vital esclarece que é proposital - na explicação da imersão o Marquês de Pombal está limitando o poder da igreja.

    Você pode realizar várias ações para mitigar essa situação:

    . Construindo naus e pontuando influência;

    . Construindo as lojas da esquerda que permitem pagar moedas no lugar de influência;

    . Construir lojas ou inaugurar prédios públicos em espaços que "motivem" seus adversários a construírem no bônus de andar com o cardeal;

    . Se estiver em jogo, pegar a ficha do clero que permite andar até dois espaços extras com o cardeal (praticamente te permitindo controlar o momento de subir o tesouro e de pontuar);

    . Se estiver em jogo, pegar a ficha de clero que permite pagar moedas no lugar de influência;

    . Fazer as ações dos nobres através do patrocínio de eventos, assim pagando moedas e não podendo ser seguido.

    No mais acho muito difícil essa situação ocorrer com grande frequência. Logicamente é algo que o jogador deve ser atentar.

    Recentemente jogando em 2p fui adquirir a quarta ficha de clero, mas, minha esposa possuía apenas uma: se eu não fizesse o cardeal andar ela poderia travar a ação por um tempo. Assim, esperei ela adquirir sua segunda pra fazer a ação novamente.

    A pontuação da igreja é muito forte (considerando que já tive jogos com diferença de pontuação menor que 5 perucas) e os benefícios concedidos pelas fichas são excelentes. Um jogador que deixa de pegar fichas e de andar o cardeal estará se prejudicando.

    No mais entendo dessa forma: todos sabem da regra e da limitação. Se você corre desesperadamente por quatro fichas de clero sem conseguir fazer a pontuação da igreja é um erro seu, um planejamento errado.

    Gosto muito desse tipo de limitação nos jogos do Vital e, aqui faz um sentido histórico gigante ainda por cima - foi o Marquês que iniciou a expulsão dos jesuítas de Portugal e suas colônias, inclusive no Brasil. Tudo para o Marquês era uma disputa por influência e ele percebia a necessidade de um Estado comercial mais forte que um Estado religioso.

    Abraços!

    24
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal07/10/19 10:59
    Ovatsug Rednal » 07/10/19 10:59

    Joguei apenas umas 3 ou 4 vezes e devo confessar que ou eu joguei muuuito errado (o que não acho tão possível, pq eu li e reli aquele manual umas 18 vezes, sem mentira), mas de verdade eu achei o gasto de influência algo bem mais burocrático do que estratégico no jogo.


    Ainda falando de vital, no galerist por exemplo tem realmente toda uma estratégia em voltar na trilha (faz tempo que joguei, não lembro direito). mas confesso que no lisboa, nem pra mim e nem pra nenhuma das pessoas que eu joguei, chegou a faltar ou sequer parecer que ia faltar influência. talvez seja pq não foram jogatinas aprofundadas estrategicamente então não houve tanto bloqueio, não sei. mas sei que no geral foi bem tranquilo ir nos nobres sempre que queria e a influência até sobrava.

    0
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa07/10/19 12:52
    crdpa » 07/10/19 12:52

    A influência faz bastante falta em algumas partidas, principalmente pra jogadores novatos.

    Agora, a situação colocada pelo criador do tópico não é falha do jogo. Poxa, se tu como jogador se deixou enfiar numa sinuca de bico dessas, a falha é sua.

    Acabaram as naus todas, já está com 4 fichas de clero e ainda não desbloqueou a construção que deixa gastar dinheiro no lugar de influência? Mancada.

    1
  • tpcordeiro
    1778 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro08/10/19 20:52
    tpcordeiro » 08/10/19 20:52

    edeodato::Começar o tópico com um "erro de design" é um exagero.


    Talvez "erro de design" seja realmente um pouco forçado, mas o meu ponto é pensar que todo jogo tem sempre algum "mecanismo" de autorregulação que impede o jogador de ficar sem ação possível por falta de algum recurso. No caso de Lisboa, isso pode acontecer até bem cedo durante o jogo. Ele até tem a opção de descartar uma carta por um ouro, mas nesse caso não serve pra muita coisa (aliás, nunca vi ninguém fazer essa "não ação" de pegar ouro).

    edeodato::Logicamente é algo que o jogador deve ser atentar.

    No mais entendo dessa forma: todos sabem da regra e da limitação. Se você corre desesperadamente por quatro fichas de clero sem conseguir fazer a pontuação da igreja é um erro seu, um planejamento errado.


    Acho Lisboa um jogo muito grande e complexo por si só, tanto de regras quanto estratégia, e reparar/saber que esse tipo de situação "sem saída" pode acontecer não fica muito evidente principalmente para um iniciante.
    Mesmo para quem já jogou algumas partidas, como eu, as vezes esqueço dessa possibilidade. Por exemplo, na minha última partida em 2p meu adversário colocou o cardeal em cima da pontuação de claro. Eu tinha 3 tokens, descartei 1 para ganhar perucas e influência, ficando então com 2 espaços para pegar mais fichas de clero. Acontece que, mesmo se eu andasse os 4 passos normais para pegar 2 tokens, ainda assim não chegaria novamente pela pontuação do clero se meu adversário não quisesse andar lá tb. Além disso, no caso específico dessa partida, tinha 1 token no tabuleiro a 2 passos de distância do cardeal (a ficha 5 - Ao Fim do Jogo, cada Projetos que você completou vale +1 Oficial de Estado) que, se meu adversário pegasse, passaria facilmente na frente nos projetos. A pontuação de projeto normalmente já é muito relevante, pois são 10 pontos de diferença, e reparamos que em 2 jogadores mais ainda, pois os 10 pontos passando de 1 jogador para o outro são, afinal, 20 pontos de diferença no total...
    Então eu não queria andar com o cardeal para ele não pegar o tal token. No final das contas influência não me fez tanta falta pq eu tinha o token #19 de não pagar influência para seguir a visita e, como vc mesmo indicou, peguei bastante carta de tesouro para fazer as ações principais dos nobres por patrocínios, mas vi claramente que o "deadlock" poderia ter acontecido se eu não "respaldado".

    edeodato::Gosto muito desse tipo de limitação nos jogos do Vital e, aqui faz um sentido histórico gigante ainda por cima - foi o Marquês que iniciou a expulsão dos jesuítas de Portugal e suas colônias, inclusive no Brasil. Tudo para o Marquês era uma disputa por influência e ele percebia a necessidade de um Estado comercial mais forte que um Estado religioso.


    Um jeito simples de resolver essa questão seria poder jogar fora token de clero para poder pegar outro. E nesse caso vc, por exemplo, poderia perder ao invés de ganhar as perucas da parte de trás. Ou talvez outra possibilidade, vc teria q descartar todos eles, não apenas um. Além de dar um tremendo desfalque para o jogador, já que os benefícios das fichas são excelentes, ainda ficaria coerente com a temática, afinal jogar ficha de clero fora seria como quebrar aquele acordo com a igreja, então vc teria um belo prejuízo por isso, mas pelo menos haveria dentro da própria mecânica do jogo uma forma de evitar que o jogador fique preso num loop sem influência.
    Mas mesmo com tudo isso não posso dizer q o Vital falhou, adoro os jogos dele, meu intuito é mais discutir as estratégias, planejamento, possibilidades, etc.

    Ovatsug Rednal::
    Joguei apenas umas 3 ou 4 vezes e devo confessar que ou eu joguei muuuito errado (o que não acho tão possível, pq eu li e reli aquele manual umas 18 vezes, sem mentira), mas de verdade eu achei o gasto de influência algo bem mais burocrático do que estratégico no jogo.



    Engraçado, nas minhas primeiras partidas, eu e o jogador contra quem costumo jogar tivemos a mesma impressão q vc, praticamente não gastamos influência, ficou tranquilo gerenciá-la, ao contrário das moedas. Mas à medida q jogamos mais partidas, começamos a ter outras possibilidades e sofremos com escassez de influência. Mas acho q depende bastante do jogo, que apesar de muito estratégico, é tb tático, com bastante custo de oportunidade.
    Só não entendi muito bem oq vc quis dizer com gasto ser "burocrático".

    Ovatsug Rednal::
    Ainda falando de vital, no galerist por exemplo tem realmente toda uma estratégia em voltar na trilha (faz tempo que joguei, não lembro direito).



    Concordo totalmente contigo, achei a natureza "multitarefa" da trilha do Gallerist (trocar por dinheiro, fama e ainda servir para copiar uma ação) bem mais interessante. Inclusive tematicamente pra mim faz muito mais sentido que, quanto mais influência vc tem, maior é a sua capacidade de trocar por dinheiro e/ou fama. Em Lisboa é o inverso, quanto mais se sobe na trilha de influência vc ganha proporcionalmente menos dinheiro, pra mim não fez muito sentido, mas isso já é outro ponto do jogo.
    Grand0rbiter::Acabaram as naus todas, já está com 4 fichas de clero e ainda não desbloqueou a construção que deixa gastar dinheiro no lugar de influência? Mancada.


    Vou te dizer q sempre libero primeiro as casinhas de produzir mais no mercado e as de desconto na construção de naus, a coluna de dinheiro por influência é minha última prioridade...

    0
  • Liam
    5 mensagens MD
    avatar
    Liam10/10/19 17:33
    Liam » 10/10/19 17:33

    Mas, se você não tiver influência suficiente para realizar uma ação, você pode pagar em perucas. (p.16 do manual, explicando sobre gastar influência para visitar um nobre).

    2
  • tpcordeiro
    1778 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro12/10/19 02:16
    tpcordeiro » 12/10/19 02:16

    Liam::Mas, se você não tiver influência suficiente para realizar uma ação, você pode pagar em perucas. (p.16 do manual, explicando sobre gastar influência para visitar um nobre).

    Rapaz, não é q vc tem razão? Tinha esquecido desse "detalhe"! Mas de qq forma, isso se torna quase impraticável. Ficar gastando apenas perucas ao invés de influência durante metade do jogo é assinar a derrota, em um jogo tão disputado como esse.

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal12/10/19 22:21
    Ovatsug Rednal » 12/10/19 22:21

    tpcordeiro "Engraçado, nas minhas primeiras partidas, eu e o jogador contra quem costumo jogar tivemos a mesma impressão q vc, praticamente não gastamos influência, ficou tranquilo gerenciá-la, ao contrário das moedas. Mas à medida q jogamos mais partidas, começamos a ter outras possibilidades e sofremos com escassez de influência. Mas acho q depende bastante do jogo, que apesar de muito estratégico, é tb tático, com bastante custo de oportunidade.
    Só não entendi muito bem oq vc quis dizer com gasto ser "burocrático"."






    Não sei se essa é à nomenclatura correta, mas eu chamo de burocrático um jogo q tenha alguma mecânica que eu não veja função alem de complicar desnecessariamente.


    Você disse que com o tempo isso pode mudar e pode ser mesmo por que joguei pouco, mas como disse, eu não senti dificuldade e nenhuma em gerenciar então me pareceu só burocracia por não chegar a afetar ninguém.


    Outro jogo que senti isso foi anachrony, que você tem vários tipos de trabalhadores, todos podem ir em todo lugar praticamente, mas se o A vai no lugar Y ao fazer a ação ele faz com bonus. Se o B fizer a ação faz normal. Se o C fizer a ação ele volta cansado e não pode ser usado até pagar X recursos e blablabla... Tipo, burocracia. Rs

    0
  • Amaral
    1278 mensagens MD
    avatar
    Amaral13/10/19 12:12
    Amaral » 13/10/19 12:12

    "Engraçado, nas minhas primeiras partidas, eu e o jogador contra quem costumo jogar tivemos a mesma impressão q vc, praticamente não gastamos influência, ficou tranquilo gerenciá-la, ao contrário das moedas. Mas à medida q jogamos mais partidas, começamos a ter outras possibilidades e sofremos com escassez de influência."




    Com 2 jogadores eu acho a influência mais tranqüila de gerenciar, mesmo colocando um oficial neutro em cada escritório no início da partida, como manda a regra. Com 3 ou 4 jogadores os escritórios ficam mais cheios,  fazendo a gente gastar mais influência. 

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
Lisboa - Erro de design ou faz parte da estratégia?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.