Saudações amigos bucaneiros!
Aqui quem vos escreve é o Thiago Castro, capitão do navio Bucaneiro.
O Teotihuacan em pouco tempo já está entre os tops do Brasil e do mundo (atualmente está na posição 78 entre milhares de jogos cadastrados no portal Board Game Geek), recebeu diversos selos de ótima qualidade de jogo e indicações a prêmios de melhor jogo do ano.
Mas dá para melhorar algo que já é de fato um jogo fantástico e que está no topo da lista de queridinhos de muitos board gamers?!
É isso que quero apresentar a vocês através dos módulos que vem na expansão Late Preclassic Period!
A expansão contém 5 módulos que podem ser jogados juntos ou separados. Diferente da segunda edição do Kingsburg, jogo que também trouxemos para o Brasil, é altamente recomendado utilizar todos ou quase todos os módulos juntos, pois acredite, você verá muitas vantagens (que descrevo melhor abaixo):
Módulo 1 - Sacerdotes
O fato de cada jogador ter um poder diferente é sempre muito estratégico em jogos de tabuleiro e com certeza era algo que fazia falta no Teoti. Saber que você tem vantagens e bonificações para realizar determinadas ações acaba ajudando bastante o planejamento desde o início do jogo e certamente faz com que jogadores busquem diferentes caminhos, mesmo que o jogador seja novo no jogo.
O módulo 1 vem com 10 sacerdotes para partidas de 2 a 4 jogadores e 6 para jogo solo.
Mas esse módulo não se trata de apenas ter poderes diferentes! Você terá que lidar com vantagens e também desvantagens do sacerdote que escolher ser.
Como por exemplo a habilidade da sacerdotisa que cultua a divindade Quetzalcohuātl (sim, preferimos deixar o nome original e não traduzir para algo como "João das Neves” rsrs..), a vantagem é que ao pegar uma ficha de descoberta de mascara, você deve avançar no templo de sua escolha e pegar um recurso qualquer. Porém, em compensação você não poderá pegar fichas de descoberta que não sejam de máscara, dependendo um pouco das escolhas de outros jogadores e de sua própria corrida para coletar o maior número de máscaras antes de qualquer jogador.
Pegar máscaras era algo secundário no jogo base, o que foi bastante melhorado por esse sacerdote e outros módulos do jogo que citarei mais a diante.
Módulos 2 - Auge do Desenvolvimento
Nesse módulo é adicionado o tabuleiro do templo laranja, onde os jogadores poderão adquirir habilidades especiais ao avançar nos degraus do templo.
Essas habilidades tem a mesma ideia das fichas de tecnologia, que te possibilitam realizar diversos combos com as ações do jogo, como por exemplo, no começo da trilha você poderá ganhar uma habilidade para receber cacau ao realizar determinadas ações, ou mais no final da trilha poderá obter poderosas habilidades como deixar de pagar salários nos eclipses ou até aumentar um número na sua coleção de máscaras
Parece poderoso demais?! Nem tanto... pois ao invés de subir em trilhas que te darão cacau, recursos ou pontos de vitória você estará gastando turnos para obter essas habilidades, o que deixa o jogo bem nivelado e com maior números de possibilidades estratégicas.
Reparem que mais uma vez o jogo aumenta a vantagem de investir em máscaras, mesmo que através de uma habilidade que é alcançada em degraus superiores da pirâmide laranja.
O tabuleiro de ação dos Nobres (6) ganha a possibilidade de adorar os deuses no templo laranja e obter uma ficha de descoberta como em outros locais de adoração do jogo.

Módulos 3 - Estações de progresso
Eu particularmente não gosto de elementos no jogo que nos faz jogar nossa estratégia no lixo devido a algum “evento” negativo que possa vir a acontecer sem podermos nos preparar.
Mas esse não é o caso!!
As estações deste módulo são apenas “eventos” positivos que irão te dar benefícios durante uma das 3 fases do jogo (separadas pelos eclipses). Vai depender de você, tirar maior proveito das vantagens concedidas pelas estações! Pois as estações valem igualmente para todos os jogadores.
É possível por exemplo vir uma ficha de estação muito vantajosa que te conceda 2 pontos de vitória quando avançar na avenida dos mortos, uma ficha que possibilite andar de 2 a 4 espaços ao invés de 1 a 3, ou até uma que te ajude a avançar degraus extras nas trilhas por 2 cacaus. De qualquer maneira é algo interessante que você poderá explorar ao máximo para obter vantagens perante os adversários.

Módulos 4 e 5 - Arquitetura e Desenvolvimento
Juntei esses dois módulos na análise pois creio que eles andam muito bem juntos, possuindo uma sinergia muito interessante para melhorar a ação de adoração e as fichas reais do tabuleiro de ação 1, que bloqueiam o trabalhador alocado nesses espaços.
Eles entram para nivelar o poder das ações de decoração e construção da pirâmide comparado a ação de adoração (ou bloqueio de trabalhadores). Afinal de contas quem bloqueia os trabalhadores com frequência, acaba não tendo tempo para coletar recursos e construir muito no jogo.
Então diminuíram o poder dessas duas ações?? Não é bem assim não!
Cada módulo substitui seu respectivo tabuleiro de ação (imagens abaixo) para adicionar, entre outros benefícios, uma opção onde o jogador consegue desbloquear um trabalhador.
Por exemplo, caso você chegue com um trabalhador de poder 4 ou 5, será possível desbloquear um trabalhador além de fazer a ação principal do tabuleiro. Isso faz com que seja possível bloquear um trabalhador antes de utilizar uma das ações desses tabuleiros, e isso meus amigos, abre diversas possibilidades que antes eram mais restritas.
Nas diversas partidas que joguei com a expansão, tanto a adoração quanto as fichas reais do tabuleiro 1 foram muito mais utilizadas do que na versão do jogo base, e isso fez com que o jogo explorasse algumas ações que eram geralmente mais atraentes apenas para o "late game" do jogo base.
Adicionalmente, e não menos importante, esses dois módulos também incentivam o jogador a investir em coletar máscaras, pois coleciona-las fica mais fácil quando temos maneiras mais eficientes de desbloquear o trabalhador que coletou a máscara.
Modo solo com mais "rejogabilidade"
Além do que resumi a respeito dos 5 módulos, há uma melhora significativa na variedade (a tal “rejogabilidade”) do Teotibot, o modo solo do Teotihuacan, pois a maioria dos módulos adicionam mais variedade para esse modo de jogo. Ainda farei uma resenha focada no modo solo aqui no Ludopedia, aguardem 
Resumo
Tanto para quem é expert no Teotihuacan quanto para quem está iniciando, essa expansão é recomendadíssima, pois adiciona mais estratégia e nivelamento sem deixar o jogo mais complexo e extenso.
De modo geral, a expansão além de aumentar o que chamamos de “rejogabilidade” (variedade do jogo), aumenta também o nivelamento de algumas estratégias e ações que não eram muito utilizadas no jogo base, como as ações que bloqueiam os trabalhadores e a coleção de máscaras. Adicionar poderes diferentes para cada jogador através dos sacerdotes e fichas de estações para que você consiga maximizar seus combos é algo bem versátil e divertido durante a partida.
Caso você queira apenas começar devagar, eu recomendo os módulos 4 e 5, que apenas substituem dois tabuleiros de ação em conjunto com o módulo 1(sacerdotes) que adiciona poderes diferentes para cada jogador.
Porém, como disse antes, jogar com os 5 módulos juntos é bem divertido e flui muito bem!
Comentem o que acharam da expansão, adoro ler e interagir com vocês!