Olá galera, voltando com mais uma resenha aqui para o canal, e dessa vez apresentando um dos jogos de controle de território que mais chamou a atenção do meu grupo nesses últimos tempos, apresento-lhes hoje o Rising Sun.
Sobre o Jogo
Eu vaguei por muito tempo pelo mundo, sem mestre e sem destino, como um ronin, como todos nesse posto eu não tenho mestre. Meu mestre deu a sua vida pela minha em um combate contra um Oshi-Oni, eu lembro muito bem daquele dia. O demônio me emboscou enquanto caminhava pela floresta, eu não tinha treinamento o suficiente para enfrentar aquele tipo de criatura, e por mais que eu tentasse e lutasse da melhor forma possível, a minha morte era certa. Após um confronto rápido, o resultado era inevitável, o Oshi-Oni estava com minha cabeça em uma de suas mãos e uma grande clava na outra, pronto para esmagá-la, até que meu mestre interveio.
Rising Sun é um jogo para 3 a 5 jogadores, com tempo médio de partida de 2 horas e lançado no ano de 2018, sendo seu lançamento aqui no Brasil pela Galápagos Jogos. O jogo traz como as suas principais mecânicas o controle de área, ações simultâneas, e jogadores com diferentes habilidades.
Em Rising Sun, cada jogador controla um Shogun que é líder de um clã de guerreiros, seu objetivo é retomar as terras de Nippon. Cada jogador inicia o jogo na sua província de origem, e ao longo da sua jornada vai ganhando novos territórios, fazendo e quebrando alianças com os outros clãs, pedindo ajuda aos espíritos guias nos seus santuários e até mesmo fazendo alianças com terríveis demônios para alcançar seu objetivo.
Rising Sun é dividido em quatro rodadas, cada uma delas representando uma das estações do ano, em cada rodada os jogadores podem fazer alianças ou não. A rodada de ações é dividida em 7 ações para os jogadores, onde na vez de um jogador ele vai pegar quatro tiles de ações de uma pilha e escolher uma dessas 4 ações. A ação que o jogador escolheu é executada por todos os jogadores na mesa, porém, se o jogador que escolheu a ação tiver alguma aliança naquela rodada, ambos os jogadores da aliança ganharão um bônus da ação.
O jogo possui somente cinco tipos de ações diferentes, logo são bem fáceis e simples de memorizar. Além disso, no seu playboard vem a descrição de todas as ações do jogo e seus bônus de aliança quando executadas. O jogo segue nesse sentido de escolha de ações entre os jogadores, onde os mesmos poderão ir fazendo alianças, se mover e invadir novas províncias, recrutar exércitos e etc. Ao final de quatro rodadas, o jogador que tiver feito a maior quantidade de pontos é considerado vencedor.
Componentes
Com um saque rápido da sua espada meu mestre cortou fora a mão do Oshi-Oni que estava segurando a grande clava, com dor o demônio me lançou longe, fui arremessado em um desfiladeiro que tinha perto dali, quando parei de rolar pude escutar ao longe o meu mestre confrontando o Oni, pego minha espada rapidamente e começo a subir o morro, tenho que ajudar o meu mestre antes que o pior aconteça. Quando estou na metade do caminho, o som da batalha se esvai juntamente com um grande urro do Oni, aperto ainda mais o passo, por favor mestre, aguente, eu estou chegando.
Rising Sun é um jogo com uma quantidade mediana de componentes, porém a grande maioria dos seus componentes são as suas belas miniaturas, praticamente 80% da caixa é destinada para alocação das miniaturas, tirando isso restam apenas alguns marcadores, playboard e cartas. Abaixo vou detalhar melhor as funções de alguns dos componentes principais do jogo.
Miniaturas
Em Rising Sun, cada um dos cinco clãs base vem com um conjunto de 10 miniaturas, sendo elas 1 Daimyo (líder do seu clã), 3 Shinto (que são os líderes espirituais do clã) e 6 Bushi (que são os guerreiros). Essas miniaturas representam os exércitos dos jogadores no tabuleiro de jogo, e embora inicialmente apenas o Daimyo tenha alguma diferença dentro de jogo em relação as demais miniaturas, cada um dos outros tipos de miniaturas pode receber benefícios futuramente com as cartas de estações, assim tornando seus exércitos mais fortes, rápidos e eficazes em combate.
O jogo base ainda conta com oito miniaturas de monstros, essas miniaturas são seres únicos, cada um com habilidades e características únicas, os jogadores podem fazer alianças com esses monstros durante a partida através das cartas de estações, após serem "recrutados", eles se tornam parte dos exércitos do jogador.
Cartas de Estações
As cartas de estações são diferentes tipos de melhorias que os jogadores podem treinar para melhorar o seu clã durante o jogo, essas cartas estão divididas entre cartas base (que sempre vão fazer parte do baralho do jogo) e cartas de conjuntos (Bule, Cavaleiro e Arcada). No início da partida os jogadores vão selecionar dois desses baralhos de conjuntos para serem integrados ao baralho base, assim é formado o baralho de melhorias da partida.
As melhorias são adicionadas a mesa a cada rodada, assim os jogadores podem adquirir novas habilidades e poderes para o seu clã, fortificando-o de várias maneiras, tais como para combate, movimento, habilidades utilitárias e até mesmo recrutando monstros.
Marcadores
O jogo possui vários marcadores, dentre eles os marcadores de santuários, alianças, fortalezas províncias, ronin entre outros, mas entre todos esses marcadores o mais importante é o de mandado político, esses marcadores dizem quais ações os jogadores têm disponíveis no seu turno. No começo do jogo, todos os marcadores de Mandado Político são embaralhados e forma-se uma pilha, na vez do jogador ele vai comprar quatro desses mandados e escolher um para executar a sua ação, todos os jogadores na mesa vão igualmente fazer a mesma ação escolhida pelo jogador.
Ao final da rodada, apenas sete dos dez mandados políticos serão executados pelos jogadores, deixando de fora da rodada três das possíveis ações fora de cada rodada de jogo.
Rising Sun é repleto de ótimos componentes, seus marcadores, cartas, tabuleiro e principalmente as suas miniaturas são de uma qualidade muito boa, mas o que gostaria de ressaltar mesmo é a qualidade dos detalhes que foram colocados nas miniaturas desse jogo, o que as deixam visualmente lindas em mesa, os monstros então, são muito acima do padrão, conseguiram fazer miniaturas de tamanhos bem grandes, cheias de detalhes e formas que ressaltam muito o tema.
Outro ponto que acho bem importante é a sua arte, ela se encaixa muito bem no tema, lembram muito a arte do Japão antigo, desde a arte no tabuleiro do jogo até os símbolos nas cartas e demais componentes do jogo, tudo é muito bem tematizado para que o jogador realmente sinta a sensação de estar controlando tropas do Japão Feudal, é tudo muito bonito de ver quando o jogo está em mesa.
Considerações
Ao chegar no topo do morro vejo uma cena que dificilmente veria em outro local que não fosse uma guerra, sangue e pedaços de carne estão espalhados pelas árvores e bambus ao meu redor, levei apenas alguns instantes para chegar ao topo do morro, mas pelo estado do local o confronto parece que durou dias, viro meu olhar para tentar achar o corpo do Oni em algum local, mas o que vejo é uma imagem que nunca mais vai sair da minha lembrança, em meio a uma poça de sangue vejo o corpo do meu mestre, corro em sua direção e chego até ele, mas já é tarde demais, não tenho o que fazer, a não ser cometer seppuku e honrar a morte do meu mestre com a minha, porém a vontade de vingança toma meu corpo e mente, eu exito, não faço o que deveria fazer, nego todos os ensinamentos que me foram passados, nesse momento me torno um ronin, mas não um ronin sem propósito.

Rising Sun possui vários pontos positivos na minha opinião, vou citar apenas alguns dos vários pontos fortes que vejo no jogo, iniciando pelas suas mecânicas. Em Rising Sun, temos a junção de várias mecânicas já conhecidas adicionadas em um único jogo, iniciando com o seu fácil sistema de combates, o que lembra (e muito) o Blood Rage, ele é bem simples de aprender, porém mesmo com a sua simplicidade, ele ainda oferece aos jogadores um bom nível de estratégia durante o jogo quando os jogadores vão posicionar suas tropas.
Outra mecânica que já foi consagrada em outros jogos (como Puerto Rico) é o sistema de seleção de ações, que faz com que cada jogador, durante a sua vez, escolha as ações de todos os jogadores daquele turno. Esse tipo de escolha que os jogadores fazem das ações é um dos pontos altos das estratégias do jogo, pois a escolha certa de ação durante a vez do jogador farátoda a diferença na sua estratégia de jogo e na dos seus oponentes. Essa e o movimento de tropas são as mecânicas chave para a vitória dos jogadores na partida.
Outra mecânica que gosto bastante é a seleção de cartas de habilidades, são com elas que os jogadores tornam seus clãs únicos durante as partidas, elas também são meio que a base inicial da estratégia dos jogadores, onde vai se moldando melhor de acordo com a aparição de novas cartas ao longo da partida, a junção de várias das cartas de estações tornam quase que únicas as estratégias escolhidas pelos jogadores, fornecendo assim uma grande rejogabilidade ao jogo.
Por fim, quero falar sobre o tema do jogo que me agrada muito. Eu sei que tema não influencia na jogabilidade, porém a boa junção de tema com mecânicas tornam a sua experiência de jogo melhor. Quando as mecânicas de um jogo se tornam bem encaixadas com o seu tema, o jogo torna-se mais prazeroso de se jogar, e é isso que esse jogo oferece, um ótimo tema com mecânicas muito bem encaixadas. Rising Sun não é um jogo rápido, porém com todas essas vantagens atribuídas a ele, você mal vê o tempo passar quando está jogando.
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