Jogatinas
Tivemos o casamento do amigo em comum
Glauco e com isso a oportunidade de no dia seguinte juntar toda a turma pra
Root.
Bob_,
N4t4n431,
isR34L e eu acabamos jogando apenas com as facções do jogo base, o que pra mim era inédito. Achei tudo muito bem equilibradinho de fábrica.
Novamente o jogo me impressionou com o tema, arte,
storytelling (e a possibilidade de gerar piadas) e aquele
loop onde raça empurra raça enquanto as outras buscam oportunidades em meio a essa fricção. Jogo fantástico para grupos dispostos a embarcar na brincadeira (bastante regrinha) e momentos de alta interação!
TheConcer ressuscitou e nos proporcionou uma ótima partida de
Russian Railroads. Havíamos jogado apenas no
Yucata e fazia tempos que a cópia física clamava por atenção. Minha estratégia industrial não foi suficiente pra vencer, mas me deixou em primeiro o jogo todo.
Lanzen venceu de virada.
Viva a Medalha de Kiev!
Tivemos nossa mais breve sessão de
Railways of Nippon. Foram 3 players finalizando a partida em 1 hora de 10 minutos, com a primeira vitória do nobre
Xicão desde sempre em qualquer jogo. Foi um jogo marcado pela dificuldade em melhorar as locomotivas, pois saíram poucas cartas de desconto no
upgrade. Terminamos o jogo com 4–3–3 de poder nas
engines e pontuação por volta dos 40, mas foi um JOGÃUM.
Novamente nos reunimos pra jogar
Russian Railroads, dessa vez a dois. Jogo delícia, pontuação pau a pau até o fim.
Na mesma sessão aprendemos
Discoveries: The Journals of Lewis and Clark. Excelente arte do
Vincent Dutrait (Medici, Broom Service)para uma simples alocação de dados e um bom jogo familiar.
E fomos para a primeira partida de
Russian Railroads em 4 players. O jogo escala muito bem, continua sendo bem veloz até para a proposta e peso (3.41 no BGG!), e fornece um interessantíssimo puzzle de combos e multiplicações. Foi minha pior partida EVER, onde
Lanzen e
N4t4n431 me deram uma volta na pontuação, e o vencedor
TheConcer deu duas voltas (pode soltar o audio do
Humiliation! dos Counter Strike hahaha).
Depois de bastante enrolação da minha parte, testei o modo solo do
Clans of Caledonia. Não sei se foi o aprendizado dele (que é bem fácil), a mudança de dinâmica do jogo ou ferrugem no meu cérebro, mas 64 pontos é uma vergonha que eu nem precisava comentar com vocês.
Tivemos uma tensa partida de
Mombasa. Venci sem grandes expectativas. Tentei um estratégia leve de diamante ao mesmo tempo em que tinha ações em 3 companhias. Pela pontuação mediana-baixa de todos, acho que foi mais pelo dia ruim deles do que meu bom. Ao final do jogo fiquei com a cabeça dolorida, mas é jogão demais!
Durante a semana deu a aquele tempinho pra uma rápida partida de
Keyflower a 2.
Lanzen aceitou o desafio e tivemos uma partida suada, com escassos recursos disponíveis. Que delícia de
game design!
Retornei ao modo solo do
Clans of Caledonia e cheguei numa pontuação mais aceitável de 146. A experiência tem melhorado, e ficado bem rápida. Foram 35 minutos de jogo (fora
setup). Sinto falta do
timing necessário no jogo multiplayer, pois aqui o jogo se torna apenas enfileiramento de ações e otimização de dinheiro. No dia seguinte, mais uma partidinha solo e meu score desceu lááá pro 109. Achei que tava no papo, mas faltou explorar melhor os bonus de pontuação por rodada. Sessão durou 30 minutos.
Rolou um revival de
Great Western Trail, sem expansão.
Lanzen bateu eu e
A Noiva por 20 e poucos pontos, numa partida que teve pontuação relativamente baixa. Um jogo que a cada partida surpreende, mesmo depois de meio bloquinho de pontuação preenchido.
No último sábado do mês rolou convitezinho do
TheConcer para jogatina, apenas eu apareci e como nenhum jogo havia sido definito sugeri aprendermos
La Granja. Um
jogo Mito dentro dos Eurogames, a mistura perfeita entre diversas mecânicas de vários jogos consagrados e grandes designers. Será?
O manual é bem enfático sobre as ações livres e com exemplos e ilustração sobre as ações de cada fase. Depois de jogar 2
rounds começamos a jogar um pouco mais rápido e no final ficou até aquela impressão de que pulamos alguma etapa de tão rápido que era o andamento. Decidimos por jogar sem prestar atenção nos textos das cartas pra facilitar. Um bom jogo, mas na próxima partida vamos tentar ler os textos das cartas e usar os super efeitos.
A noite rolou
Brass: Lancashire. Todos enferrujados, mas consegui por as regras em dia pra jogar com
A Noiva,
Gregório e
Jéssica. Venci por apenas 2 pontinhos, mas continuei na minha zona limite dos 130 e poucos, raramente passando dos 140. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!!
A Noiva fez uma pontuação pouco maior que 100 pontos e ficou muito decepcionada, tadinha.
Durante a semana começamos com
Heaven & Ale, joguinho que eu já fui muito fã, mas pra lá das 10 partidas eu já acho que ele perdeu fôlego comigo. Preferia ter ido ver o filme do Pelé.
Na sequencia engatamos a primeira partida de
La Granja em 3. Expliquei pro
Lanzen enquanto
TheConcer preparou o café e também sanou dúvidas. Começamos essa partida tentando criar alguma sinergia entre os Aprendizes (a parte de baixo das cartas). Até tentamos, mas acho que ainda estávamos pegando o basicão das ações livres que fazem o
core do jogo andar, então não saíram combinações brilhantes de aprendizes. Achei o jogo um pouco
fiddly por conta de tantas trocas e compras livres, gerando ocasionais longos turnos. A questão das fases do jogo da uma quebrada no ritmo e gera a impressão de que são diversos mini-games pouco relacionados. É isso mesmo turma?
Ainda assim, quero jogar mais pra explorar aquelas cartinhas.
Fizemos uma força pra jogar no único dia que o
N4t4n431 poderia, e lá fomos nós para uma partida de
Keyflower. Incrível como cada partida fica muito diferente devido ao sorteio dos tiles. Nessa partida em especial tivemos muita abundância de recursos e nenhum poder especial (barcos de verão). Terminamos empatados e descobrimos que o critério de desempate é JOGAR OUTRA PARTIDA! hahahaha
Assim que o
Lanzen chegou engatilhamos um
Isle of Skye em 3. Novamente um jogo onde o
setup muda completamente a forma de joga-lo. Tivemos 3 janelas (condições de pontuação) relacionadas a Montanhas Fechadas e Áreas Fechadas.
N4t4n431 se regozija quando vence esse. Parabéns djow!
A Coleção
- Through the Desert (LudoStore)
Juro que quando
comprei achei que seria um casamento e eu ia ficar com o jogo para todo o sempre. Fiz
insert e
bloquinho de pontos até. Mas não deu gente, o tempo vem e muda o casal, os gostos, o tempo juntos, as idéias, as discussões. Por mais carinho que eu tivesse pelo jogo, já não havia mais aquele fogo entre nós, o famoso
tesão tinha virado um
tezinho.
Joguei demais como gateway, então sempre rolou explicação + primeira partida de leve + segunda partida competitiva + ta-bom-vamos-pra-outro. Acabei jogando ele pouco com o grupo fixo por estar sempre jogando com não-gamers e no final achava ele leve demais pro meu gosto.
Ainda assim é um ótimo jogo no estilo abstrato classicão, entregando um bom nível tático de pancadaria de camelos. Fica na categoria
jogaria na casa dos amigos.
Talvez um
Blue Lagoon no lugar dele?
- Mexica (LudoStore)
Coincidência ou não, foi pra mesma cidade do
Through the Desert. Seria Não-me-Toque (é o nome da cidade mesmo!) no Rio Grande do Sul a cidade com mais jogadores de grandes clássicos?
O estilo de jogo é parecido para mim, mas o motivo de me desfazer do
Mexica foi. Esse foi jogado só umas 4 vezes, logo que chegou. Poucas vezes tinha visto uma furação de olho tão classuda, tão sem t
ake that, sem falar na Super Produção da
Super Meeple.
Outstanding!
Meus problemas com o jogo eram:
- Possibilidade de AP: a quantidade jogadas possíveis num jogo dessa natureza é quadrática. O cérebro humano não suporta as jogadas possíveis num curto espaço de tempo, então disso nascem das brilhantes mentes competitivas os turnos de 10 minutos. Me mate!
- Pontos de Ação: Apesar de serem apenas 5 pontos de ação por jogador no seu turno, se tornou evidente que tinhamos que ajudar os outros players para ele não se perder. Era comum a pergunta: "fiz quantas ações mesmo?". Ai o Djow sai fora do sério!
- Backtrack/Voltar jogada: O jogador não consegue contar até 5, ai ele ainda decide voltar a jogada toda. Nas ultimas partidas implementamos a house rule de "mexeu na peça não pode voltar" pois se tornou uma prática que aumentava o downtime estrondosamente.
- Eu sou o jogo: Ser perguntando a cada jogada se "Pode isso?" é um matador de jogos pra mim.
Entendo que posso ter jogado ele demais apenas com não-gamers e eu estava exigindo demais deles lembrarem as regras e contarem até 5, mas esse conjunto de fatores matou o jogo pra mim.
Ótimo jogo da categoria
Jogaria na casa dos amigos desde que eu não precise explicar as regras.
E pensar que eu quase peguei um
Tikal e tava certo de pegar um futuro
Cuzco. Ufa!
+ Moedas de Metal para Clans of Caledonia (CardHaus)
Quando Clãs chegou aqui eu já fui correndo procurar esses lindos addons. O
Miniature Market ficou sem estoque e nada de repor. Mesmo outras lojas virtuais gringas estavam sem estoque. Falei com o designer
Juma Al-JouJou e ele falou que não vendia diretamente no Brasil por conta dos custos de envios muito altos (ele não foi muito amigável no email). No final das contas apenas a
CardHaus tinha em estoque e acho que sairia mais barato ter comprado moedas escocesas (não me julguem!).
Além do jogo
Como prometi em Abril, vamos refazer o calculo sobre
A Melhor Troca (Clans of Caledonia), agora com os dois jogos tendo o mesmo tempo de estante e formulas aprimoradas.
Custo diário
Clãs: R$ 335 / 120 dias= R$ 2.79 por dia
AuZtralia: R$ 360 / 120 dias = R$ 3 por dia
Esse custo por dia ignora os
custos de armazenagem e estoque (valor do imóvel pelo tamanho da caixa). Acho que Clans sairia na vantagem pela caixa menor.
Valor consolidado
AuZtralia: 4 partidas * 3=
R$ 12 de valor consolidado
Clãs: 15 partidas * 2.79 =
R$ 41.85 de valor consolidado
O valor consolidado significaria o quanto eu teria "extraído" do jogo (jogando, claro). Clãs venceu com uma diferença de 248.75%!
Prêmio Spiel des Djows de Pior Pseudo-Análise Financeira de Aproveitamento de Compra para encher linguiça em post quem nem precisava disso
Wishlist
Por ter gostado muito de
Root, fico pensando se não deveria ter uma cópia… acho que prefiro ser “O Cara do Scythe” atualmente e deixar pra outro amigo ser “O Cara do Root” (minha cabeça vai explodir com tanta coisa pra decorar e explicar).
Olhando vários
18xx e buscando o ideal pro grupo e pra mim.
18Chesapeake parece ser um jogo mais curto e com menos exceções de regras.
Na linha dos
18xx, mas procurando algo menos pesado, estou vendo os próximos lançamentos com Stock holding, e pelas descrições dei subscribe em:
The Interregnum (2020),
Legacies (2020),
City of the Big Shoulders (2019).
Mais de um mês depois de enviar um email pra
Eagle Gryphon perguntando do KS do
Age of Steam Deluxe, a
Ruth me respondeu. Falou que já tinha passado o
late pledge, mas abriria uma exceção para mim pois ela demorou pra responder o e-mail. O late pledge infelizmente é bem menos em conta que o pledge normal, faltando várias Mapas. O frete continuava sendo 70 dólares, mesmo preço do jogo. Vou passar essa pessoal, abraços!
Na onde de jogos de conflito, re-olhei o tal
Mezo da
Colossal Games. Até falei com eles pra ver se tinha indícios de versão nacional mas não há planos por enquanto.
Dei
subscribe também em outro jogo dudes on a map:
Titans. As poucas imagens dão a entender que não há texto, apenas iconografia, o que sempre é um plus.
No próximo episódio: Jogatina massiva!
Link original do post:
https://medium.com/spiel-des-djows/dados-trens-e-euros-julho-2019-2197076e7bd1