E2EK1EL::Marco Polo 2, interessante, quem sabe agora o nome As Viagens de Marco Polo façam mais sentido.
Não quero ser antipático, já peço desculpas adiantadas, mas na verdade, se vc acha que "as viagens" não fazem sentido, infelizmente vc jogou errado. E ja tive algumas oportunidades de mostrar que as viagens são essenciais no jogo, tanto que se vc me disser que não vai viajar (pq afinal, elas não servem pra nada) e vai focar em contratos, cara, eu sequer preciso de um personagem pra ganhar o jogo tranquilamente!
Nesse jogo, raramente, repito, raramente, vc deve "focar" em uma estrategia, e pasme, não importa o personagem, você deve ir bem em TODOS os aspectos do jogo! vc deve ir bem nas viagens, nos contratos, nos pontos espalhados pelo mapa e em todas as oportunidades que aparecerem durante o gameplay!
Em mais de 200 (duzentas) partidas desse jogo (graças ao site yucata.de) eu posso tranquilamente afirmar que em apenas 1% das partidas vi um jogador focar em contratos ou focar em viagens e vencer, mas esses jogadores eram EXTREMAMENTE experientes e mediante uma leitura espetacular, conseguiram uma pontuação digna de vitoria (acima dos 90 pontos).
Agora, se, novamente, se, numa mesa com 4 jogadores, TODOS focarem em contratos, é claro que aquele que completar mais contratos (e aqueles com maior pontuação) irá vencer... cara, como eu adoro sentar à mesa com esses jogadores, eles disparam na pontuação nas duas primeiras rodadas, na terceira eu começo a avançar na trilha de pontuação e eles começam a "empacar" ou a ir mais devagar e, na quarta rodada eu os ultrapasso e todos ficam meio perdidos sem entender o que aconteceu, e termino a quinta rodada sem nenhum posto de comercio em meu tabuleiro, e não é incomum eu ter de explicar uma regra que poucos conhecem:
Quando o jogador já colocou os 9 postos de comércio no mapa, e ele precisar colocar um décimo posto, ele pode retirar um posto seu de qualquer cidade onde haja um de seus postos comerciais (só não vai cometer o erro de tirar um posto de uma cidade que conta pontos pelas cartas de objetivo).
Uma dica pra jogar bem usando os contratos: Nas 3 primeiras rodadas NÃO escolha um contrato olhando para a pontuação dele, escolha os contratos visando as bonificações que eles dão! Nas duas ultimas rodadas sim (na verdade, mais na última), escolha pensando nos pontos!
Existem bônus pelo mapa, busque esses bônus.
Escolha o personagem olhando para o mapa! (veja quais bônus e cidades "combam" com a habilidade do personagem)
TRACE UMA ROTA ao escolher as cartas de objetivos E SIGA essa rota desde a primeira rodada!
Cumpra contratos que o ajudem a efetuar as viagens! (precisa de camelos? contratos que dão camelos... precisa de dinheiro? contratos que dão dinheiro!)
No mapa existe o que eu chamo de "FONTES", algumas cidades são fontes de dinheiro, camelo ou recursos... procure rotas que passem por fontes e seu jogo ficará muito mais "folgado" (tipo trocar 4 camelos e 4 pimentas por 28 moedas pode resolver seus problemas de dinheiro por duas ou três rodadas)
Bom, é isso! Boas jogatinas!