O intuito é só mesmo que o jogador que deu o gatilho possa ter a chance de ter uma vantagem a mais no final do jogo. Mas se ele não puder colocar trens, então infelizmente não conseguiu se beneficiar. De qualquer forma uma hora os trens tem que acabar. Isso também poderia acontecer se fossem usados os 48 trens.
Note que, dar o gatilho no jogo, por si só já é um tipo de vantagem devido ao fator surpresa. Normalmente quem dá o gatilho pega os outros jogadores de calça curta, pois estavam concentrados em maximizar seus pontos, seja fechando uma rota ou aproveitando melhor as últimas jogadas. Por diversas vezes perdi o jogo assim.
No meu grupo, na maioria das partidas os jogadores que dão o gatilho conseguem ainda colocar pelo menos mais um trem no tabuleiro nesta última rodada. Só uma menina que normalmente esgota todos os 45 trens exatamente ao dar o gatilho e aí o jogo acaba antes dela fazer a última jogada por que ela não tem mais nada para fazer. O jogo então se encerra a vamos para a contagem de pontos. Algo perfeitamente normal.
E o legal do Ticket To Ride é que por mais que vc dê o gatilho e consiga esgotar seus 45 trens, não quer dizer que vá ganhar a partida, pois mesmo sem contar os objetivos, alguém pode ter pontuado mais do que você por ter feito rotas maiores.