Olha só como tudo é uma questão de opinião. Se você olhar o top 100 do BGG vai ver que a maioria das pessoas não concorda que os jogos dos últimos 10, 5 anos são piores que os mais antigos. E dá pra dizer mais: jogadores de jogos temáticos estão mais felizes hoje do que 5, 10 anos atrás. Há muito mais jogos melhores implementados, com maior qualidade e menos datados nesse gênero.
Da mesma forma, alguém que goste de Xadrez, Damas, Gamão, pode olhar pros jogos modernos e dizer que eles perderam a qualidade, não são tão bons quanto os jogos de séculos/milênios atrás. Afinal, estes atravessaram dezenas de anos da história humana e permaneceram. Será que El Grande e Puerto Rico vão permanecer?
Minha opinião é de que hoje é mais difícil achar os jogos realmente bons. São lançados 5 mil jogos em todo o mundo. Você jogou todos os 5 mil pra saber que nenhum deles é melhor que Puerto Rico? Era muito mais fácil quando você tinha 100 jogos no Mercado achar aqueles que te interessavam. Hoje essa tarefa é impossível.
Vou dar 3 exemplos disso: Calimala, Athens e Crown of Emara. 3 lançamentos dos últimos 3 anos que ninguém, ou quase ninguém fala sobre. São jogos acima da média, como concepções mecânicas completamente novas. Mesmo no BGG esses três jogos tem poucas notas e pouco buzz.
Escrevi um texto recentemente sobre jogos que estão fora do radar por estarem abaixo do top 100 do BGG (e tem até usuário aqui da Ludopedia que acha que se não está no top 100, é porque o jogo é ruim). Vários dos que você citou aí estão nessa lista. De um universo de 100 mil jogos, olhar só pro top 100 é uma besteira enorme. Tem muita, mas muita coisa boa abaixo do 500, do 1000. E tem muito jogo que é recente.
Pra afirmar que não tem nenhum jogo recente que seja tão bom quanto os "clássicos", você tem que jogar todos eles.
Só pra fechar minha opinião - e repito que é minha opinião e não a "verdade absoluta" - acho que a industria é menos exigente pra poder jogar mais produtos no mercado, mas que os jogadores são sim cada vez mais exigentes e isso faz com que exista um filtro, eventualmente, na própria comunidade. Então tem sim jogos novos que são ruins, que acabam no esquecimento. Mas existem jogos novos que se tornam clássicos instantâneos porque a comunidade reconhece. Great Western Trail e Gaia Project estão aí e não me deixam mentir. Terraforming Mars e Azul igualmente. Sei que não é unanimidade, mas Scythe é outro que indiscutivelmente cravou seu lugar na história dos board games. Então, você pode não gostar de um jogo ou outro, não achar que é o estilo de jogo que você procura, mas não pode dizer que eles são jogos "piores" do que os jogos de 1990 e 2000 só porque você não gostou deles. A comunidade é formada de muito mais gente que, diferente de você, pode achar que os jogos de hoje em dia são melhores.
Ah, menti, preciso falar mais uma coisa: há uma tendência enorme no nosso hobby de considerar 1) jogos pesados, 2) jogos OOP e 3) jogos com mais de 10 anos como melhores do que outros. Me espanta muito como o 2 tem se tornado cada vez mais frequente. Se um jogo some, há grandes chances de ele ser chamado de graal. Temos que tomar enorme cuidado com isso.
Agora sim, fim.