Elisahg::marciusfabiani::Não reponha. As usinas que sobrarem no mercado são as que estarão disponíveis até o final da partida. É uma situação rara, aliás... nunca aconteceu comigo. Têm certeza de que não jogaram com alguma regra errada?
Uma coisa que acontecia era: o manual fala que toda vez que a usina com desconto não for a leilão, ela precisa ser descartada no final da fase 2. Então muitas usinas saiam do jogo. Será que é por isto? Vocês jogam com leilão?
Não entendi a pergunta final deste post, sempre a compra das usinas é pelo leilão.
Sobre a regra de desconto das usinas, achei ela um pouco melhor do que as regras "originais" e acredito que vocês jogaram errado nesta parte, vou consultar o manual aqui e confirmo.
Não joguei ainda a versão energizada, mas no jogo padrão, já tive partidas em que acabaram literalmente todas as usinas,
quem comprou comprou! Quem não comprou, não compra mais e vida que segue.
A situação acima serve para a versão energizada tbm, os jogadores devem ficar atentos na pilha de usinas disponíveis, pois se ficar protelando a compra, pode acabar ficando sem usina e perder o jogo por esse motivo.
----------------------------- EDITADO ---------------------
Quando li teu tópico, fiquei na dúvida em um trecho específico do manual no que diz sobre o descarte de usinas. Segue a citação no manual.
"Na primeira vez que os jogadores comprarem uma usina para substituição e esta for menor que a usina com desconto, se o marcador de desconto estiver na menor usina do mercado, eles removem a usina recém-comprada do jogo e removem o marcador de desconto da menor usina do mercado. Então, eles compram imediatamente outra usina para reabastecer o mercado de usinas."
Então, vcs jogaram certo e o que aconteceu no teu jogo foi só que ele demorou um pouco mais que o normal para acabar e ficaram sem usinas, nada de mais.