Salve galerinha do bem !
Baixei os manuais do MKED e já li ambos que foram disponibilizados aqui na Ludopedia (Manual de Regras e Manual das Expansões).
O que tenho a dizer é que fiquei surpreendentemente satisfeito, esperava bastante erros e falhas mas vi algo bem feito e conciso, achei só uma falha mas nada grave (mais abaixo vou pontuá-lo).
Fui lendo com o manual inglês ao lado para ver se tinha algum erro de interpretação / tradução mas como disse, não achei nada grave. Único porém é que algumas traduções ficaram um tanto quanto “engraçadas” ...rsrsrs mas nada que comprometa a obra.
Eu só não chequei a parte de variantes pois como não gosto de jogar nenhum jogo com isso, eu nem olhei. Também está faltando disponibilizarem o 3º manual, que é o Tutorial, então a análise dele só depois que sair aqui.
Erro (nem dá para falar que é erro mas enfim...):
No manual das expansões, na parte do General Volkare fala “...inimigos abaixo de sua bandeira...” , o sentido é claro mas escrito de forma literal.
Traduções:
Deed Deck = baralho de façanha (achei engraçado mas pensando bem o que poderia colocar aqui ? Baralho de Feito ? Baralho de Ações ? Acho que não ficaria legal)
Map Tiles = Peças de mapa (achei muito boa essa tradução, particularmente gosto quando passa tudo por Português, ou pelo menos quase tudo...rsrsrs)
Rampaging enemies = Inimigos Irascíveis (essa achei muito estranha, será que não poderiam colocar um termo mais amistoso ? Sei lá, Inimigos raivosos ? Inimigos Irados (se bem que soaria descoladão, gente boa...kkkkkkk)
Labyrinth = Dédalo (uau ! vivendo e aprendendo, quem diria que dédalo é um tipo de labirinto ? Não fazia ideia, o problema é que como o jogo já tem Maze, ficaria difícil colocar outra coisa aqui, labirintinho ? rsrsrsrs)
Skill = poder (certo está, porém acho que habilidade seria o termo mais correto).
Edit 1:
Apenas algumas observações que não havia mencionado anteriormente...
Cumbersome = corpulento (achei fantástica essa tradução, perfeita, acho que nem em inglês ficou tão bom)
Dummy player = jogador fictício (normalmente dummy é usado pra novato, inexperiente, mas nesse caso o "fictício" acho que se encaixou melhor)
Peguei outro erro: em alguns lugares o manual fala Cavaleiro-Mago, em outro simplesmente saiu sem tradução (Mage Knight).
Edit 2:
Analisei o manual do tutorial e não vi nada de absurdo, somente uma referência errada a Unidade Aldeões, no próprio exemplo essa carta está traduzida como Camponeses, enfim, fora isso eu pelo menos não achei nada demais. Mas de novo, se alguém percebeu algo aí dá um toque.
Bom, agora que saiu o PDF do tutorial deu para fazer o julgamento geral de todos os manuais e tenho que dizer que a Galápagos fez um trabalho muito bom de tradução e redação nos 3 manuais, salvo aguns poucos e pontuais erros.
A ressalva aqui fica por conta da Wizkids, que ao meu ver é uma empresa no mínimo preguiçosa (pra não dizer outra coisa mais ofensiva), ela perdeu uma oportunidade de ouro de fazer um manual mais conciso unificando todos os conteúdos. A impressão que dá é igual quando você está na faculdade em um grupo de 3 pessoas onde os mesmos têm que fazer uma apresentação no Power Point, daí cada um leva sua parte e junta lá na hora da apresentação, tipo, o negócio vai ficar fora do padrão.
Tem partes que o manual normal adianta uma regra da expansão (tipo as habilidades novas da expansão Legião Perdida) e tem outras que ignora por completo (tipo dizer que o jogo tem apenas 4 personagens), enfim notei várias discrepâncias desse tipo.
Na minha humilde opinião esse jogo tinha que ter no máximo 2 manuais (jogo base + expansão e o tutorial) e só, mas claramente a Wizkids não se dignificou a contratar alguém (ou empresa) para fazer esse tipo de revisão. Esse problema foi amplamente reportado lá no BGG. Estou isentando a Galápagos disso porque acredito que eles não tenham a autonomia de modificar o conteúdo do manual, apenas podem traduzir, então estou jogando inteiramente a culpa na Wizkids (se eu estiver errado sobre isso por favor me avisem).
O manual tutorial ainda continua sendo a porta de entrada para qualquer jogador inicial e é o que sempre vou recomendar, ele tem suas falhas mas apresenta de forma bem didática as coisas e de forma gradativa, o cenário “Reconhecimento Inicial” é muito bem elaborado nesse sentido.
Mas daí em diante começa a ficar difícil para aquele jogador novato, ou já tem que ter um pouco de conhecimento da versão anterior ou tem que perseverar muito. Nada que seja impossível mas a Wizkids podia ter caprichado mais.
Abraços do Darth.