O que é o jogo Escape Tales: O Despertar?
É um jogo de simulação de escape room, repleto de enigmas, com um diferencial de não ser linear. Em vários momentos há escolhas de caminhos a se tomar, portanto em apenas uma jogada seu grupo não irá explorar todos os caminhos e salas possíveis. No site gringo, é dito que se jogará ao menos duas vezes devido a esta exploração. Uma simples partida do jogo é estimada levar de 4 a 6 horas, para 1 a 4 jogadores.
Não é jogo legacy!!! Seu jogo não será permanentemente modificado/destruído ao jogar, nada será colado, rasgado ou cortado. Mas ainda assim é um jogo de campanha, vocês voltarão a jogar, mas não é rejogável para sempre. Lembra bem um "livro-jogo solo" com cartas e marcadores, e essa volta para explorar onde não se foi ainda.
Como é jogado?
É muito simples, em todos momentos há cartas grandes(tamanho gold) com a imagem da sala onde os jogadores estão. Cada carta dessas é dividida em 6 setores que podem ser explorados de acordo se baseando no que há na imagem. Basta o time gastar uma ficha (disco de madeira vermelho) colocando-a no quadrante desejado, então confere em uma "carta guia" desta sala qual trecho do livro de história ler para seguir com as instruções e ver o que há no quadrante explorado.
Em cada divisão podem ser encontradas(cartas tamanho padrão magic) cartas enigmas, cartas bifurcações e cartas objetos ou até mesmo nada de útil, apenas perda de tempo.
As cartas de pistas e locais devem ser muito bem examinadas em detalhes para resolver os enigmas, se houver um ícone de enigma vermelho a carta faz parte daquele enigma.
Alguns objetos são carregados de uma sala para outra, e o jogo pode mudar dependendo de que objetos vocês encontraram.
É bem importante explorar com cuidado, as fichas de exploração são limitadas. Se o grupo errar muito nas escolhas e ficar sem fichas, para pegar novas, é necessário abrir cartas de desgraça. Estas cartas de desgraça(tamanho padrão, abertas na ordem numérica) acabam avançando um "tempo imaginário" do jogo e criando uma tensão nas decisões, fora o efeito psicológico dos excelentes textos.
Os palpites de enigmas são testados no aplicativo se estão corretos e o mesmo mostra para onde seguir se acertaram, portanto o app não é opcional.
O aplicativo: dependente de dispositivos específicos?
O aplicativo é simples, funciona em qualquer dispositivo que tenha um navegador não extremamente velho(internet explorer? está fora!!), sendo smartphone, tablet ou PC, além de fornecer opção de guardar o app para uso offline(é apenas uma página HTML com Javascript para quem possa interessar).
Conheça o app: https://app.escape-tales.com/
No Android me foi perguntado se aceitava colocar o ícone na tela inicial do smart, o que deixou a página disponível mesmo offline.
O App não fornece som ambiente, recomendo algo assim: https://www.youtube.com/watch?v=Sn60Qn7iLIE .
Nele é onde você testa soluções dos enigmas do jogo, além de conseguir as dicas e também informação sobre quantas cartas o enigma usa (para ter ideia se vocês tem informação suficiente para rachar a cuca nele ou deixar para depois).
Não há marcação nem limite de tempo de jogo, não há penalidade por usar dicas, o grupo deve usar aquilo que torne o jogo uma experiência agradável para o seu estilo de diversão, sem culpa, sem chicote estalando. É esse o estilo desse jogo, pensar sem pressa.
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Avaliação do jogo (2 partidas)
- Características do meu grupo: adoramos escape room, já fomos em 2 salas físicas do "escape 60" (Corredor da morte e Star Kov - saímos a tempo, yay!), jogamos 4 jogos da linha Exit(cabana, tumba, laboratório, polar) e 3 jogos da linha Unlock(House of the hill, Formula, Squeek&Sausage - importados). É uma característica do grupo a "sofrência" de não usar dicas a não ser que alguém esteja entrando em trabalho de parto ou convulsionando. Não usamos uma dica sequer nos Exit, por exemplo, e ficamos por horas a fio nos torturando. Não é a única forma de se jogar, ou jeito certo ou errado, mas é a opção que nós fazemos e a forma de diversão(sofrimento, angústia e cefaléia?) que preferimos. Gosto é gosto, não se baseiem nos outros, o jogo deve divertir o SEU grupo.
- Minha avaliação: Esse é o jogo com enigmas, no geral, mais intuitivos que já joguei dentre todas experiências de escape em que tive. Todos os desafios que passei, se o grupo persistir, há maneira de pensar até decifrar. Mas não se engane, reforço aqui que apesar de serem intuitivos, não quer dizer que são simples, alguns são muito difíceis. É um "difícil" que dá para entender com uma boa dedicação, não é necessário ter uma "bola de cristal" como enigmas que já vi (ver abaixo). Exceto o desafio que achei "uma fria", que considerei bem sem noção, os outros eram bacanas. Menos punitivo que Unlock e Exit, sem ser fácil também pois sabe ser bem hardcore quando quer.
- Rejogabilidade: É baixa, mas é uma consequência da natureza narrativa do jogo e não questão de qualidade, mas é baixa. Jogamos duas vezes e estamso satisfeitos já.
- Tradução e produto nacional: Nada a reclamar, tudo muito bem traduzido até o momento, produção perfeita. Existem textos no livro de histórias intencionalmente em baixo contraste, para não serem lidos por acidente. Encontrei um dificuldade nesse contraste com pouca luz, mas esse jogo não deve ser jogado com pouca luz de forma alguma pois é preciso observar os detalhes nas imagens das cartas. Quem dera o mesmo trabalho de tradução fosse feito no Exit.
- Matemática!?: Este jogo exigiu um pouco mais de conhecimento matemático(do ensino médio) do que as outras séries que joguei. Tenham alguém que não trava nesse assunto na equipe. Até aí o jogo é para pessoas com 18+ anos e não é um absurdo usar matemática ou interpretação de texto!
- Papel e caneta: Foram muito utilizados para rascunhar as possibilidades dos enigmas, sem usar eles a experiência seria bem inferior.
- O aplicativo: Achei a ideia de não ser nativo de plataformas excelente, é bem feito, a interface é intuitiva e informativa sobre os enigmas. Dessa maneira é mais difícil que seu jogo perca o suporte ao app com mudanças tecnológicas futuras, pois a web parece que vai ficar um bom tempo por aí.
- Grupo recomendado: todos, exceto crianças(por isso está como 18+ anos na caixa!) pois o tema é bem pesado e pode embananar cabeça de pessoas muito jovens. Se for seu primeiro escape room, pense que levará ao menos umas 8 horas, menos se pedirem umas dicas ao app. Sugiro uma pausa para comer e esfriar os miolos!!! Iniciem com tempo livre!!!! Se o desafio ficar pouco chato, peguem as dicas, um jogo é para ser divertido, não se esqueçam, chatice a vida já dá de graça.
- Tema e estória: Alguns trechos são meio estranhos, como a filha do protagonista que faz enigmas medonhos e o homem que entrega o livro não ter um comportamento verossímil e muda de ideia do nada, mas no geral a temática e narrativa auxiliam bem a experiência de escape. Todos jogos de escape que joguei precisaram fazer alguma gambiarrazinha para encaixar o tema no jogo em algum ponto, não é demérito. No geral da partida nosso grupo está sempre bem ambientado no tema, gera conversas interessantes e tudo fica encaixado.
- Vale o investimento em um jogo de uma campanha? SIM! O grupo irá gastar um troco, mas é importante relembrar que será possível emprestar, revender ou trocar o jogo depois, diferente dos jogos legacy e salas de escape room físico. Acaba saindo bem em conta se levar em conta esse resgate, mesmo que venda bem abaixo do preço.
Minha opinião, comparando com:
- Exit: os enigmas da série Exit podem envolver recorte, montagem e outras excentricidades bacanas, mas você jogará o jogo fora depois, e alguns enigmas do Exit perdem em intuitividade, o grupo acaba resolvendo se alguém der a sorte de pensar contraintuitivamente como o autor pensou. Tradução pode ser precária em partes, até vitais, do jogo. Despertar tem mais intuitividade, tradução excelente e não é legacy. Sim, Despertar perde um pouco por não ter "bricolagem" nos enigmas, mas não desmerece um bom produto. Pessoalmente ainda prefiro o Despertar pela versão nacional infalível.
- Unlock: há muitos enigmas do unlock que não são tão intuitivos, vai na base da sorte como um ou outro do Exit, ou com dicas mesmo. Unlock tem zero rejogabilidade pois é linear, não há razão alguma para se jogar novamente os exatos mesmos enigmas mesma sequência. Unlock não é legacy, portanto você pode revender, trocar ou emprestar mas uma mesma pessoa só jogará uma vez. Creio que Unlock diverte também e até compraria em português(principalmente a casa na colina que é intuitiva), mas o Despertar é bem superior em todos aspectos, inclusive custo-benefício. Certamente, e sem dúvidas, prefiro o Despertar. Como uma próxima opção de jogo o Unlock serve, mas se preparem para possibilidade de enigmas não tão balanceados ou intuitivos. Há uma certa dose de punição desnecessária no Unlock (tirando minutos do tempo), que o autor não percebeu que desmotiva um pouco, essa punição deveria ocorrer se os jogadores forçassem a barra na tentativa e erro.
- Salas escape 60: o custo das salas é muito mais alto(procure promoções e cupons!), mas fornece uma sensação tátil e sonora da brincadeira. Os desafios nem sempre são intuitivos mas equilibra que o guia da sala costuma ir ajudando com dicas em áudio, quando acha pertinente. As salas reais ganham na experiência se puder pagar o custo. Atenção, depois da primeira sala que for, jogar outra será um pouquinho menos espetacular. A primeira experiência em sala é um mais especial devido a haver pequenas semelhanças como cadeados. Aqui é uma questão de gosto e de grana, uma vez que o Despertar permite resgatar boa parte do investimento. A parte da sala real limitar a 60 minutos pode ser deliciosa para pessoas que gostam da tensão, e ruim para quem prefere de pensar com calma. Não defino uma preferência. Entre os dois, veja com seu grupo a preferência pela sensação, grana e tensão.