Olá galera, voltando com mais uma postagem do Podium Tabletop, post dedicado a deixar o meu top 3 sobre determinados jogos que joguei. Para essa edição vou deixar meu top 3 de jogos com Alocação de Trabalhadores, esse foi um top bem complicado, pois já tive a oportunidade de jogar vários jogos com essa mecânica, logo, escolher somente três foi uma decisão bem difícil, mas após algum tempo analisando consegui duramente eleger os escolhidos para o post.
1° Lords of Waterdeep
Entre todos os jogos que tinham na minha lista, esse era o único que tinha certeza que estaria nessa posição. Lords of Warterdeep é o meu top 1 por dois motivos, o primeiro é o seu tema, como todos que me seguem aqui sabem, eu sou grande fã do tema de fantasia medieval, e seguindo a linha desse tema o universo de D&D é o que eu mais gosto, e o Lords of Waterdeep é um jogo que apresenta muito bem esse tema, com as suas mecânicas de alocação de trabalhadores e trapaças, tudo ficou muito bem encaixado na proposta do tema para o mundo em que se passa o jogo, já que cada jogador é um dos lordes de Warterdeep e está a todo momento usando de artimanhas e trapaças para passar a perna nos seus adversários.
Seguindo a linha do que foi dito acima, um outro grande ponto forte desse jogo é a grande interação que os jogadores têm entre eles durante a partida. Não sou um grande conhecedor de todos os jogos com essa mecânica, mas os que eu tive a oportunidade de jogar não permitem que os jogadores interajam uns com os outros da maneira que o Lords of Waterdeep permite, os jogadores estão a todo momento usando trapaças ou subterfúgios por meio de cartas para atrapalhar constantemente a vida dos seus oponentes, isso abre oportunidade para formações de alianças ou guerra entre os jogadores, o que deixa a partida muito animada.
Apesar de o jogo ter a mecânica de alocação de trabalhadores bem presente em todo o seu gameplay, esse é um jogo feito mais para aquele grupo de jogadores que gostam de causar uma boa treta na mesa de jogo, e ele aplica muito bem essa ação.
2° - Stone Age
Esse é um clássico aqui no meu grupo, acho que ele foi um dos primeiros jogos que peguei com essa mecânica, logo, ele se tornou uma referência aqui no grupo para jogos que possuem a mesma. Stone Age é um jogo muito simples, rápido, e com uma jogabilidade muito boa, mas a principal mecânica presente nele e que eu gosto é o seu sistema de rolagem de dados para adquirir os recursos para a sua aldeia. Esse sistema de rolagem de dados para esse tipo de jogo é pouco usado, acredito eu, e como gosto bastante desse fator sorte nos jogos, fiquei realmente mais interessado no jogo quando vi essa mecânica presente nele.
3° - Arquitetos do Reino Ocidental
Esse quase tirou o lugar do Stone Age na disputa, até porque ele tem muitas similaridades com o mesmo, já ouvi até algumas pessoas falarem que ele é um Stone Age com alguns aprimoramentos, e sim, eu vejo que eles são realmente bem similares e que o Arquitetos do Reino Ocidental realmente possui coisas que são mais interessantes, porém o sistema de rolagem de dados do Stone Age me agrada muito, então esse aqui ficou em terceiro lugar.
No entanto, Arquitetos é também um excelente jogo, muito simples, rápido e com níveis de estratégia muito bons nas suas jogabilidades, ele possui um sistema de ajudantes que é muito interessante, pois os mesmos lhe ajudam constantemente durante toda a partida e ainda podem ser usados para fazer certos tipos de construções na partida, o que é algo bem legal, pois dá uma diversidade na escolha de construções e estratégia do jogador.
Bem galera, esses são meus jogos top 3 com a mecânica de alocação de trabalhadores, espero que vocês tenham gostado da lista. Deixem aí nos comentários quais os jogos presentes no top 3 de vocês para a mecânica de alocação de trabalhadores.