Olá galera, voltando com mais um material do Podium Tabletop, post dedicado a trazer um top 3 de algum tipo de jogo ou de algo relacionado a eles. Para o post dessa semana, ao invés de apresentar o meu top 3 de jogos Deck Building, apresentarei o top 3 do meu grupo de jogo. Eu me reuni com os jogadores do meu grupo para fazer esse top três (e possivelmente os próximos), pois o sistema de Deck Building é um dos preferidos aqui do meu grupo, e nada mais justo que escolher com eles qual seria o nosso top 3.
Sobre o Deck Building
Para quem acompanha o tópico, sabe que no post passado falei que a mecânica de Deck Building é para mim a segunda melhor mecânica em jogos de tabuleiro, porém não sou apenas eu aqui no meu grupo que gosta bastante da mecânica, boa parte deles (geralmente os que jogam RPG) também gostam muito, acredito que seja pelo mesmo motivo que eu, que é a constante evolução e aprimoramento do seu baralho, o que lhe dá a sensação de evolução no jogo.
Um jogo de Deck Building me passa a sensação de que estamos em constante evolução e que cada partida é única, pois é pouco provável que os jogadores conseguirão montar um baralho igual de um jogo para outro, isso faz com que sua estratégia tenha que se adaptar a situação atual da mesa, onde as cartas que estarão disponíveis para a formação do seu deck lhe indiquem que tipo de estratégia você tem que tomar.
1° - Pathfinder
Acredito que esse jogo esteja no nosso primeiro lugar não apenas por ser um bom jogo, mas sim porque nos lembra e nos trouxe de volta a sensação de jogar uma partida de D&D. Pathfinder cardgame é, entre muitos deck building que jogamos, o que mais gostamos, pois além de trazer uma temática que todos no grupo gostam muito, simula muito bem uma sessão de RPG, sem falar que a sua campanha Ascenção dos Mestres Rúnicos pode tornar essa breve sessão em uma campanha mais simplificada de RPG.
Nós jogamos toda a campanha que saiu aqui no Brasil, levamos pouco mais de um ano para jogá-la do começo ao fim, e a cada partida que jogávamos, ficávamos mais aficionados pelo jogo, pois ele realmente passa a sua ideia ao jogadores, que é a de simular uma campanha de RPG, onde os jogadores irão entrar em dungeons, saquear itens, derrotar vilões, e claro, evoluir seu personagem. O jogo passa isso de uma forma muito prática, rápida e fácil aos jogadores, proporcionando uma ótima diversão por várias e várias partidas. Eu já citei em um post que o Pathfinder tinha alguns problemas simples que poderiam ser melhorados, porém suas vantagens passam por cima dos seus problemas e ele é elevado ao nosso top 1.
2° - Tiranos de Umbreterna
Esses é um dos últimos jogos nesse estilo que peguei, porém era evidente que a galera iria curtí-lo muito. Tiranos de Umbreterna, além de ser um ótimo deck building, traz à mesa a nossa temática preferida, o mundo de D&D. Tiranos não ganhou nossos corações apenas por ser um jogo com um tema que nosso grupo gosta (os boardgames de D&D estão ai para provar isso), mas por todo o seu conjunto de regras, mecânicas e tema, que fizeram dele um dos queridinhos aqui do grupo.
Além do jogo possuir a sua mecânica principal de deck building, ele possui a mecânica de controle de área que se encaixou muito bem com a de deck building, essas duas mecânicas juntas conseguem passar muito bem aos jogadores a constante evolução de suas tropas para enfrentar e tomar os territórios inimigos. O jogo base traz quatro baralhos com temática e conteúdo diferentes, as diferentes combinações desses baralhos para serem jogados durante a partida trazem grandes variações de possibilidades ao jogo, o que deixa muito elevado os níveis de estratégia, os quais os jogadores vão suar para montar os seus baralhos durante o jogo.
3° - Clank!

Esse é outro dos novatos aqui no meu grupo, mas assim como o Tiranos, ganhou rápido o seu espaço entre os jogadores. Novamente é um jogo na qual a sua temática agrada o grupo, pois trata-se de um tema de fantasia medieval, onde os jogadores são ladrões disputando quem consegue fazer o maior saque na caverna de um dragão, e é aí onde o seu tema faz toda a diferença, pois como todos os jogadores são ladinos, não basta apenas ser rápido, ágil e coletar a maior quantidade de tesouros, também tem que ser silencioso. A mecânica de barulho (clank) adicionada ao jogo é muito boa e perfeitamente adequada a temática do jogo, sendo muito bem implantada em todo o conceito do jogo, pois no começo do mesmo, quando os ladinos ainda são meio que inexperientes, eles fazem muito barulho ao andar pela dungeon, mas a medida que vão evoluindo (ganhando mais cartas), eles vão fazendo cada vez menos barulho ao se locomover pelas salas, e isso, além de passar bem o sistema de evolução do seu personagem, ficou muito bem encaixado com o tema.
Além disso, é muito engraçado quando um jogador faz muito barulho, acorda o dragão e ele vem perseguir os jogadores, sem falar no poder da ganância que entra no espírito dos jogadores, sempre querendo pegar mais e mais loot antes de sair da dungeon, e muitas vezes essa ganância pode matar o jogador.
Bem galera, esse é meu top 3 jogos de Deck Building, queria ressaltar aqui que sei que tem uns clássicos e que acredito que são muitos bons, mas que não estão nessa lista, como Dominion por exemplo. Bem, eu tenho o Dominion, porém ainda não cheguei a jogá-lo, sendo assim não posso avaliá-lo para adicionar nessa lista (ou não), quem sabe mais pra frente eu jogue ele e o mesmo venha a tomar a posição de algum dos jogos descritos aqui. Espero que tenham gostado da lista, deixem aí nos comentários quais são os jogos top 3 Deck Building que vocês já jogaram.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: