E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim. Nossos Elfos estão trabalhando muito e nos enviaram mais um relatório. Hoje vamos falar de jogos de dedução.
O que caracteriza um jogo de dedução? Jogos em que os jogadores devem adivinhar, descobrir ou, como o próprio nome diz, deduzir alguma coisa, com base no que se tem disponível na mesa, seja através de palavras, imagens, mímica ou pistas. Quem nunca jogou Detetive, que atire a primeira pedra.

Fotografia: Livre Reprodução
Geralmente, esses jogos exigem alto nível de concentração e proporcionam grande interação entre os jogadores. Codenames, Deception, Decrypto, 13 Clues e Dixit são alguns exemplos de jogos modernos de dedução. Talvez o mais conhecido seja o Detetive, que já ocupa as estantes de grandes lojas de brinquedos, alcançando um público mais amplo que o nicho dos jogos modernos. O título de nicho que mais se aproxima do Detetive é o 13 Clues, que podemos chamar de “Detetive Moderno”.

Fotografia: Livre Reprodução
Eu, particularmente, adoro essa mecânica! Além de proporcionar muita interação, torna os jogos divertidos e capazes de comportar um grande número de jogadores, se os compararmos com outros tipos de jogos. É difícil escolher um preferido nessa categoria. Cada jogo tem sua característica e particularidade, oferecendo objetivos desafiadores.
E vocês, saberiam contar qual o seu jogo de dedução preferido? Já descobriu o assassino? Já decifrou o código? Já descobriu a palavra e a imagem? Deixem nos comentários sua opinião, suas dúvidas e sugestões de jogos de dedução.
Texto: Alessandro Carpinelli
Revisão: Bárbara Côrtes
Blog Tabulando
www.tabulando.com.br
Não deixem de compartilhar, criticar e sugerir. Até o próximo post, pessoal!