Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Board”, e hoje abrindo espaço para um tema que eu curto bastante e que acredito que muitos aqui também gostem, que são os jogos de vídeogame. “- Mas o canal não é para falar sobre jogos de tabuleiro? Por que você vai falar sobre vídeo game? ” Antes que alguém pergunte isso eu vou explicar como os jogos em geral me levaram aos jogos de mesa.
Meu Início nos jogos Digitais
Eu comecei a minha vida de jogos com os vídeogames, na época os consoles mais conhecidos eram o Mega Drive e Super Nintendo, ainda cheguei a jogar Master System e Nintendinho, porém esses dois primeiros eram os modelos mais recentes na época que conheci o mundo dos jogos, logo de cara eu me vi muito apegado a esse universo, e logo já estava viciado no mundo dos jogos eletrônicos. Na época minha família não tinha como me dá um vídeo game de presente, então restava para mim fazer uma viagem de aproximadamente 20 km até o centro da minha cidade para poder jogar alguma coisa nas locadoras de vídeo games. Era sempre muito divertido quando íamos a cidade, geralmente ia com o meu avô que ia resolver alguma coisa na cidade e eu o acompanhava para ficar jogando nas locadoras.
Informação retirada da Page O Bom do Videogame.
Aqui na minha cidade não tínhamos locadoras de fitas como existiam por aí nas grandes cidades na época, aqui basicamente só haviam aquelas locadoras em que você pagava para jogar por algumas horas no videogame do local, e cara, como era divertido, muita gente que se encontrava nas locadoras para jogar, se divertir ou apenas para conversar sobre os jogos da época, para mim foi uma época de ótimas lembranças e onde fiz amigos que tenho até hoje. No entanto, as poucas vezes que ia a cidade durante a semana me permitia jogar por apenas uma ou duas horas, isso me deu uma ideia de tentar passar para um jogo de mesa (na época nunca tinha ouvido falar em boardgame na minha vida), algo que me lembrasse os jogos de videogame, que no caso foi o Pokemon, eu me lembro muito bem que com uns 12 anos eu fiz meio que um jogo de tabuleiro de Pokemon e jogava com meu primo, o jogo foi baseado no anime que já passava na época e com um detonado sobre o jogo do Gameboy que eu tinha, eu comprei esse detonado mesmo sem nunca ter jogado o Pokemon do Gameboy, só para ver como era o jogo, puxando pela memória esse foi o meu primeiro contato com jogos de mesa, e ainda por cima foi um que eu mesmo fiz para suprir a necessidade de jogar vídeo game rsrsrsrs.

E ai? Qual dessas fitas vocês já alugou ou jogou.
Os anos se passaram, meu pai me presenteou com um Mega Drive depois de um tempo, e quando eu consegui juntar meu próprio dinheiro trabalhando, comecei a comprar meus próprios consoles, porém a época dos 16 bits foi um marco na minha vida, ela me influenciou bastante em muitas das coisas que eu gosto hoje em dia e me apresentou muitos dos amigos que tenho até hoje, acredito que essa época fez muita diferença para muitos dos jogadores de boardgame, e que muitos vão levá-la para sempre com boas memórias das reuniões com os amigos nas locadoras de vídeogames.
Dos Vídeo Games para a Mesa
É notável que o mercado de boardgames tem e continua recebendo muitos jogos baseados em videogames, vou citar aqui apenas alguns dos que conheço ou tenho na minha coleção, que são o Gears of war, The Wicther, Doom, Dark Soul, Bloodborne card game, e agora o mais recente, o Bloodborne de tabuleiro, porém a maioria dos jogos baseados em videogames que temos no mercado são de jogos mais recentes, já dessa nova geração de videogames, e eu particularmente sinto falta de jogos de tabuleiro baseados nos jogos da época dos 16 bits, sei que temos jogos no mercado com temas pixelados ou que remetem por cima a essa época, porém, não são muitos, e eu particularmente sinto que essa seria uma necessidade que muitos jogadores tem.
Pensando nisso, eu fui atrás de procurar algo que atendesse essa minha necessidade sobre esses tipos de jogos, e andando pelos sites de internet e páginas do facebook eu encontrei imagens de algo que poderia vir a se tornar um jogo baseado nessa maravilhosa época dos jogos.
Anuncio tradicional de venda de fita de Videogame da época.
O Bom do Vídeo Game
Vagando pelo Facebook eu me deparei com uma página chamada O Bom do Vídeo Game, onde eles falam exatamente sobre isso, jogos e curiosidades da época dos jogos 16 bits, a página é muito interessante e cheia de informações e curiosidades, e vendo essas coisas por lá me veio a mente sobre como seria legal um jogo sobre isso. Por lá, cheguei até a ver algumas imagens (muitas dessas disponibilizadas aqui nessa matéria), de jogos de vídeo game que não existem ou são uma reimaginação de jogos existentes, achei bem legal as imagens disponibilizadas na page, e pensando nisso resolvi fazer esse material falando sobre o assunto.
O quanto seria interessante um jogo baseado nessa época? Onde os jogadores pudessem voltar a reviver esses momentos de se reunir com os amigos nas locadoras de videogame para poder jogar, ou ir até a locadora para alugar as fitas que iriam querer jogar no final de semana, tendo sempre a correria de tentar chegar o mais cedo possível no local para tentar garantir os melhores lançamentos da semana, levar a fita para casa e ficar jogando com os amigos para tentar finalizar antes que acabasse o final de semana, claro, sempre com a ajuda de revistas, que muitas vezes vinham com truques e passwords que nos ajudavam a prosseguir no jogo.
Imagem retirada da Page O Bom do Videogame, essa fita traz informações que lembra cartas de Boardgame.
Reviver a época em que quando se precisava saber como passar de certo local de um jogo, se não fosse a ajuda dos seus amigos de locadora, você tinha que muitas vezes ir até uma banca de jornal e comprar uma revista com o detonado sobre o jogo para lhe ajudar a chegar até o final de certo jogos, principalmente os jogos de RPG da época, que era bem desafiadores, todos em inglês e sem nenhuma indicação de para onde você tinha que seguir no jogo.
Além é claro, de ter que lidar com as promessas que você fazia aos seus pais, onde sei que muitos aqui prometiam tirar boas notas na escola para pode ganhar um dinheirinho do pai para poder alugar uma fita no final de semana ou até mesmo ganhar uma de presente dele, caso você tivesse o console em casa, meio que uma forma de recompensa pelas suas boas notas. Essas e muitas outras coisas eram o cotidiano para as crianças dessa época, estudar durante a semana, ir a locadora no tempo vago e jogar aquele jogo que você tanto gostava no final de semana.

Então, acredito que muitos aqui devem se perguntar assim como eu, por que não temos jogos de tabuleiro baseado em jogos dessa época? Ou até mesmo baseado em jogos que relembrem esses momentos nas vidas dos jogadores, como mecânicas de ações, pontuações por finalizar fitas e conhecimentos sobre jogos em geral, seria muito interessante ter algo assim no mercado e acredito que essa pergunta já deve ter passado pela mente de muitos jogadores de boardgames. Acredito que ainda não haja nada assim no mercado até o momento, quem sabe alguém não perceba essa falta de conteúdo relacionado a esse tema e faça algo assim para nós, seria realmente interessante, vocês não acham? Bem, isso é apenas um relato meu sobre essa maravilhosa época, espero que tenham gostado do material e deixem ai nos comentários o que vocês achariam da ideia, de um jogo baseado em jogos ou momentos dessa época.
Catalogo de fitas disponíveis para aluguel.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades:
PARA QUEM QUISER CONHECER A PAGE DO FACEBOOK O BOM DO VIDEOGAME: