Olá galera, voltando com mais uma resenha aqui no canal para vocês, e o jogo que vou apresentar hoje será o “Arquitetos do Reino Ocidental”, um jogo com várias mecânicas já conhecidas e consagradas, porém com um jeitinho diferente de serem usadas em jogo.
Sobre o Jogo
Arquitetos é um jogo para 1 a 5 jogadores, com tempo médio de 90 minutos por partida (aqui no grupo geralmente levamos 60 minutos) e que traz como as suas principais mecânicas a alocação de trabalhadores, construções e administração de recursos.
Em Arquitetos, cada um dos jogadores incorporam um arquiteto (como já diz o nome do jogo) que está fazendo novas construções no reino para impressionar o Rei, cada um dos jogadores possui uma quantidade limitada de trabalhadores que eles podem usar para coletar os recursos necessários e fazer as suas construções, e ainda ajudantes especializados em certos tipos de construções que lhes ajudam a fazer certas obras.
Os jogadores vão ao longo da partida colocando os seus trabalhadores nos locais de coleta de recursos para adquirir novos recursos, ou em locais dentro do reino para ativar efeitos variados. O jogo funciona como qualquer outro jogo com alocação de trabalhadores, o jogador coloca um dos seus trabalhadores em determinado local e recebe o recurso descrito ali, porém o diferencial desse jogo é que, quanto mais trabalhadores em um determinado local mais recursos daquele tipo o jogador vai recolher quando colocar um novo trabalhador ali.
Além disso, cada jogador possui uma quantidade limitada de trabalhadores para serem usados durante a partida, logo, os jogadores não podem sair colocando seus trabalhadores a esmo pelos locais no tabuleiro sem ter algo planejado, pois mais na frente os jogadores podem ficar sem trabalhadores e acabar se atrasando muito devido à falta deles.
Playboard de um jogador com seus trabalhadores disponíveis.
Os jogadores têm uma grande quantidade de construções possíveis para serem feitas durante o jogo, cada uma delas fornecendo pontos e formas de pontuação extras. Além das várias possibilidades de construções que os jogadores tem para fazer durante a partida, eles ainda podem auxiliar na construção da catedral do reino, onde cada nível completado vai lhe garantir pontos e cartas com bônus.
Componentes
Arquitetos, apesar de possuir uma caixa de tamanho menor que a média, vem com uma grande quantidade de componentes dentro dela, eu fiquei realmente surpreso quando vi a caixa do jogo pela primeira vez, pois já tinha visto seus componentes em imagens e vídeos pela internet, e achei que a caixa dele seguisse o padrão de muitas caixas de jogos que temos por aí, porém ela é um pouco menor que as caixas tradicionais, mas vem com uma boa quantidade de componentes. Quando tirei tudo de dentro da caixa e coloquei os componentes dentro de ziplocks, as coisas não couberam novamente dentro da caixa do jogo, então tive que tirar aquele “insert” de papelão que vem dentro da caixa para poder acomodar tudo ali novamente, apesar disso, essa caixa pequena não chega a ser um problema, até porque ela é de uma boa qualidade.
Tabuleiro do jogo.
Vamos falar agora sobre os seus componentes, esses sim, são componentes de qualidade muito boa, todos os marcadores de recursos, trabalhadores e marcadores variados são feitos em madeira, muito bem acabados e de ótima qualidade. As cartas do jogo são de um material muito bom e tem uma textura em linho (acho que é assim que chama), o que dá um visual ainda melhor para a carta e para o produto final. O tabuleiro do jogo eu achei muito bonito,mas acho que poderia ser maior para poder acomodar melhor os meeples que ficam espalhados sobre ele, em alguns momentos pode acontecer de ficar muitos meeples aglomerados em um canto, e ficar meio que bagunçado em alguns setores, mas isso não atrapalha a jogatina, é só uma questão visual mesmo.
Algumas das varias cartas de ajudantes do jogo.
A arte desse jogo é um complemento para fechar com chave de ouro. O jogo, além de ter todos os componentes com ótima qualidade, ainda tem uma arte muito bonita e bem estilizada e que se encaixa perfeitamente no jogo. Todos as suas ilustrações são de um estilo bem particular, o que deixa esse jogo com uma cara bem própria, as boas ilustrações vão desde o tabuleiro do jogo, às cartas de construções e playboards dos jogadores, mas onde elas realmente se destacas são nas cartas de ajudantes, onde cada uma é retratada de forma muito peculiar e divertida.
Considerações
Arquitetos do Reino Ocidental tem vários fatores que eu gosto muito, desde as suas mecânicas, variedades de gameplay e rejogabilidade, porém o principal ponto forte desse jogo mesmo é o seu conjunto de mecânicas, que por mais que sejam uma velha combinação conhecida em muitos jogos aí pelo mercado, ela conseguiu meio que inovar com algumas pequenas mudanças na sua utilização.
Primeiro, a quantidade limitada de trabalhadores que cada jogador possui, alguns jogos no mercado tem esse fator ao seu favor, o negócio é que aqui os jogadores não conseguem retirar os seus trabalhadores facilmente do tabuleiro de jogo, os trabalhadores em jogo devem ser primeiramente presos para depois voltar para o playboard do jogador, isso pode demorar um pouco para acontecer, logo, é sempre bom o jogador trabalhar com a questão de que seus trabalhadores são muito importantes e limitados, e que se ele colocar algum em um local que não seja de muito proveito, esse trabalhador pode fazer toda a diferença no futuro. Outro ponto legal sobre os trabalhadores é a questão da prisão, um jogador pode meio que ir até um local no tabuleiro chamado Centro da Cidade e contratar uma multidão para ir prender os trabalhadores de um outro jogador em determinado local, essa mecânica é bem legal, pois além de deixar os trabalhadores de um jogador presos, faz com que ele colete menos recursos em um local onde ele provavelmente teria muitos trabalhadores.

Partida em andamento.
O segundo ponto que acho muito legal nesse jogo são as suas várias maneiras de construções, além de os jogadores terem várias e várias cartas únicas de construções, eles ainda podem optar por ajudarem a construir a catedral do reino, isso dá muitas possibilidades aos jogadores em mesa, pois se eles virem que não vão conseguir fazer determinada construção, eles podem usar seus recursos para outra construção no jogo. Além disso, as cartas de construções não fornecem apenas pontos, muitas delas dão ao jogador que a construiu uma nova possibilidade de marcar pontos na partida, o que aumenta muito as suas possibilidades e estratégias de jogo.
Um terceiro ponto que também achei bem legal no jogo são os ajudantes, eles, além de servirem para fornecer certos bônus em determinados locais do tabuleiro (como é de costume em muito jogos), ainda são necessários para fazer determinados tipos de construções no jogo, funciona assim, cada ajudante tem de uma a três especializações, certas construções necessitam que o jogador tenha algum ajudante especializado em determinada área para conseguir fazer a construção, logo, os ajudantes além de servirem para dá bônus em certos pontos do jogo, ainda são essenciais para fazer construções no jogo, tornando-os muito úteis durante toda a partida.

Concluindo, eu e meu grupo gostamos bastante de Arquitetos do Reino Ocidental, é um jogo rápido, que acomoda uma boa quantidade de jogadores e que tem uma grande gama de estratégias e possibilidades que os jogadores podem usar durante a sua partida, possui regras com aprendizagem mediana, complicado um pouco apenas em sua iconografia, mas que após uma ou duas partidas o jogador consegue pegar rapidamente todos os ícones do jogo. Ele também é um jogo que pode ser apresentado para vários tipos de jogadores, pois por mais que seja razoavelmente fácil de pegar suas regras, ele tem vários níveis de estratégia que podem agradar desde o jogador mais causal até o mais hardcore.
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