Sensorial: The Sanctuary: Endangered Species

Designer: Przemek Wojtkowiak
Artista: Patrycja Ignaczak
Editora: Cube Factory of Ideas
Tipo: Estratégia
Mecânica: Alocação de Trabalhador
Nº Jogadores: 2-4 Players [Melhor em 2]
Tempo de Jogo: 30-70 mins
Preço: 40€
Fotos: BGG
Descrição:
The Sanctuary é um jogo de alocação de trabalhadores bem diferenciado. Em "The Sanctuary" cada jogador cria e gerencia seu próprio Santuário Animal. Você se esforça para aumentar seu valor de propriedade, salvar animais em extinção, reconstruir seus habitats naturais e fornecer-lhes tudo o que precisam para terem uma vida confortável.
Sinopse:
Existem várias maneiras de ganhar PV neste jogo. Comprar terras, construir lagos ou florestas em terras compradas, resgatando animais elevando sua população e felicidade e finalmente armazenando recursos. Há também tokens de PV negativos que "punem" você por escolher ações muito poderosas.
Uma vez que a configuração é feita, a fase de preparação começa, onde você coloca uma pilha de cartas de ação. O número de pilhas e a quantidade de cartas dependem do número do jogador. Os jogadores colocam seus Voluntários (trabalhadores) nas cartas, o que permite que eles usem a ação principal daquela carta e também TODAS as ações secundárias à esquerda e à direita da carta, até que a "linha de visão" do trabalhador seja quebrada por outro trabalhador ou por uma cerca. Após a última pilha de cartas de ação ter sido usada, o jogo termina e os jogadores contam o vencedor.
# Estratégia: As opções estratégicas do jogo são ditadas pelas cartas em cada pilha de ação, então você tem que avaliar cada rodada por conta própria. É, portanto, mais recompensador acompanhar a disposição dessas cartas em vez de seguir estritamente um plano previamente elaborado.
# Tática: Como existem cartas diferentes em cada pilha de ação de rodadas, a escolha correta do posicionamento do trabalhador é altamente tática. Você deve ter em mente onde o oponente pode colocar seus trabalhadores, quais ações secundárias estão disponíveis e quais ações primárias e secundárias você quer deixar abertas para o seu oponente. Os trabalhadores são colocados do primeiro jogador ao último, e então continua no sentido inverso.
# Interação: Você pode influenciar / negar as ações de seus oponentes e até dar/receber pontos de vitória negativos com algumas ações.
# Sorte: Apenas sorte do sorteio e sequência de cartas de ação reveladas.
Avaliação:
The Sanctuary é um Worker Placement diferentão que exige bastante senso tático na alocação dos voluntários para tirar o melhor proveito das ações secundárias e conseguir bons combos. A variabilidade do jogo é bem grande já que as cartas não possuem uma ordem fixa. A grande quantidade de ícones pode atrapalhar no início mas acostuma durante o andamento da partida. É um euro leve-médio com um tema bem explorado e atrativo além de desenvolver um novo modelo da mecânica alocação de trabalhadores.