Olá galera, de volta nesse carnaval para trazer mais uma resenha para vocês. Hoje vou “apresentar” o jogo Azul, jogo bastante conhecido e ganhador de vários prêmios.
Sobre o Jogo
Azul é um jogo para 2 a 4 jogadores, com tempo médio de 30 minutos por partida e que traz como as suas principais mecânicas a coleção de componentes e alocação de peças (ou colocação de peças, caso achem melhor).
Azul é um jogo com tema meio que abstrato, porém a ideia base dele é que cada jogador está montando um painel de azulejos em uma parede, e cada um dos mesmos terão que montar o seu painel de acordo com o que está sendo mostrado na imagem da sua parede ou de forma livre, caso estejam usando a versão variante do jogo. Os jogadores vão, ao longo da partida, recolhendo peças de azulejos nas fábricas no centro da mesa, e alocando essas peças em sua parede para formar o seu mural, o jogador sempre pega todas as peças do mesmo modelo disponíveis na fábrica e tem que aloca-las da maneira que achar melhor na sua reserva, para só depois passar para a sua parede, porém sempre que o jogador pega peças demais, essas peças caem no chão e acabam quebrando e gerando pontos negativos para os jogadores.
Playboard do jogador com locais para seus azulejos de reserva e sua parede.
Os jogadores têm sempre que estar atentos às quantidades de azulejos que irão pegar e à quantidade que precisam para colocarem nas suas paredes e reserva, e assim, tentar não pegar azulejos além da conta e acabar quebrando-os (nunca carregue mais coisas do que você pode). Sem falar que os jogadores também devem sempre ficar atentos as jogadas dos outros jogadores, para ver se eles também não estão atrás dos mesmos azulejos que ele, isso pode gerar várias e várias ações onde os jogadores vão cortar as ações dos outros jogadores fazendo com que eles findem por pegar uma grande quantidade de azulejos em uma fábrica, ou acabem pegando algum tipo de azulejo que não está precisando no momento.
O jogo se desenrola por várias rodadas, onde os jogadores vão fazendo esse processo de pegar e colocar os azulejos na sua reserva e parede, até que um dos jogadores tenha feito uma linha ou coluna de azulejos iguais na sua parede.
Componentes
Azul é um jogo de caixa mediana onde basicamente todos os seus componentes são as peças de azulejos, tirando isso, o que mais vem dentro da caixa são seus marcadores de fábrica, os playboards dos jogadores e um saquinho para sortear as peças de azulejo que serão colocadas nas fábricas. Porém seu grande charme mesmo são suas peças de azulejos, as pecinhas são de uma qualidade muito boa, e com gravuras bem legais que remetem mesmo a desenhos feitos em azulejos de parede, e ficam ainda mais bonitas quando alocadas no playboard do jogador, parecendo realmente uma pequena parede com azulejos na sua mesa de jogo.
Peças de azulejos do jogo.
Em questão de qualidade todas as peças do jogo são ótimas, até porque o jogo não tem muitos componentes, então o foco deles, acredito eu, tenha sido deixar as peças de azulejos da melhor forma possível para evitar que sejam desgastadas ou facilmente danificadas, já que elas são misturadas várias e várias vezes no saquinho que vem no jogo, e eles acertaram nesse ponto, as minhas peças, mesmo após varias partidas, ainda parecem como novas e pelo que parece não vão se desgastar facilmente.
Peças de azulejo do mercado.
Agora um pouco sobre a arte do jogo, como o Azul não é um jogo que possua ilustrações, a sua beleza fica por conta das suas peças e montagem dos azulejos nos playboards dos jogadores. Na versão padrão do jogo, os jogadores vão sempre montar o mesmo modelo de parede, e mesmo assim ainda é muito bonito, porém no modo variável, como os jogadores podem montar a sua parede de formas diferentes, isso pode gerar variações muito bonitas de paredes, podendo ter vários e vários modelos únicos de uma partida para outra, algumas chegando a ser consideradas como belas artes.
Considerações
Azul é um jogo rápido, fácil e que pode ser apresentado a qualquer tipo de pessoa, jogadora ou não, pois por ter regras bem simples de explicar e de se aprender, mesmo pessoas que nunca jogaram nada na vida podem pegar facilmente como o jogo funciona e já sair jogando facilmente, por esse motivo eu o considero um dos melhores jogos de apresentação que eu tenho na minha coleção.
O Azul pode ter um sistema de regras muitos simples, mas por trás dessas regras simples se esconde um bom nível de estratégia que os jogadores podem fazer nas suas ações, sejam essas estratégias variando desde saber qual a melhor fábrica para pegar seus azulejos, para não pegar azulejos demais, até tentar cortar as ações dos seus adversários para fazé-los pegarem mais peças que o necessário ou até mesmo pegar peças que não estão precisando. Como a quantidade de fábricas em jogo depende da quantidade de jogadores na mesa, os jogadores terão uma gama de possibilidades maior com uma maior quantidade de jogadores, possibilitando assim várias e várias opções de escolhas durante a sua vez, tornando o jogo muito dinâmico e cheio de possibilidades.
Visão geral dos componentes do jogo.
Como falei acima, Azul é na minha opinião um ótimo jogo de apresentação, mas mesmo jogadores que gostam de bons jogos de estratégia vão gostar dele também, assim o jogo pode vir a agradar Gregos e Troianos, pois é simples, ao ponto de servir como jogo de apresentação, mas também pode ser colocado na mesa para jogadores mais experientes e que gostam muito de pensar e elaborar estratégias em jogo.
Eu particularmente gostei de tudo o que foi apresentado no jogo, regras, mecânicas, e até mesmo o seu tema que a primeira vista poderia ser meio estranho, mas que após a primeira partida fica claro o quanto ela se encaixa muito bem em tudo o que é proposto pelo jogo, não é é a toa que esse jogo ganhou vários e vários prêmios durante o ano passado, incluindo o melhor jogo do ano, muito merecido por sinal.
Eu só tive o grande prazer de conhecer o jogo Azul no meio do ano passado, porém logo após a primeira partida o jogo já conquistou todos os que estavam na mesa, nesse dia jogamos umas três partidas e todos amaram o jogo, tanto que um dos meus amigos que sempre joga conosco decidiu comprar uma cópia para ele poder jogar em casa.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: