Olá galera! Voltando com mais um material do “Sobre Board”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados ao nosso hobbie. No post de hoje vou falar um pouco mais sobre as artes dos jogos e o quanto elas são importantes para mim.
É inegável que de uns tempo para cá muitos e muitos jogos estão recebendo um visual bem melhor em termos de arte, é comum agora observar que muitos jogos estão dando grande foco em apresentar algo bom não só mecanicamente, mas também visualmente, alguns dos exemplos de evolução visual nos jogos são o Zombicide e o Arcadia Quest, que já tinham ótimas ilustrações, porém a cada novo lançamento, a qualidade visual de ambos vem melhorando, acredito que isso se deva ao fato de que quando um consumidor vê um jogo pela primeira vez, possivelmente a primeira coisa que ele vai observar sobre o jogo seja uma imagem ou um conjunto delas, e essa imagem é o que faz o consumidor ir até o jogo e procurar saber mais sobre ele.
Artes do jogo Sonhado com Alice.
Eu, por exemplo, sou um desse tipo de consumidores, que quando não tenho conhecimento sobre a existência de um jogo e vejo uma imagem sobre ele que eu goste, vou procurar saber mais como o mesmo funciona, simplesmente porque a imagem de apresentação do jogo me chamou a atenção, essa é uma das muitas maneiras dos desenvolvedores de jogos chamarem atenção para o seu produto, porém não é a única.
É fato que a arte de um jogo não vai influenciar mecanicamente na sua jogabilidade, porém também é fato que a arte ajuda a proporcionar uma maior imersão no jogo, e isso acontece melhor em determinados jogos que em outros, levando sempre a relevância do seu tema. Vou citar aqui dois exemplos simples para mim, a arte não vai influenciar diretamente em um jogo mais eurogame, como Stone Age, Suburbuia, Terra Mystica (mesmo esses jogos já tendo boas ilustrações) e jogos semelhantes, porém para mim, a arte influencia diretamente em jogos com temáticas, como dungeons crawlers, deck build e similares e jogos de aventura, onde os jogadores estarão ligados mais diretamente ao tema do jogo.
Arte de vários personagens do Arcadia Quest.
Deixarei aqui a minha opinião sobre o que penso sobre o assunto da arte em jogos. Eu já trabalhei com ilustrações antes de iniciar no hobbie, em uma cidade vizinha a minha há dois grandes desenhistas internacionais, o Walter Goivani (que desenha Red Sonja) e o Ed Benes (que já desenhou vários títulos da DC), e já frequentei e até estudei nos estúdios de ambos, logo, eu sou muito apegado à parte visual de um jogo, e a arte é um dos principais pontos para que eu venha a olhar um jogo com bons olhos. É claro que, como falei acima, há jogos que não necessitam de uma ótima arte, mas mesmo esses jogos possuem componentes ou outras formas de chamar visualmente a atenção do jogador.
Descent e outro jogo que tem belas artes em todos os seus componentes.
Eu particularmente já comprei alguns jogos sem ao menos saber como ele funcionava, apenas pelas imagens e por conterem miniaturas (isso foi bem no início do hobbie), bem como também já deixei de pegar ou de acompanhar certos projetos porque se encaixavam em alguns dos fatores que citei acima (jogos de aventura, por exemplo) e que tinham imagens que não me agradaram nem um pouco, isso acontece comigo, eu tenho uma forte ligação com desenhos desde pequeno, e no meu ponto de vista quando um jogo mostra belas imagens ao seu consumidor, ele está mostrando sua identidade visual, e se ela for de um nível baixo isso pode desagradar.
Uma da belíssimas artes de jogo Grasse - Mestres Perfumistas.
Queria também deixar aqui a minha crítica a respeito das artes do mercado nacional. Bem, em minha opinião, os jogos nacionais sempre tiveram ótimos ilustradores, e desde o primeiro jogo nacional que peguei, que foi o Masmorra de Dados, até os jogos mais recentes que estão para serem lançados ou que já foram lançados, é notável a grande evolução que a parte visual do jogo vem recebendo aqui no Brasil. Jogos como Grasse, Sonhando com Alice, Os Parques de Mis Lis, Heróis de San Villano, e entre muitos outros jogos nacionais, têm sua parte visual tão boa ou até melhor que muitos jogos de fora com grandes orçamentos, dá para ver que os desenvolvedores nacionais estão dando um foco nessa parte do seu jogo, e isso é muito bom, pois além dos jogos já estarem saindo com componentes de ótima qualidade, agora a sua parte visual está recebendo mais destaque, e estamos tendo lindos jogos no mercado nacional.
Bem galera, é isso, esse foi o meu relato sobre o que eu penso a respeito da arte de um jogo. E vocês? Já deixaram ou compraram um jogo apenas pela sua arte? O quanto é importante a arte de um jogo para vocês? Deixem aí nos comentários o que vocês acham sobre o assunto. Um abraço a todos!
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: