Chinini::Eu sei que esse jogo não é para qualquer grupo, assim como muitos dos bons jogos, no entanto, meu grupo mais frequente se adaptou maravilhosamente ao Rising Sun e das 10 partidas que jogamos, até o presente momento, todas foram muito épicas com decisões bem acirradas e direito a vários plot twist. Tenho a versão KS, que além de tudo o que já foi dito, fica linda na mesa e sempre chama bastante atenção mesmo de pessoas que nunca se interessaram pelo hobby. Essas expansões não chegam a ser indispensáveis, no entanto, a possibilidade de jogar em 6 minimiza ainda mais o efeito do sorteio das provincias em disputa no começa de cada estação, além de abrir mais possibilidades e variedade estratégica com as figuras de kami no tabuleiro, além do deck de montanha que possue uma sinergia com essas figuras. Eu recomendo o Rising Sun com tudo o que têm direito para a esmagadoura maioria das pessoas, esse jogo já apagou a sombra que tinha do Blood Rage a ponto de ofusca-lo, eu mesmo já tive Blood Rage por uns 2 meses, joguei algumas partidas e detestei o jogo. O que mais tenho de curiosidade para saber sobre o Rising Sun é que tipo de ajustes foram feitos durante o playtest, uma vez que o trabalho final ficou extremamente balanceado e redondo. A propósito mais uma resenha bastante funcional, acho o teu canal o mais completo em termos de resenhas breves e completas. Já tem meu voto para o prêmio Ludopedia.
Chinini e demais, saudações! Primeiro, sou usuário novo no ludopedia e estou adorando as matérias e o conteúdo que vocês colocam e movimentam por aqui. Já me perdoem se acaso minha questão estiver muito descontextualizada do tópico acima - RSun e Expansões - mas, ainda assim, me dói mais esta dúvida do que o a transgressão das regras! :}
Adquiri o RSun há uns 8 meses e, de lá pra cá, joguei três partidas visto ser muito raro conseguir adeptos ao board game, por N motivos. Entretanto, ainda com o pouco de experiência sobre o game, e após diversas leituras e reflexões sobre o manual, tem algo que preciso saber: numa partida com um número qualquer de players, por exemplo, 3 jogadores, e que na cerimônia do chá se crie uma aliança e sobre um "lone wolf", pergunto: quais são as vantagens práticas de se agir sozinho? Na pag 11 do manual se diz o seguinte, acerca da cerimônia: "Ainda que um jogador sem Alianças perca a oportunidade de ganhar bônus, ele ainda pode explorar os benefícios de ser um Clã independente." Quais são, apesar das poucas partidas, e da leitura detida, ainda não vi, uma vez que as alianças desfrutam dos bônus de todos os tipos de mandado?
Posso estar lendo muito mal o manual, ou ainda ser extremamente ingênuo na coisa, mas podem, então, me demonstrar como se dá?
Agradeço a atenção para aqueles que me leram até aqui.
PSI: eu ainda estou pensando em criar uma solução própria, do tipo, quem escolher não se aliar, no fim de cada estação anda três casas adicionais de vitória. O que diriam?
PSI: Pergunta: no mundo dos "conceitos técnicos" de boardgames, existe algum termo conceitual quando uma comunidade de jogadores chega em consenso sobre um problema ou bug nas regras originais, e decide "adaptar/criar/ajustar" as linhas daquelas?
vlw, gente