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  3. Teotihuacan: City of Gods
  4. Por que Teotihuacan é um hype mundial?!

Por que Teotihuacan é um hype mundial?!

Teotihuacan: City of Gods
  • avatar
    Bucaneiros14/02/19 16:45
    avatar
    Bucaneiros
    14/02/19 16:45
    171 mensagens MD


    Saudações amigos bucaneiros! 

    Aqui é o Thiago Castro da Bucaneiros Jogos. 
    Meu intuito com essa análise/resenha é explicar o motivo do Teotihuacan estar em quase todas as listas de melhores do ano, o tornando um grande HYPE mundial.

    Antes de entrar nos detalhes, gostaria de dar uma visão geral do jogo para quem ainda não conhece:

    Resumo do jogo
    Em Teotihuacan: City of Gods, os jogadores assumem papéis de herdeiros de poderosas famílias nobres em busca da glória eterna enquanto planejam a construção de Teotihuacan.


    A mêcanica principal é a alocação de trabalhadores com dados, porém não o considero um Dice Placement tradicional, já que os dados não são rolados e alocados como normalmente acontece em um clássico Dice Placement (estilo Kingsburg por exemplo).


    Ao invés disso, os jogadores movimentam os dados (seus trabalhadores) entre "tabuleiros de ação" e realizam uma ou mais ações em cada um deles, buscando sempre otimizar seus movimentos para serem mais eficazes, ganhando mais pontos de vitória por ajudar no desenvolvimento da cidade de Teotihuacan!
    Dependendo da ação escolhida, você aumentará o poder do seu dado, podendo chegar a ascensão e ganhar recompensas que certamente lhe ajudarão bastante durante sua grande missão!

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f97ee_kb6rjt.jpg





    Hmm... conte-me mais sobre isso...


    É ai que jogo começa a brilhar, mas antes preciso frisar que Teotihuacan foi criado por Daniele Tascini, que também criou jogos muito famosos e de altíssimo nível como Tzolk'in: O Calendário Maia, As Viagens de Marco Polo, A Tale of Pirates entre outros. Certamente essa experiência lhe possibilitou criar algumas sacadas bem interessantes no jogo, e é sobre algumas dessas sacadas que vou comentar nessa análise pessoal.

    1- Progressão dos trabalhadores

    A primeira sacada é a progressão dos trabalhadores, você realmente sente a evolução da partida a cada movimentação de dado (explicado na segunda sacada). 

    Aquele trabalhador com poder 1 (face do dado no número 1) quase não consegue coletar sozinho um mísero recurso (madeira, pedra ou ouro) no início do jogo, porém conforme você vai executando as ações do tabuleiro, esse trabalhador evolui e se o jogador for eficaz em suas jogadas, utilizando de uma boa movimentação e planejamento, é possível fazer um combo com trabalhadores de poderes diferentes e resultar em recompensas maiores.


    Os tabuleiros de ação geralmente dão mais benefícios para ações que estão sendo realizadas com mais de um dado, bonificando pelo trabalho em equipe dos seus dados! :D

    Regra: Nesse tabuleiro (Floresta) há uma tabela, você analisa primeiro a quantidade de dados (verificar a linha) e depois o poder do(s) dado(s) (verificar a coluna), então o jogador vermelho conseguiria 1 de madeira neste caso e o jogador azul conseguiria 2 de madeira, já que é verificado o poder do dado mais baixo para encontrar a coluna correta a ser considerada. 
    Caso um terceiro dado azul (com poder de 2 a 5) seja movido para esse tabuleiro, nesse cenário o jogador azul iria ganhar 3 madeiras e 3 cacaus (já que o menor dado dele ainda seria o de poder 2).

    Após realizar essa ação, você subirá um de poder para uma ação realizada com 1 ou 2 dados OU dois poderes para uma ação realizada com 3 dados ou mais.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/008d1_kb6rjt.png


    2- Movimentação do dado
    A segunda sacada que vejo é a movimentação do dado. 
    No início do seu turno você pode mover de 1 a 3 espaços ao redor do mapa, em sentido horário, para realizar diversas ações dependendo do tabuleiro onde você estiver.



    Visto que o jogador ganhará mais benefícios por uma quantidade maior de dados em um local, você preferiria fazer um combo com seus dados e pegar mais recursos para a construção de Teotihuacan? OU aproveitar um momento de baixo custo (explicado na "Regra" abaixo) em um tabuleiro de ação que te dará alguns pontos de vitória a mais? Ou quem sabe ter benefícios durante toda a partida com uma nova ficha de tecnologia a sua disposição?


    Pois bem, durante o jogo inteiro os jogadores terão que analisar o que é mais interessante de se fazer no momento, ou seja, sua estratégia tem que ser flexível e uma análise do tabuleiro é algo essencial para aproveitar melhor suas alocações.
    Porém, isso não torna o jogo difícil, pois as ações são diretas e fáceis de se realizar. O que brilha neste ponto é conforme você vai jogando, melhor e mais divertido vai ficando o jogo, por se tornarem mais claras as opções de jogada que irão te beneficiar mais.

    Regra: Para se movimentar entre os tabuleiros de ação (de 1 a 3 espaços), você deverá pagar cacau para realizar a ação caso já exista algum dado (de qualquer cor) naquele local. A regra é 1 cacau para cada cor de dado que estiver naquele tabuleiro antes do seu dado chegar lá, no exemplo abaixo tem 3 cores diferentes (incluindo o dado preto que já estava lá), então o pagamento é de 3 cacaus.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/70e7e_kb6rjt.png



    3- Construção da pirâmide e seus bônus


    A terceira sacada do jogo é a construção da pirâmide, que não é apenas bonita na mesa, mas principalmente uma das maneiras mais estratégicas de se pontuar no jogo.

    A conclusão da construção da pirâmide é um dos gatilhos de final de jogo, e não é atoa, para cada símbolo da peça de pirâmide que você conseguir colocar em cima de outro símbolo igual você ganhará um ponto extra em sua ação de construção. Além disso, se o símbolo que você estiver colocando for colorido, você avançará um degrau no templo da cor correspondente. 

    Avançar nos templos te dão recursos extras e até ativam pontuações extras de final de jogo. Isso faz com que além de ganhar pontos com a ação de construção de pirâmide, seja possível ganhar mais recursos para realizar suas próximas ações.

    Devido a essa ação desencadear outros benefícios e até ações, essa é a uma das ações mais interessantes e estratégicas que os jogadores deverão sempre ficar atentos ao decorrer da partida.


    Regra: Por exemplo, se você colocar uma peça de pirâmide que contenha uma estatueta azul em cima de uma peça de pirâmide que também contenha esse mesmo símbolo (colorido ou não) você avançará no templo azul, adicionalmente ganhará pontos de vitória por cobrir ícones iguais aos da sua peça que colocou, fazendo com que você ganhe até 4 pontos de vitória com essa construção, mais um adicional pelo andar da pirâmide que você esteja construindo (1,3,5 ou 7 pontos).





    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/ecea9_kb6rjt.jpg





    Conclusão e opinião pessoal

    Citei 3 sacadas do Daniele Tascini que julgo serem fatores cruciais para o jogo se tornar tão envolvente e estratégico (mesmo que com regras simples) e que acabaram levando o Teotihuacan a um HYPE mundial já em seu lançamento, estourando em Essen (maior feira de jogos de tabuleiro que acontece anualmente na Alemanha).


    Existem várias outras ações muito interessantes que não citei aqui para não ficar extenso demais, como por exemplo a ascensão do trabalhador (que é quando o dado chega no poder 6), as decorações da pirâmide, construções das casas, avançar nos templos, adorar os deuses, andar na avenida dos mortos etc.. 
    Mas minha intenção como coloco no título do tópico, é tentar explicar o motivo do Teoti (como chamamos por aqui) ser um jogo tão comentado lá fora e que certamente está vindo para o Brasil para entrar na coleção dos apreciadores do hobby.

    Particularmente sou fã do Daniele Tascini desde o Tzolkin, passando por Marco Polo e depois com o Tale of Pirates (que trouxemos para o acervo da Bucaneiros), porém o Teoti ganhou nossos corações desde o início e se tornou o número 1 do Daniele Tascini para mim, além de entrar em meu top 10 de todos os tempos. 
    Tenho muito orgulho de poder trazer um jogo de tão alto nível para os board gamers brasileiros através da Bucaneiros.

    Por favor comentem o que acharam! Espero ter ajudado nas dúvidas que vocês vem nos perguntando por email e nas redes sociais.




    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e3c9f_kb6rjt.png










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    Comentários:

  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato14/02/19 17:04
    edeodato » 14/02/19 17:04

    Parabéns pelo post e por vender seu peixe de forma muito clara!

    Dá pra perceber que realmente gostou do jogo! A frase final é simplesmente perfeita meu caro!

    Orgulho nosso que várias editoras estejam se esforçando, lutando para trazer laçamentos quase que instantaneamente!

    Esse euro eu terei com certeza! 

    Parabéns novamente.

    Abraços

    5
  • Bucaneiros
    171 mensagens MD
    avatar
    Bucaneiros14/02/19 18:12
    Bucaneiros » 14/02/19 18:12

    edeodato::Parabéns pelo post e por vender seu peixe de forma muito clara!

    Dá pra perceber que realmente gostou do jogo! A frase final é simplesmente perfeita meu caro!

    Orgulho nosso que várias editoras estejam se esforçando, lutando para trazer laçamentos quase que instantaneamente!

    Esse euro eu terei com certeza! 

    Parabéns novamente.

    Abraços

    Obrigado Emmanuel! 
    Realmente gostei demais mesmo! Fico contente de ter conseguido passar essa mensagem por aqui :)

    2
  • linezinhah
    1200 mensagens MD
    avatar
    linezinhah14/02/19 19:22
    linezinhah » 14/02/19 19:22

    Como é o jogo para 2 e 3 jogadores?

    Fica preso demais? 

    É do tipo de jogo que para 2 jogadores tem que limitar todo o mapa ou as ações?

    Pergunto pois é comum um jogo acabar sendo alterado significativamente para 2 jogadores, como por exemplo o Railroad Revolution, temos que usar algumas peças de um 3º jogador para travar algumas ações. Diferente do Madeira, que não há restrição alguma na minha opinião, pois o que determina a limitação de ações são os dados.

    2
  • RMaia8
    2268 mensagens MD
    avatar
    RMaia814/02/19 19:53
    RMaia8 » 14/02/19 19:53

    linezinhah::Como é o jogo para 2 e 3 jogadores?

    Fica preso demais? 

    É do tipo de jogo que para 2 jogadores tem que limitar todo o mapa ou as ações?

    Pergunto pois é comum um jogo acabar sendo alterado significativamente para 2 jogadores, como por exemplo o Railroad Revolution, temos que usar algumas peças de um 3º jogador para travar algumas ações. Diferente do Madeira, que não há restrição alguma na minha opinião, pois o que determina a limitação de ações são os dados.


    Funciona bem demais.
    As mudanças são poucas, sendo a mais relevante a presença de alguns dados para “encaroçar” os spots de ação, como se houvesse quatro jogadores na mesa. Na minha opinião, ele escala muito bem em 2, 3, e quatro que talvez seja mesmo o sweetspot, mas que supera em muito pouco as demais contagens.

    Teotihuacan é um jogo sensacional, pra mim tranquilamente o melhor de 2018 e segundo melhor da turminha italiana - perdendo apenas para Lorenzo, e seguido de perto por Newton (não, não sou o maior fã de MP e Tzolk’in não ficou na coleção!).

    Pode levar pra mesa sem medo, em qualquer contagem!!!!!

    7
  • linezinhah
    1200 mensagens MD
    avatar
    linezinhah14/02/19 20:05
    linezinhah » 14/02/19 20:05

    RMaia8::
    linezinhah::Como é o jogo para 2 e 3 jogadores?

    Fica preso demais? 

    É do tipo de jogo que para 2 jogadores tem que limitar todo o mapa ou as ações?

    Pergunto pois é comum um jogo acabar sendo alterado significativamente para 2 jogadores, como por exemplo o Railroad Revolution, temos que usar algumas peças de um 3º jogador para travar algumas ações. Diferente do Madeira, que não há restrição alguma na minha opinião, pois o que determina a limitação de ações são os dados.


    Funciona bem demais.
    As mudanças são poucas, sendo a mais relevante a presença de alguns dados para “encaroçar” os spots de ação, como se houvesse quatro jogadores na mesa. Na minha opinião, ele escala muito bem em 2, 3, e quatro que talvez seja mesmo o sweetspot, mas que supera em muito pouco as demais contagens.

    Teotihuacan é um jogo sensacional, pra mim tranquilamente o melhor de 2018 e segundo melhor da turminha italiana - perdendo apenas para Lorenzo, e seguido de perto por Newton (não, não sou o maior fã de MP e Tzolk’in não ficou na coleção!).

    Pode levar pra mesa sem medo, em qualquer contagem!!!!!

    Assim você está me convencendo a levar esse jogo, meu esposo queria ler o oposto só pra dar desculpa de não comprar hahahahah

    2
  • RMaia8
    2268 mensagens MD
    avatar
    RMaia814/02/19 20:47
    RMaia8 » 14/02/19 20:47

    linezinhah::
    RMaia8::
    linezinhah::Como é o jogo para 2 e 3 jogadores?

    Fica preso demais? 

    É do tipo de jogo que para 2 jogadores tem que limitar todo o mapa ou as ações?

    Pergunto pois é comum um jogo acabar sendo alterado significativamente para 2 jogadores, como por exemplo o Railroad Revolution, temos que usar algumas peças de um 3º jogador para travar algumas ações. Diferente do Madeira, que não há restrição alguma na minha opinião, pois o que determina a limitação de ações são os dados.


    Funciona bem demais.
    As mudanças são poucas, sendo a mais relevante a presença de alguns dados para “encaroçar” os spots de ação, como se houvesse quatro jogadores na mesa. Na minha opinião, ele escala muito bem em 2, 3, e quatro que talvez seja mesmo o sweetspot, mas que supera em muito pouco as demais contagens.

    Teotihuacan é um jogo sensacional, pra mim tranquilamente o melhor de 2018 e segundo melhor da turminha italiana - perdendo apenas para Lorenzo, e seguido de perto por Newton (não, não sou o maior fã de MP e Tzolk’in não ficou na coleção!).

    Pode levar pra mesa sem medo, em qualquer contagem!!!!!

    Assim você está me convencendo a levar esse jogo, meu esposo queria ler o oposto só pra dar desculpa de não comprar hahahahah


    Pode dizer pra ele que não tem como não gostar, se vcs gostam de jogos médio-pesados, worker placement e rondel. Leve em consideração que eu não conheço a qualidade da produção nacional, portanto toda minha opinião é baseada na edição importada do jogo.

    0
  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz14/02/19 21:26
    leandrofvaz » 14/02/19 21:26

    Se tivesse jogado Teotihuacan em 2018 [como estava previsto inicialmente na pre order da MM], eu teria dúvidas se seria ele ou Project Gaia o melhor jogo que conheci em 2018. Achei Teotihuacan sensacional, para mim irá rivalizar com Tzolk'in na briga do melhor do quarteto italiano, no meu gosto.


    Ótima resenha, está conseguindo fazer a propaganda com análises coerentes e bem feitas.

    1
  • PedroMVM
    727 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM14/02/19 21:28
    PedroMVM » 14/02/19 21:28

    RMaia8::Pode dizer pra ele que não tem como não gostar, se vcs gostam de jogos médio-pesados, worker placement e rondel. Leve em consideração que eu não conheço a qualidade da produção nacional, portanto toda minha opinião é baseada na edição importada do jogo.

    Que eu saiba a produção é na mesma fábrica do jogo gringo, foi apenas traduzido para o português.

    2
  • linezinhah
    1200 mensagens MD
    avatar
    linezinhah14/02/19 21:30
    linezinhah » 14/02/19 21:30

    PedroMVM::
    RMaia8::Pode dizer pra ele que não tem como não gostar, se vcs gostam de jogos médio-pesados, worker placement e rondel. Leve em consideração que eu não conheço a qualidade da produção nacional, portanto toda minha opinião é baseada na edição importada do jogo.

    Que eu saiba a produção é na mesma fábrica do jogo gringo, foi apenas traduzido para o português.

    Sim eles já afirmaram isso, que não vai ter alteração alguma

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