Olá galera, estou de volta para trazer para vocês mais uma resenha, e dessa vez de um jogo o qual acompanhei bastante o seu desenvolvimento pelo facebook e que estava aguardando o seu lançamento há algum tempo, hoje lhes apresento o Gnomopolis.
Sobre o Jogo
Gnomopolis é um jogo para 1 a 4 jogadores, com tempo médio de 30 minutos por partida e que traz como suas principais mecânicas a alocação de trabalhadores, construções de peças e o novíssimo gnomo building.
Em Gnomopolis, o território dos gnomos está sendo tomado pelos humanos, e a única maneira da vida dos gnomos continuar é migrar para grandes salões dentro das montanhas, para isso os exploradores tomam a dianteira e seguem rumo a montanha para começar a construir a sua nova cidade e receber os novos imigrantes que estão por vir. Cada jogador tem que iniciar a nova cidade de Gnomopolis, construindo estruturas essenciais para o início da nova vida, para tanto, eles usam as habilidades de suas caravanas para recrutar novos gnomos e fazer os mais diferentes tipos de construções. Cada uma das novas construções feitas pelos gnomos, além de fornecerem uma nova ação para eles, traz novos gnomos da antiga cidade para a nova, possibilitando assim a expansão de mão de obra e diversidade dos gnomos na nova cidade.

Gnomopolis possui um conjunto de mecânicas que são bem simples de aprender e explicar, e que funcionam muito bem em conjunto. A junção da alocação de trabalhadores com a mecânica de construções já é bem consagrada no mundo dos boardgames, porém em Gnomopolis eles foram além e adicionaram uma nova mecânica que podemos chamar de gnomo building, é basicamente a mesma ideia de um deck building, onde inicialmente todos os jogadores possuem os mesmos tipos de gnomos para lhes ajudar na construção da nova cidade, mas que com o decorrer do jogo eles poderão adquirir novos gnomos com funções diferentes e ir filtrando os gnomos que não querem mais. A ideia dessa “nova” mecânica juntamente com as mecânicas já conhecidas funcionam muito bem e dão um diferencial ao jogo.

Um ponto que achei bem interessante no jogo foi que, além de fazer as construções para a sua nova cidade, os jogadores têm que se preocupar em alocar trabalhadores nelas no final da partida, como se fossem os empregados daquele local. Essa é uma das maneiras de se pontuar no jogo, onde cada jogador, ao final da partida, terá que pegar todos os seus gnomos e alocá-los nas suas construções dando emprego a eles na nova cidade.
Componentes
Inicialmente eu achava que o Gnomopolis iria sair em financiamento coletivo, e em alguns casos os componentes de financiamentos coletivos podem vir com alguns problemas, porém a Conclave lançou o jogo diretamente no mercado sem passar por financiamentos, o que eu particularmente achei muito bom. Eu não tinha visto vídeos ou algo relacionado sobre como havia ficado o produto final do jogo, e quando abri a caixa fiquei realmente surpreso com a qualidade dos componentes do jogo, além de um bela surpresa do jogo ao conter quatro canecas para os jogadores poderem fazer o sorteio dos seus gnomos a cada rodada.

Vamos por partes, primeiramente todos os meeples de gnomos e caravana tatu são feitos de madeira, o que é muito bom, pois gosto do clássico que são esses marcadores feito em madeira, e vê jogos nacionais começando a adotar esse tipo de marcadores é muito legal. Eu sei que fazer esses mesmos marcadores em plástico custaria bem menos para a produção do jogo, mas eu prefiro pagar um pouco mais e recebê-los em madeira. Tenho que falar do meeple da caravana tatu que ficou muito bonito, é um tatuzinho mah, um TATUZINHO! Ficou muito show.

Quanto ao restante dos componentes, como cartas e playboard, todos também estão em um material de ótima qualidade, com ótimos acabamentos, cartas com um papel muito bom e rígido. As canecas que vêm na caixa e que servem para os jogadores selecionarem aleatoriamente são bem legais, como eu disse, tive até um surpresa quando as vi dentro da caixa, eles poderiam ter colocado sacos de pano que fariam o mesmo efeito, mas resolveram fazer algo diferente para o público, o que eu particularmente achei muito bacana, e tudo isso se acomoda perfeitamente em um insert para o jogo.
Queria só deixar aqui também minha opinião sobre a arte do jogo que por sinal está linda, não se tem muitos personagens com artes no jogo, porém cada uma das construções do jogo está com uma belíssima arte, bem temática e colorida. As cartas de construções e demais cartas são muito bonitas de ser ver na mesa de jogo, os ilustradores desse projeto estão de parabéns pelas ilustrações presentes no jogo.
Considerações
Gnomopolis é um jogo fácil, rápido e muito divertido de jogar, é um daqueles jogos que dá para apresentar para quaisquer tipos de jogadores, sejam eles iniciantes ou veteranos, pois mesmo com seu fácil sistema de regras ele tem um bom nível de estratégia envolvido nas suas ações de construções e escolhas dos gnomos que serão mantidos com você até o final da partida.
Como eu falei acima, os gnomos que você vai adquirindo ao longo da partida terão que ser alocados em suas construções para dá-lhes emprego na nova cidade, gerando pontos para os jogadores no final da partida. Por outro lado, os gnomos que você possuir e que não conseguir dar emprego no final da partida, vão gerar pontos negativos ao jogador, então, os jogadores não podem simplesmente ir pegando vários e vários gnomos da reserva, pois é bom ter um controle do que você precisa ou não no final da partida. Isso deve ser sempre visto a longo prazo para o jogador não perder muitos pontos com gnomos extras que não vão precisar. Nesse ponto, é onde o gnomo building se encaixa perfeitamente em toda mecânica do jogo, pois existem várias ações onde os jogadores poderão trocar seus gnomos por outros tipos ou removê-los da sua reserva, cabe a cada jogador ver quais e quantos gnomos ele vai precisar nas suas construções no final partida para assim montar a sua estratégia.

Outro fator que achei bem legal são as diferentes construções que têm no jogo, além delas serem visualmente bonitas, cada uma tem uma habilidade única que ajuda a caravana que a construiu, além de fornecer uma nova mão de obra para gnomos que migram para a nova cidade atrás de emprego ao saber das novas construções. É uma ideia bem simples, mas que também se encaixa muito bem na temática do jogo, quanto mais novas construções, mais possibilidades de emprego, logo mais gnomos vêm até o local onde foi realizada a construção, isso aumenta o número de gnomos que o jogador possui, mas por outro lado pode causar uma super lotação de gnomos que ele não quer ou não vai precisar ao final da partida. Portanto, do meio para o fim do jogo, os jogadores devem além de analisar a habilidade da construção, observar quais gnomos vão imigrar para a cidade para não pegar gnomos de um tipo que ele não vai usar.

Por fim, gostaria de deixar meus parabéns aos criadores do jogo, esperei por um bom tempo pelo lançamento dele, e não me arrependi em nada, o jogo está bonito, com componentes de ótima qualidade e com a suas mecânicas e temas muito bem encaixada no geral, o jogo está ótimo, mais um grande lançamento nacional a nível de grandes jogo internacionais.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: